Artigos

Como lavar o cabelo se a água é dura?

Pin
Send
Share
Send

No entanto, nas cidades modernas, a água corrente é quase sempre difícil. Ele contém muitos sais, íons de metais pesados, cloro e outros produtos químicos que são usados ​​para limpar e filtrar o líquido.

São esses elementos que afetam os cachos e o couro cabeludo da maneira mais destrutiva. No entanto, mesmo se você vive nas condições mais adversas, e sua região é famosa por água particularmente dura, você pode amaciar em casa.

Você terá que fazer isso antes de cada lavagem para que seu cabelo permaneça vivo, brilhante e saudável.

Como suavizar a água em casa?

Para fazer isso, basta adicionar alguns componentes simples e acessíveis que podem ser encontrados em qualquer loja. No entanto, é importante conhecer o nível de dureza atual da água para escolher as proporções corretas.

Um sinal claro de que minerais como ferro, magnésio e cálcio estão concentrados nele é a presença de manchas brancas de gotas no lavatório. E quanto mais intensas forem, mais forte será a dureza da água na sua cidade, distrito ou região. Você deve tomar todas as medidas necessárias para amaciar o líquido com o qual lava a cabeça. Caso contrário, você corre o risco de ter problemas graves e irreversíveis de saúde e condição geral do cabelo.

Por que é tão importante amaciar a água?

Algumas mulheres preferem lavar e enxaguar suas fechaduras exclusivamente com água destilada. Outros preferem usar água mineral sem gás. Ambos estão certos.

Ao fazer isso, eles preservam a obediência original e a suavidade de seus fios, sem destruir sua estrutura com produtos químicos pesados. No entanto, para uma certa categoria da população, tais métodos podem ser caros, consomem energia e são caros. E as pessoas muitas vezes se perguntam sobre como amaciar a água para lavar o cabelo através dos produtos à mão.

O fato é que os minerais e produtos químicos que estão contidos em alta concentração, extremamente prejudicial sobre o estado do cabelo. Acumulando no córtex, eles fazem os cachos secarem, sem brilho e desobedientes.

Com o passar do tempo, se uma mulher constantemente enxaguar a cabeça com um líquido forte e escoado, seus cachos perdem o brilho, tornam-se parecidos com fios e visualmente e táteis, para deitar belamente com qualquer estilo.

Tal estado de cabelo deprime justamente a parte do leão do belo sexo.

Eles começam a procurar cosméticos caros e cosmecêuticos que podem restaurar o cabelo e nutri-lo por dentro. Mas, infelizmente, isso nem sempre é eficaz, uma vez que o cuidado regular é fornecido pela mesma água dura.

Se a água em sua região for especialmente agressiva, você não deve se surpreender se os cachos puderem mudar de cor. Por exemplo, pode ficar vermelho-ferrugem ou azulado-esverdeado, dependendo da cor original. Isto é especialmente verdadeiro para meninas com cabelos coloridos - reagindo, minerais e produtos químicos podem mudar o tom.

Além disso, a água dura é extremamente negativa para o couro cabeludo. Ele interrompe a secreção de sebo em suas glândulas, provoca o aparecimento de coceira, resseca a epiderme, causando coceira, inflamação e irritação.

Como verificar a dureza da água?

Você tem suspeitas de que a água está fluindo da sua torneira?

Você pode verificar isso de três maneiras:

  • Ligue para o escritório do distrito e faça uma pergunta direta sobre isso,
  • Leve o líquido para análise ao laboratório,
  • Veja se as soluções minerais pálidas permanecem nas conchas metálicas e outros objetos (a água muito dura pode ser identificada visualmente, por um fluxo pálido turvo).

O problema mais comum entre aqueles que constantemente lavam a cabeça com água dura é a formação de um sedimento específico no cabelo. Ela gradualmente destrói as escamas da haste do cabelo, deixa o cabelo poroso e extremamente impertinente.

Nesse caso, as mulheres tentam em vão resolver o problema trocando o xampu, a máscara ou o condicionador, mas encontram-se de novo e de novo. O procedimento para a desmineralização do excesso de sais e íons metálicos em água corrente pode ser feito por você mesmo - para isso, você não precisará da ajuda de um profissional especialmente treinado.

