Cortes de cabelo

Penteado e decoração

Pin
Send
Share
Send

Tarefas de modelagem de penteado

Formas de moda

O conceito de "estilo", o surgimento de penteados estilo

A classificação dos penteados, sua finalidade e características

O processo e os estágios da modelagem

A essência e as leis básicas da composição

Correção das formas do rosto e do corpo

O processo criativo de criar penteados e cortes de cabelo está intimamente relacionado à criatividade em qualquer outra forma de atividade humana. O trabalho de criar novos modelos de penteados é inerentemente mais próximo, provavelmente, da arte do escultor. o cabelo é a mesma escultura, pois ao participar do desenho de uma pessoa, contribui para a criação de uma imagem artística. Ao modelar um penteado, um estilista de cabeleireiro, em primeiro lugar, esclarece sua funcionalidade e finalidade estética, ou seja, a condição de seu uso.

Dependendo disso, o processo criativo em cada caso terá características, já que o objetivo do penteado e as condições para seu uso ditam sua forma. A revelação da forma de um penteado é uma tarefa artística do cabeleireiro-designer de moda. O trabalho de um designer de moda em modelagem individual é trabalhar com cada pessoa individualmente, portanto, começando a trabalhar em qualquer corte de cabelo, o cabeleireiro em primeiro lugar tenta revelar a imagem artística de uma pessoa em particular - o objeto de estilo de cabelo. A representação figurativa de uma pessoa consiste em uma avaliação de seus dados externos (antropometria e vestuário) e uma avaliação de sua personalidade do ponto de vista de temperamento e caráter, determinando o tipo.

Modelagem de penteados domésticos: tem um caráter dual: massivo e individual.

Modelagem em massa: Ao criar modelos de penteados de caráter de massa, o designer baseia-se nas características típicas do consumidor. Os dados de base são: a aparência moderna de uma pessoa e o objetivo específico do penteado.
Para alcançar uma grande diversidade artística, é necessário prever a cor e textura do cabelo, extensões de cabelo, jóias, a capacidade de usar penteados para qualquer faixa etária.
Modelagem individual: Esta é a criação de um penteado específico para uma pessoa em particular. O modelo popular é reciclado com base nos dados de origem do cliente. Com modelagem de penteado individual, a chamada interpretação da moda acontece. O modelo pode sofrer várias mudanças, muitas vezes sob a influência de fatores imprevisíveis, como resultado de que novas formas originais aparecem. Mas o principal é que a intenção e a execução não devem conflitar, para todas as mudanças do modelo é necessário preservar seu estilo geral. A individualidade de diferentes pessoas para um cabeleireiro é vista não apenas em seus dados antropométricos, mas também na diferença de caracteres, demandas estéticas, temperamento (tipo), ou seja, identidade da pessoa.
Penteados de modelagem (fantasia, teatral, histórico ...) tem um caráter completamente diferente. Imagens expressas por tais penteados devem contribuir para a reencarnação da pessoa, que também pode ser apoiada por maquiagem de fantasia.
Na modelagem de penteados competitivos, um aspecto importante é: uma nova forma, silhueta, decoração ... O vestuário neste caso deve enfatizar o cabelo e seu significado artístico da forma mais lucrativa possível, e em nenhum caso vir à tona.
Com modelagem teatral, penteados pop enfatize o caráter e a extravagância. Algumas características da imagem artística até enfatizaram deliberadamente.
Expressando uma imagem artística específica, um penteado pode ser de suma importância - se necessário, a reencarnação da pessoa, ou enfatizar a individualidade.

Um pouco de teoria: termos e objetivos

O estilo do cabelo é um processo meticuloso para pentear os cabelos. É feito com base em modelos existentes de cortes de cabelo e suas várias modificações. Muito menos frequentemente, a modelagem é uma recriação de uma imagem em uma foto ou desenho.