E você não gasta muito dinheiro em tal movimento. Mas seus cachos são garantidos para serem obedientes e suaves, parem de cair e comecem a parecer mais saudáveis ​​e brilhantes.

Então, como você faz água mole para lavar o cabelo?

Instruções de mitigação de água da torneira resistente

Como suavizar a água dura em casa?

A maneira mais fácil e acessível é congelá-lo. Basta despejar o líquido corrente no recipiente e colocá-lo no freezer (ou na varanda aberta, se isso acontecer durante a estação fria de inverno). Espere até que endureça e se transforme em gelo (cerca de dois centímetros na superfície de sua espessura). Despeje o resto da água que não teve tempo para congelar. Em seguida, defina o recipiente com gelo para o local onde a temperatura ambiente ideal prevalece. É altamente desejável que os recipientes sejam transparentes e fiquem sob luz solar direta (então o derretimento não só ficará macio, mas também será muito útil).

Isso pode ser feito por ebulição comum. De fato, toda pessoa que não tem um lar
equipamento de filtragem especial, usa este método para criar água potável a partir de água corrente. É verdade que nem sempre é eficaz a esse respeito. Para amaciar a água para lavar a cabeça, é importante fervê-la por uma hora e deixá-la repousar pelo mesmo período de tempo. O precipitado é desejável para remover.

E o que pode amolecer a água dura rapidamente em casa, quando não há tempo para congelar e ferver?

Tente neutralizar o excesso de minerais com suco de limão. É importante adicionar apenas produtos naturais, acabados de prensar, ao líquido (os sucos embalados com adição de açúcar, neste caso, definitivamente não são adequados). Não se esqueça de respeitar as proporções - você precisa adicionar uma colher de chá por litro de água.

Além do suco de limão, os caldos podem ser usados ​​para suavizar a água da torneira:

  • Semente de linho
  • Casca de carvalho,
  • Folhas de bardana,
  • Flores de camomila,
  • Ervas de erva-cidreira

Outro método interessante é a adição de vinagre ao líquido. Esta opção não só suavizará a sua água corrente, mas também dará ao seu cabelo um brilho sem precedentes. Não se preocupe com a presença de um cheiro desagradável depois de enxaguar - quase desaparecerá instantaneamente quando os cachos secarem. Adicione vinagre por colher de sopa por litro de líquido. Para este propósito, recomenda-se usar um produto de qualidade - por exemplo, vinho ou maçã, e não simples vinagre de mesa.

Preste atenção à concentração e, em nenhum caso, não use ácido acético em sua forma pura - para que você possa queimar impiedosamente os cabelos, para a saúde e a beleza de que você está tão desesperadamente lutando!

Para neutralizar a água um pouco dura, tente sempre enxaguar o cabelo com decocção ou infusão de ervas adequadas para o seu tipo e estrutura de cachos. Não se esqueça que a escolha correta de xampu e bálsamo-enxaguatório também desempenha um papel significativo na saúde, beleza e força do seu cabelo.

Não economize em ferramentas de qualidade, mesmo que elas se tornem muito mais caras do que produtos de mercado de massa.

Lembre-se que nos cuidados com os cabelos toda nuance é importante, e o provérbio “uma mosca na pomada estraga um barril de mel” está bem aqui. Deixe seus cachos brilharem de saúde!

O que significa "água dura"?

A dureza da água significa que contém uma grande quantidade de produtos químicos, cloro, sais e metais pesados. Tudo isso afeta negativamente a saúde do cabelo e couro cabeludo. Você já reparou que as manchas brancas permanecem de gotas de água perto da pia? Na chaleira da água da torneira há um precipitado e uma flor esbranquiçada? Este é um sinal claro de que o teor de cálcio, ferro e magnésio é muito alto.

Eu preciso amaciar a água?

A água dura, se você lavar constantemente o cabelo com ela, pode fazer com que pareça danificada e sem vida. Mesmo com o cuidado cuidadoso dos cachos - sem termopar regular e sem o uso de produtos de styling.

Para sua informação! A saúde e a beleza do cabelo dependem não só da qualidade do champô, espuma, alto custo de ondulação, mas também da água comum para lavar a cabeça.

Na verdade, o principal meio de lavar o cabelo - água, não shampoo. Com sua grande rigidez, até mesmo os cosméticos para cabelos profissionais e a ingestão de vitaminas não produzirão o efeito desejado. Apenas uma conclusão - a água deve ser amaciada.

Sua Majestade Limão

O excesso de minerais na água pode ser parcialmente neutralizado usando limão regular. Esprema o suco de limão fresco. Este é um ponto importante - suco embalado do supermercado não é adequado para o nosso propósito.

Nós coletamos água no tanque, que vamos lavar nossos cabelos e lavar o xampu. Agora adicione o suco de limão à água: 1 colher de chá. em 1 litro de água.

Para sua informação! Caldos de algumas plantas medicinais: flores de camomila, bardana, erva-cidreira, sementes de linho têm um efeito menor para o abrandamento da água.

Água dura: fervura

Esta não é uma maneira difícil de suavizar a água, mas você deve ter algumas horas restantes. É necessário ferver a água e continuar a ferver por cerca de uma hora. O mesmo tempo que levará para resolver.

Dica! Depois disso, a água deve ser despejada em outro recipiente para que o precipitado formado não atinja o cabelo.

Congelamento

Este método leva algum tempo:

1. Deite a água comum no depósito e coloque-a no congelador do frigorífico. Se é inverno lá fora, então você pode organizar o congelamento na varanda.

2. Espere até que a água endureça a poucos centímetros da superfície, formando gelo.

3. Drene a água não congelada.

4. Transfira os recipientes com água congelada para uma sala com temperatura ambiente.

5. Após o descongelamento completo, a água está pronta para uso.

A adição de vinagre à água corrente normal não só neutraliza uma parte significativa dos minerais, como também dá brilho aos cabelos. O cheiro peculiar vai evaporar muito rapidamente sem deixar vestígios.

Adicione vinagre para a água segue a partir da proporção: 1 colher de sopa. l por litro de água. É importante não exceder a dosagem, para não prejudicar o cabelo.

Dica!Para maior efeito, você pode usar maçã ou vinagre de vinho.

Água macia - a chave para o sucesso

A palavra “rigidez” está sempre associada a um certo inconveniente, seja um assento duro ou água que usamos diariamente. Essa água não é adequada para lavar, e mais ainda para lavar o cabelo. Qual o motivo? O fato é que a composição de água dura contém um aumento na quantidade de sais de cálcio, ferro e sulfato de magnésio. São os cátions desses sais que são responsáveis ​​pela rigidez.

Considere o processo de lavagem em termos de reações químicas:

  1. Durante a lavagem do champô, os sais de dureza reagem aos aniões de ácidos gordos que fazem parte do agente de limpeza do cabelo, em resultado do qual se formam os componentes coesos pouco solúveis.
  2. Este tipo de sedimento contribui para o entupimento dos poros do couro cabeludo e também torna os fios grosseiros e inelásticos.
  3. Além disso, o uso freqüente dessa água enfraquece a estrutura do cabelo.
  4. Sob a influência dos raios solares, o efeito nocivo aumenta: o ar oxida ainda mais, o que leva à lenta destruição da cutícula do cabelo.

A partir disso, é necessário concluir que a composição da água com sais de dureza deve ser amaciada. Como amaciar a água dura para lavar o cabelo? A maneira mais fácil de se livrar de um aditivo como o bicarbonato de cálcio - sua fervura, outro método - é adicionar bicarbonato de sódio. Reagentes alcalinos, quando expostos ao sal ácido, precipitam e destroem completamente. Proporções, seguindo aqui em 1 l de água, você precisa derramar ¼ colher de chá. bicarbonato de sódio.

Outra maneira de ajudar a responder a questão de como amaciar a água em casa é adicionar sal comestível (tripolifosfato de sódio). O sal é completamente dissolvido em água e não deixa precipitação.

Alguns truques para amaciar a água para lavar o cabelo:

  1. Amônia: 1 colher de chá. em 1 l de água. A amônia suaviza a água e reduz os efeitos dos sais de magnésio, que são devido a que o cabelo fica sem brilho e sem vida.
  2. Ácido bórico: ½ colher de chá. em 1 l de água.
  3. Glicerina: 1 colher de sopa. em 1 l de água. O método é adequado para o tipo de cabelo oleoso.
  4. Criando um ambiente ácido: você pode escolher qualquer acidificante - vinagre 1 colher de sopa. em 2 l de água, ácido cítrico 1 colher de chá, suco fresco de um limão. Mexa e deixe repousar por 5 minutos antes de usar.
  5. Você também pode suavizar a água marrom ou preparar uma infusão de folhas de urtiga ou bétula. Para conseguir um efeito visível, enxaguar os cachos desta maneira é necessário regularmente.