O penteado permite resolver vários problemas de cabeleireiro. Considere os principais:

  • desenvolvimento de novos penteados, cortes de cabelo e styling,
  • o estilo artístico do penteado e o seu design subsequente contribuem para a formação do componente estético da imagem holística,
  • estimulou o desenvolvimento de tendências de moda.

Nenhum ponto menos importante no trabalho diário do cabeleireiro mestre, é a decoração. Graças a esta etapa final, o visitante tem a oportunidade de avaliar de forma abrangente o trabalho realizado pelo especialista.

A parte técnica é sempre deixada para o mestre e, portanto, o cliente nem sempre entende a essência de certas operações com o cabelo. A principal coisa é o resultado com o qual termina qualquer processo de modelagem de cabelo. É importante que ele satisfizesse completamente o cliente.

Cada hóspede é uma barbearia individual, e se o mestre não puder trazer para o seu trabalho o destaque único e o toque final, o cliente ficará desapontado. Portanto, um verdadeiro especialista trabalha sempre individualmente e presta especial atenção ao design artístico.

Até o momento, existem 4 tipos principais de modelagem:

  • Massa Os desejos típicos e generalizados do cliente dão ao designer uma excelente base para criar um penteado, estilo e corte de cabelo completamente novos. A variedade artística é introduzida por uma cor de cabelo específica, decoração, estilo.
  • Sob a modelagem individual, é necessário entender a seleção de um estilo, corte de cabelo ou penteado existente sob a imagem de uma pessoa em particular. O assistente salva apenas a característica geral do estilo do cabelo.
  • Penteados espetaculares têm um caráter completamente diferente. Neste caso, o mestre está trabalhando em imagens fantásticas, históricas ou teatrais. A roupa não deve estar na vanguarda da imagem. Em seu centro deve ser modelagem artística e design de cabelo, bem como maquiagem suculenta e brilhante.

Nuances de uma abordagem individual

O mestre sempre faz uma adaptação individual de um corte de cabelo, estilo ou pintura existente para uma pessoa específica. Como resultado, o modelo é transformado e vê no reflexo do espelho um penteado completamente novo, original em forma e caráter.

O papel decisivo que determina a seleção correta de penteados é desempenhado por muitos fatores, incluindo:

  • próprio desejo do modelo,
  • suas características, tipo de cor, outros dados externos,
  • físico
  • tendências da moda atual
  • estrutura e tipo de cabelo
  • penteados de destino (casual, à noite, casamento, etc.).

Penteado e formato de rosto

Cinco tipos de rostos são classificados, mas o mestre escolhe a solução final ao modelar o penteado, dependendo do tipo de cor, largura do nariz, seção do olho e outras características do rosto e do corpo do modelo.

  • Rosto oval. Os donos da forma perfeita se adaptam a qualquer corte de cabelo ou penteado, mas o mestre nem sempre precisa falar sobre os clientes. Ao selecionar penteados, um papel importante é desempenhado por características faciais.
  • Um rosto triangular (um queixo alongado e uma testa alta, ou vice-versa) tem dois subtipos: “Coração” é caracterizado por uma testa pronunciada e um queixo muito estreito. Ao modelar um penteado, você deve evitar o volume nas têmporas, o que tornará a transição mais abrupta. Vai ficar bem: quadrado, bob, escada, etc. A tarefa é equilibrar visualmente o rosto e torná-lo o mais próximo possível do oval. O oposto do “coração” - a forma triangular da “pêra” - é caracterizado por uma testa estreita e queixo largo. Equilibrar as características faciais ajudará o volume nas têmporas e no topo da cabeça.
  • A forma quadrada do rosto requer o alto profissionalismo do mestre, já que a tecnologia para executar o penteado deve ser simplesmente imaculada. Um maxilar inferior muito largo, um queixo pesado e uma testa proporcional são um quadrado áspero e angular. Franjas longas e grossas de cabelos lisos, enfatizando as linhas salientes do queixo, apenas exacerbam a situação. Linhas suaves de tal pessoa ajudará penteados assimétricos.
  • Rosto redondo. Franjas onduladas, corte de cabelo assimétrico e penteados com volume a partir das têmporas ajudam a esconder as bochechas cheias e a testa baixa de um rosto redondo. Estritamente proibido: cabelo e cabelo separados, repetindo a linha do rosto.
  • Rosto retangular. Para uma face retangular caracterizada por uma testa alta e larga, maxilar inferior saliente. Essas linhas precisam ser suavizadas. Cortes de cabelo assimétricos e outros penteados que escondem a altura e a largura da testa são recomendados.