Que água pode lavar o cabelo?

Os médicos trichologistas muitas vezes precisam ouvir a questão se você pode lavar o cabelo com água fria. A resposta é definitivamente negativa - mudanças repentinas de temperatura que afetam o cabelo levam ao choque térmico, não importa se é água quente ou fria. Se no processo de lavagem para reduzir a temperatura da água em 1-2 graus diários, mas não atingir a marca abaixo da temperatura corporal, isso leva à aclimatação dos folículos pilosos e, neste caso, uma diminuição na temperatura não é crítica. Você também pode experimentar este método: o cabelo é lavado com água morna e a lavagem dos produtos capilares é realizada com água mais fria.

Nossas avós também usaram chuva e água derretida (neve) para lavar suas cabeças. Acontece que esse fluido tem um efeito bioestimulante, que tem um efeito positivo não apenas na estrutura geral do cabelo, mas também no couro cabeludo. Não contém sais, minerais e várias impurezas químicas. O derretimento do derretimento é duas vezes mais rico em oxigênio, que permeia a haste do cabelo e seu bulbo.

Que água para lavar o cabelo: receitas antigas

Vejamos a história daqueles tempos em que ainda não havia xampus e os cachos eram todos saudáveis ​​e belos. O que nossos ancestrais usaram e como eles preservaram os fios naturalmente brilhantes?

A soda cáustica é uma receita antiga para a beleza. Este método é bastante problemático, mas o resultado vale a pena. É necessário recolher a água da chuva.Se você não pode usar destilada. Recolha ramos ou pequenos troncos de árvores frutíferas. Vale a pena lembrar que a lixívia é melhor fazer da madeira dura. Haverá uso inadequado de coníferas sempre verdes.

Ramos devem ser queimados para a formação de cinzas. Depois que a cinza tiver esfriado completamente, ela deve ser embebida em água preparada e coberta com uma tampa. O processo de lixiviação ocorrerá dentro de 3 dias. Para verificar se a solução está pronta, você precisa colocar um ovo na água e, se tiver afundado apenas um quarto, a consistência estará pronta para uso.

Esta composição é armazenada por não mais de 3 dias em um recipiente de vidro. É necessário lavar a cabeça como ela está contaminada, usando massagem. A água acidificada pode ser usada como um condicionador.

Que shampoo é melhor lavar o cabelo

Leite azedo ou leite azedo também é ideal para limpeza de cachos de contaminação. Esta é uma ótima alternativa para shampoos, que em sua composição tem muitos componentes químicos nocivos.

As folhas são o shampoo número um.A única desvantagem deste método é a dificuldade em se livrar das migalhas de pão. Para facilitar a lavagem, você pode adicionar 1 colher de chá à composição. óleo de bardana.

Como lavar o cabelo com shampoo e como fazê-lo corretamente

Parece que um simples procedimento diário de lavar a cabeça deve ser realizado corretamente. O algoritmo correto do procedimento de limpeza e o uso de um xampu saudável é garantia de cachos fortes e saudáveis.

A lavagem da cabeça deve ser feita até a poluição. Como vários estudos de trichologists mostraram, são a pele na cabeça e os fios que são mais afetados pela poluição, que se acumulam no sistema radicular, mas não podem ser removidos a tempo. O segredo secretado pelas glândulas sebáceas atrai poeira e sujeira, criando um ambiente propício à reprodução de várias bactérias que entopem os poros da pele, fazendo com que os folículos pilosos não recebam a quantidade necessária de substâncias úteis - as funções estáveis ​​do tegumento epidérmico são perturbadas, que por sua vez retarda significativamente o crescimento de fios.

Cuidado com os shampoos

É uma abordagem responsável para a escolha do xampu. Sua composição deve ser o mais próxima possível da natural. O melhor remédio é feito sozinho. Lavar com xampu, seja uma composição autocompensada ou comprada, é necessário apenas no momento da contaminação.