Estilo de cabelo e características faciais

Exausta demais, e até mesmo uma aparência esquelética pode ter um rosto alongado bastante bonito, se linhas verticais prevalecerem na imagem. Por exemplo: cabelo longo e liso sem volume e assimetria, testa aberta, cabelo alto e cabelo penteado nas laterais.

Rapidamente corrigir a situação vai ajudar as pinças mais comuns para modelar o cabelo. Eles não só ajudarão a endireitar os cabelos desgrenhados, mas também criarão belas ondas fluidas. Com um rosto tão leve cachos sem peso, corte de cabelo volumétrico ou penteado, bem como franja reta, olhar harmonioso. Comprimento recomendado - abaixo das sobrancelhas.

Os proprietários de um nariz longo recomendam-se a abster-se de penteados levantados na parte de trás da cabeça e cabelo suavemente penteado. A parte de trás da cabeça é melhor equilibrada com um volume leve.

Se você é o dono de um pequeno nariz arrumado, então um estrondo volumoso e longo parecerá horrível e, portanto, é melhor recusá-lo. Equilibrar os recursos ajudará qualquer corte de cabelo e penteado que enfatize o perfil.

Ao contrário do preconceito, é estritamente proibido esconder um pescoço curto atrás do cabelo. O corte de cabelo deve ser curto e as linhas horizontais devem prevalecer no próprio penteado.

Características faciais pequenas e discretas serão mais vivas se o corte de cabelo cobrir o cabelo dos lóbulos das orelhas.

Penteados de classificação por faixa etária

Nem todo mundo sabe sobre a existência da classificação de penteados, e ainda menos pessoas podem adivinhar que a seleção de penteados depende muito da categoria de idade. Considere esta questão em mais detalhes:

    Cortes de cabelo e penteados juvenis e infantis não devem ser apenas universais, mas também práticos na vida cotidiana.

Jovens com menos de 30 anos ainda podem usar cortes de cabelo muito curtos, penteados gritantes, cabelos de cor ácida brilhante.

Análise de penteados sobre o princípio da modelagem

Qualquer corte de cabelo, penteado ou estilo pode ser analisado com base no princípio da modelagem. Essa análise é feita de acordo com o seguinte plano:

  1. Determine o objetivo: domiciliar (diário), noite ou competitivo.
  2. Identifique o estilo ao qual este corte de cabelo pertence (esportes, romântico, etc.).
  3. Princípio de equilíbrio: assimetria ou simetria observada.
  4. A presença de acentos.
  5. Variedade de ritmo: contraste, nuance, identidade.
  6. Estático e dinâmico
  7. Centro de composição.

Fundamentos da composição

Todas as composições podem ser classificadas como viva (assimetria) e estática (simetria).

Inicialmente, você deve selecionar os elementos característicos da composição. Este item inclui: a inclusão de contrastes e a criação do acento correto.

Durante a primeira etapa, é muito importante observar a lei de restrição em forma, material, cor e elementos.

No segundo estágio, o mestre agrupa os elementos, observando o espaço livre entre os grupos criados. Tal medida permite não perder a aparência estética da composição como um todo e suas partes individuais. Também é necessário priorizar a importância dos elementos, isso permitirá enfatizar a subordinação entre os grupos.

O terceiro estágio permite que o mestre pense claramente na relação correta entre todos os elementos da composição. Verifique o equilíbrio óptico e não tenha medo de experimentar! Só neles são verdadeiras obras primas nascidas.

A vantagem dos programas de computador

A tecnologia facilita muito nossa vida! Vários serviços de computador e aplicativos no Android tornam a vida mais fácil não apenas para profissionais inexperientes que precisam de experiência em modelagem, mas também para artesãos experientes.

Há situações desagradáveis ​​quando o modelo não depende da opinião do mestre, mas de seu próprio desejo. Em apenas alguns minutos, um especialista pode demonstrar modelos da aparência futura em duas ou três opções possíveis. E neste caso, a questão não diz respeito apenas a cortes de cabelo ou penteados no baile, mas também uma disputa na escolha da cor do cabelo.

O que é modelagem de penteado: todos os fundamentos e meios (boneca, spray, pinças)

Modelagem é o processo de criação de novas opções de estilo de cabelo, desenvolvendo com base em modelos existentes de várias modificações diferentes, recriando uma imagem de uma fotografia ou desenho.

Usando modelagem, as seguintes tarefas são resolvidas:

As tarefas do cabeleireiro-designer incluem rastrear mudanças na moda relacionadas a roupas, maquiagem, jóias, pois isso afeta as opções de design para o cabelo. Entender a idéia geral de direção da moda dá a possibilidade de criar novas formas de estilo, constituindo um único conjunto com a imagem geral de uma pessoa.

Na minha opinião, a capacidade de observar e analisar a realidade circundante é um requisito obrigatório para um cabeleireiro, que permite simular os mais recentes projetos que atendam aos requisitos modernos. O estudo da experiência estrangeira introduz elementos de detalhes e formas nacionais na composição.

Tipos de cortes de modelagem

Por nomeação, os seguintes penteados de estilo são distinguidos:

  • Penteados domésticos têm uma grande variedade, dependendo das características individuais do cabelo humano, bem como o tempo e as condições de uso. Aqui distinguir modelos cotidianos e festivos. Todos os dias é caracterizado pela naturalidade, suavidade das formas e pelo número mínimo de acessórios adicionais. A modelagem de penteados deste tipo requer consideração da natureza das atividades da pessoa, para que o desgaste diário não cause desconforto.

  • Os penteados festivos (elegantes) distinguem-se pela elegância das formas e volumes. Eles são considerados o meio entre uma opção diária e um penteado competitivo. Dependendo do evento a ser realizado, a instalação pode ser lacônica ou volumosa com a presença de elementos decorativos.
  • Penteados espetaculares são usados ​​para todos os tipos de propósitos criativos: ao realizar no palco teatral ou pop, como um complemento para o vestido extravagante, na fotografia temática. Eles expressam e complementam a imagem artística geral do homem. Entre este cabelo de design distinguir formas históricas e competitivas. Opções históricas para a decoração de cabelos com base nos desenhos originais ou fotografias características de uma época particular. É a partir deles que os mestres muitas vezes se inspiram na criação de novos modelos modernos.

Modelar um penteado competitivo contribui para a completa reencarnação do homem. É complementado por uma forma selecionada: roupas, maquiagem, jóias. Novas e originais formas e silhuetas, as tendências da moda vêm à tona aqui. Ao contrário dos modelos domésticos, na licitação competitiva é colocada uma técnica impecável de desempenho e expressividade. Um fator importante é a cor do cabelo.

A eficácia do resultado final, a clareza das partes e elementos que foram feitos dependem dele. Em penteados competitivos, as tendências da moda que são características desta época são melhor visualizadas, graças às quais os novos modelos ganham popularidade.

Opções competitivas para a decoração dos cabelos também são classificadas: entre elas, são cotidianas, noturnas e artísticas. Cada tipo tem suas próprias características e reflete o desenvolvimento da moda.

Características do penteado (corte de cabelo): você precisa de cosméticos decorativos

As características da modelagem de penteados são que ela pode ser massiva ou individual.

A modelagem em massa é baseada em imagens generalizadas de clientes. Aqui, o fator chave é a imagem típica da pessoa e o propósito do penteado. A diversidade artística é realizada pensando-se cuidadosamente nas cores e características do cabelo, preferências de idade e tendências da moda.