Como suavizar a água em casa

1 A maneira mais fácil e barata é ferver a água.

Como resultado da ebulição, todos os sais irão assentar e a água ficará mais macia. Só não se esqueça de deixar esfriar. A água quente seca o couro cabeludo e cabelo, o que pode causar caspa. Ao mesmo tempo, a água muito fria contribui para o estreitamento dos capilares, o que afeta negativamente o crescimento do cabelo. Portanto, é melhor escolher um meio termo. A temperatura ideal da água para lavar o cabelo é de 35 a 45 ° C (logo acima da temperatura do corpo).

2 Coloque o filtro na água

Você pode colocar o filtro na água. Agora tais dispositivos não só estão na forma de uma torneira de um jogo de água, mas também na forma de uma lata de rega de chuva para filtrar a água de uma chuva. É verdade que há menos - os filtros precisam ser constantemente alterados e isso custa dinheiro.

3 Lave sua cabeça com água engarrafada

Também não é um prazer barato. Isso nem sequer ocorreria com nossas mães e avós. Nos velhos tempos tudo era muito mais simples. No verão, eles coletaram a água da chuva, que era muito leve na composição. Lavaram a cabeça com água derretida, que, depois de derreter o gelo, muda sua estrutura molecular e se transforma em um bioestimulador. No inverno, a neve foi derretida (claro, claro), que não contém impurezas prejudiciais aos cabelos, mas está saturada de oxigênio, o que promove uma melhor limpeza e cicatrização dos cabelos. Infelizmente, nas condições da ecologia da cidade, todos esses métodos não funcionam, portanto, resta usar água engarrafada.

4 Adicione o amaciante à água dura

Diga, 1 colher de chá de amônia por 1 litro de água. Outras opções: ½ colher de chá de ácido bórico em pó ou ¼ colher de chá de soda por litro de água. Se você tem cabelos oleosos, pode amaciar a água adicionando 1 colher de sopa de glicerina a 1 litro de água. Todos os fundos são baratos e fáceis de encontrar.

5 Use vinagre de mesa para enxaguar

Pode suavizar significativamente a água da torneira, diminuindo o pH e tornando-o mais próximo do pH do cabelo. Além disso, este método ajudará a remover os restos de minerais, que eventualmente se acumulam e se depositam no cabelo, e uma solução levemente ácida também cobrirá levemente as escamas das cutículas, tornando a estrutura do cabelo mais lisa. O vinagre tem um número de propriedades benéficas para o couro cabeludo - antibacteriano e antifúngico, o que significa que você pode combater a caspa.

Para preparar a solução, você precisa adicionar cerca de 50-100 ml de vinagre de mesa (maçã, uva, etc.) por litro de água, além de algumas gotas de óleo de alecrim que é muito bom para o cabelo. Você pode misturar a olho nu, proporções estritas não são importantes aqui. Mergulhe os cabelos secos nesta água para que eles mergulhem da raiz às pontas e aplique xampu, bálsamo, máscara e enxágüe como de costume. Após a conclusão de todos os procedimentos, lave novamente o cabelo com uma nova porção de água acética. Não tenha medo do cheiro de vinagre, ele desaparecerá assim que o cabelo estiver completamente seco.

! Cuide dos seus olhos, a água acética pode causar severa irritação do muco.

6 Use remédios populares em vez de xampus e bálsamos

Infusão de bétula ou urtiga bem lava o cabelo. Nossas avós também usaram soda cáustica (uma consistência de cinza infundida com água). Perfeitamente lidar com as impurezas do leite azedo ou iogurte, faça o cabelo macio e elástico.

Máscara para manutenção e restauração de fios

Muitas vezes, sem observar o efeito do uso de máscaras, aumentamos o número de procedimentos, o que piora significativamente os resultados. Máscaras projetadas para cuidar de cabelos danificados não devem ser usadas mais do que em qualquer outro dia. Após 10 procedimentos, um bom efeito já pode ser observado. O resultado visível é um motivo para reduzir a frequência de uso.

A máscara para a prevenção de vários problemas com o cabelo, é o suficiente para usar 1 vez por semana.