Nuances de modelagem individual

A modelagem individual é uma adaptação das opções de estilo existentes para uma pessoa específica. Os modelos são transformados dependendo das solicitações e preferências do cliente, seu tipo, estilo e características da aparência. O resultado desta operação é a criação de um novo e original penteado de forma e caráter.

Modelar um corte de cabelo ou estilo de qualquer tipo requer a consideração de vários fatores:

Classificação do penteado

Definindo a tarefa de modelar o quadro de cabelo, o cabeleireiro enfoca sua condição, dados de aparência e tipo de pessoa. No entanto, não se esqueça da imagem psicológica da pessoa para encontrar a versão perfeita da imagem artística. As principais imagens incluem: elegante, feminina, juvenil, esportiva e fleumática.

Um fator importante é a seleção do gênero e faixa etária do modelo de estilo de cabelo. Destaco aqui os penteados masculinos e femininos, infantis ou juvenis, universais (unissex) e independentes de gênero (onisex).

Dependendo dos meios técnicos utilizados para criar o estilo ou o corte de cabelo, existem modelos de execução a frio, a quente e combinados, a ar ou permanentes.

As etapas da modelagem simples e artística

Criando novos penteados, correspondentes aos cânones da moda, não acontece em um momento. Este processo é precedido por várias etapas preparatórias, permitindo o desenvolvimento de cortes de cabelo ou estilos populares.

Design Para implementar o resultado planejado, um passo importante é o desenvolvimento de esboços. A imagem que surgiu na consciência é fixada no papel para a posterior análise e correção de defeitos. O esboço inicial é transformado em um esboço e depois em um rascunho de trabalho, no qual todos os detalhes e elementos do estilo futuro são fixos. No caso da modelagem de penteados, uma técnica costuma usar argila. O modelo visualizado estático facilita a modificação de vários detalhes de estilo, bem como facilita a compreensão da seqüência de sua implementação. Outro meio confiável de aproximar a imagem planejada do resultado real é uma peruca presa a um espaço em branco. Com ele, você pode avaliar visualmente e ajustar o cabelo no processo de criação.

1. Penteados domésticos femininos

O tempo de fluxo rápido traz muitas mudanças no trabalho do cabeleireiro em relação à tecnologia, decoração, etc., o que o faz constantemente acompanhar todas as mudanças da moda na vida ao seu redor.

Os princípios básicos da composição de modelagem, tecnologia, etc, mantendo o seu caráter geral, à luz das mudanças da moda, alguns requisitos destacam a prática social, outros deixam na esfera de uso em qualidade secundária.

Uma olhada na moda atual como um fenômeno muito dinâmico nos força a tentar entender o processo moderno de mudanças evolutivas. Para fazer isso, volta para meados dos anos 70 do século XX.

O primeiro modelo que incorporou as novas tendências foi a "página" de corte de cabelo, caracterizada pelo movimento do cabelo, puro geométrico, a completa ausência de qualquer detalhe decorativo. Este novo corte de cabelo-penteado causou uma sensação de naturalidade inerente a toda a estrutura da moda atual. Aqui você precisa fazer alguns esclarecimentos. É sobre o sentimento de naturalidade, de "supostamente naturalidade". A simplicidade externa e a naturalidade de uma mulher desta época é uma aparente simplicidade, por trás da qual uma mente madura avista, um claro conhecimento das forças e fraquezas, uma relutância em decorar ingenuamente a aparência com gritos decorativos, de modo que a naturalidade desse tipo deve ser considerada muito condicionalmente (como termo). Esta posição é fundamental para entender a moda dos anos 70-80, na verdade, muito complexa e multifacetada.

A necessidade de criar novas formas simples e naturais levou os estilistas a procurar novas linhas, novos princípios de design e usar novos tecidos. Os cabeleireiros estavam aprendendo uma técnica de corte de cabelo nova, muito precisa e filigrana que serve como um dos meios de expressão (designação) de uma imagem da moda. No entanto, esta moda é destinada a uma mulher adulta. O modelo de moda é uma mulher intelectual.

No âmbito dos cortes de cabelo geométricos amplamente difundidos na sociedade, os jovens conseguiram mostrar a sua leitura de moda mais nítida e diferente da dos adultos. Esta oportunidade abriu um perm sem estilo. Os jovens nunca viram cabelo enrolado para ser usado sem estilo (este foi o caso (a última vez apenas nos anos 40) - daí a novidade que é tão necessária na moda. Os penteados do chamado estilo "afro" apareceram. Os dois primeiros modelos apareceram: um penteado esférico. Angela Davis "(Fig. 90, a) e penteado Cleópatra com um trapézio invertido em silhueta de rosto inteiro (satisfeito com o princípio da geometricidade com um toque de alguma" inteligência "- Fig. 90, b). toalha e lhes permite tomar s corte de cabelo e perm determinada forma sem o uso de ajustes técnicos - acondicionamento, embalagem, etc. (mais uma vez, a variação, supostamente, é claro) ...


Fig. 90. penteados Afro

Aproximadamente ao mesmo tempo na arte, especialmente no teatro e cinema, o estilo de “retro” se espalha (referindo-se ao passado recente, em particular, aos anos 40 do século atual), o que provocou o aparecimento de penteados no estilo “retrô”, que com semelhança externa tem uma clara distinção figurativa.

Na moda internacional no estilo de "retro" tomou forma duas direções principais: "Country Style" e "Estilo Militar", isto é, estilo popular e estilo da guerra e pós-guerra.

Na criação da imagem no estilo folk é usado mais frequentemente traje etnográfico. Na decisão figurativa, é adotado algum modelo nacional definido, digamos um vestido de verão russo. Decorações, como bordados, também são feitas com motivos folclóricos. A mesma direção deu origem a uma ampla distribuição de vários babados, folhos, etc. Idealmente, essa imagem deveria causar a sensação de que a menina fez tudo sozinha (e também seu cabelo, Fig. 91).


Fig. 91. penteados estilo country

Deve-se notar, no entanto, outra característica: a necessidade de manter tudo de uma maneira. Se, digamos, motivos japoneses são usados ​​(quimono é tomado como base), então é bastante legítimo fazer um coque para completar a imagem, aparentemente ao contrário da moda para um penteado, que, por exemplo, é baseado principalmente em um corte de cabelo.

O fato de que o conteúdo espiritual, figurativo do penteado é importante agora, diz, por exemplo, o seguinte fato: por vários anos, os estilistas americanos ofereceram um corte de cabelo “dólares de chá” (“boneca chinesa”). Mas nada veio desse empreendimento: o maoísmo, a "revolução cultural" e suas consequências causaram uma reação negativa nas pessoas de todo o mundo. V. Sessun, que mostrou um corte de cabelo muito semelhante em silhueta em 1981 em Paris, chamou seu modelo de “quadrado” e recebeu a aprovação completa: muitas mulheres começaram a usar esse penteado. Sobre a influência que as relações sociais e políticas exercem sobre o nosso trabalho também é demonstrada, por exemplo, por um fato. Pequenas antenas "Chaplinsky", bastante difundidas antes da guerra, ficaram tão comprometidas com a hedionda figura de Hitler que durante décadas, sem olhar para nenhum "retro", nem uma única pessoa no mundo usa tais antenas.

Referindo-se ao estilo dos tempos da guerra e do pós-guerra, deve-se notar que aqui os estilistas dão grande ênfase ao lado formal externo - daí a grande orientação para a silhueta específica daqueles anos e acessórios: ombros estendidos, travesseiros, bolsas, etc. O conteúdo da imagem pode ser discutido quando o casaco, que se assemelha a um sobretudo militar, é uma silhueta e o gorro é feito de veludo, o macacão é feito de seda, e a jaqueta de couro como um casaco francês é feito de couro? Da mesma forma, o penteado é mais específico, assemelha-se mais às silhuetas dos anos 40, permanecendo, em geral, o penteado dos anos 80, pois é criado com a ajuda das mais recentes conquistas do cabeleireiro, utilizando perfumaria e cosméticos modernos. Mas aqui, também, tudo junto supostamente deve estar muito naturalmente combinado.