Fase de acabamento: aplicação de bálsamo

Bálsamo deve ser aplicado após a lavagem. Esta ferramenta ajuda a estabilizar o pH da pele, dá aos cachos um brilho delicado, torna-os obedientes, porque componentes ativos que compõem o bálsamo são elementos refletivos. Com a ajuda de um bálsamo, você pode alisar a camada externa de cabelo, bem como a cutícula, que começa a se abrir quando alcalina entra nela, que está contida em água dura.

Também vale lembrar que o bálsamo pode ser distribuído por todo o comprimento do cabelo, contornando a zona da raiz. Deixe agir por 5-10 minutos, depois enxágue com água amolecida, cujas receitas são descritas acima.

Ações importantes após a lavagem

Com base no tipo de cabelo é aplicar um óleo especial para vertentes ou spray térmico.

Aqui é necessário seguir as instruções das instruções. Uma pequena quantidade de óleo deve ser aplicada nos dedos e espalhada no cabelo molhado ou seco. Demasiado óleo fará o cabelo despenteado e oleoso, por isso é melhor comprar o óleo com um dispensador.

Vale lembrar que a ação dos óleos essenciais será mais eficaz se aplicada em fios molhados.

Mas não se esqueça da regra básica, que água lavar o cabelo. Este fator é bastante influente e todos os esforços que fazemos para restaurar o cabelo serão em vão se usarmos água dura comum. É claro que a solução para esse problema é demorada, mas há muitas maneiras disponíveis, resta apenas escolher o apropriado!

O conceito de água dura. Seu efeito em cachos

A água que contém muitos minerais, especialmente cálcio, magnésio e ferro, bem como agentes oxidantes, é chamada de "dura". É esse tipo de água que flui das nossas torneiras de água. Quando fervendo, os bicarbonatos permanecem nas paredes da panela ou em forma de balança. O problema é especialmente urgente para os moradores urbanos, porque nas aldeias eles costumam usar água derretida ou água de nascente para tomar banho.

Se você lavar a cabeça com água "crua", os sais metálicos assentam diretamente em cada cabelo como uma camada mineral, quebram o equilíbrio ácido-base, carregam os folículos com excesso de lastro. Tudo isso afeta imediatamente o cabelo, causando uma série de problemas sérios:

  • o cabelo começa a cair intensamente
  • tornar-se fino, seco e quebradiço, mesmo se você usar ar condicionado,
  • olhe maçante e sem vida,
  • extremidades divididas e caspa aparecem
  • o cabelo é rapidamente lavado da tinta,
  • cachos são muito confusos.

Se cada vez que derramar água do chuveiro sobre a cabeça, nem os remédios profissionais nem os folclóricos ajudarão o cabelo a devolver brilho, força e beleza. Máscaras, bálsamos, condicionadores e decocções de ervas medicinais serão impotentes.

O que fazer: conselhos de um cosmetologista experiente

Primeiro, passe pelo processo simples e indolor de desmineralização na cabine. Com a sua ajuda, será possível remover a placa já formada do cabelo. Isso pode ser feito em casa com a ajuda de uma ferramenta especial que é vendida em quase todas as lojas profissionais.

Você precisa se livrar do popular xampu sem sulfato por alguns meses, já que ele age muito gentilmente e não limpa a cabeça o suficiente enquanto lava com água dura. É melhor comprar xampu sulfato e condicionador adicional para atenuar os efeitos do uso de um agente agressivo.

A principal coisa - para minimizar a taxa de dureza da água. E só depois disso você pode ir a procedimentos de recuperação que ajudarão a devolver a cabeça do cabelo à sua antiga beleza.

Como transformar água dura em água macia em casa

Torne isso muito fácil. Existem várias formas públicas. O mais fácil é ferver (ferver) a água, que você planeja lavar o cabelo por pelo menos 10 minutos.

Se por alguma razão for impossível fazer isso, então vale a pena adicionar vinagre natural (de preferência maçã) à fonte na proporção de 2 colheres de sopa por 5 litros de água (ou espremer meio limão pela mesma quantidade). É claro que o propósito dessas manipulações é mudar a reação da água para uma mais ácida.

Prestando atenção suficiente a esse problema, você logo esquecerá problemas como pontas duplas, calvície e caspa. Seu cabelo ficará novamente brilhante, não mais confuso e quebrado.

Pin
Send
Share
Send