Modelar cortes de cabelo forma muito de perto com a tecnologia do corte de cabelo da moda, é parte dele. Ao cortar o cabelo com uma tesoura, o futuro penteado é modelado por 80-90%. Deitado no sentido formativo desaparece no fundo, revelando-se, em essência, o acabamento da forma obtida pelo corte.

A moda moderna é ambígua, isto é, não regula rigorosamente o comprimento do cabelo e a natureza dos detalhes do penteado. As características artísticas dependem de uma imagem sócio-psicológica, no estilo de uma pessoa. Se uma mulher na aparência mantém um estilo empresarial ou esportivo, seu corte de cabelo pode ser curto, o estilo de cabelo de uma forma geométrica estrita, se ela brinca com o romance de caráter, então os cachos na altura dos ombros são igualmente legítimos, mas também devem ser perfeitamente aparados.

Modelando um penteado, o mestre parece mais não tanto na forma e na forma do rosto, como no vestido e na expressão do rosto. Detalhes são relativamente fáceis de ajustar ao rosto, o principal - para manter o estilo geral. Isto é, por assim dizer, um esquema, ou seja, quando um cabeleireiro lida com um tipo puro e quando uma mulher pede a ela para escovar o cabelo ao gosto de um mestre.

No entanto, muitas vezes é o caso que a cliente pede para fazer o cabelo dela, já fora de moda, porque nem toda pessoa pode entender imediatamente os últimos requisitos de moda.

O que o mestre está fazendo? Naturalmente, ele faz tudo como ela pede, mas tentará fazê-lo de tal maneira que o penteado não caia do círculo de certas formas da moda e não permita nenhum mau gosto óbvio. Na conversa, ele tenta descobrir o que ela gosta na moda moderna, como ela quer pentear o cabelo (sem serviços de cabeleireiro) todos os dias, ou seja, ela tenta adivinhar como a moda moderna irá afetá-la no futuro. Se, por exemplo, ela gosta de formas lisas, então, aparentemente, ele fará a permanente mais fraca, a fim de facilitar ainda mais sua transição para um penteado sem um permanente (se neste momento estiver na moda). Se ela gosta mais de penteados românticos, provavelmente deixará o permanente mais forte e deixará o cabelo mais comprido.

Realizando uma ordem momentânea, satisfazendo os desejos do cliente, o mestre faz seu cabelo parecer um “movimento lento”, gentilmente a ajuda a ir para as formas da moda. Sem fazer um penteado deliberadamente antiquado, o cabeleireiro não experimenta emoções desagradáveis.

A capacidade de encontrar uma variedade de especialistas em trade-offs é apenas necessária. Eles costumam dizer sobre tal designer que ele trabalha com bom gosto, fora da caixa, o que não é muito preciso. A padronização é o trabalho de estabelecer e aplicar regras para simplificar as atividades nessa área em benefício e com a participação de todas as partes interessadas. Na prática, o padrão é o resultado da seleção do que já existe. E um barbeiro experiente faz exatamente esse tipo de trabalho em cada caso particular.

Com estilo individual, um cabeleireiro muitas vezes personaliza penteados padrão (modelos) para seus clientes. Ao pentear, suponha uma menina, o mestre considera o comprimento e a cor do cabelo, as roupas, a ordem e a imagem que procura abordar. Escolhendo a forma, detalhes do penteado que caracterizam esta imagem, sua posição relativa dentro da silhueta exigida, ele escolhe a técnica e tecnologia de trabalho necessárias, combina o penteado concebido com as características da face, figura, isto é, leva em conta o tamanho de ambas partes individuais e o penteado como um todo.

Neste caso, o mestre não esquece que o penteado deve ser suficientemente forte, isso significa que ele leva em conta a textura do cabelo e, possivelmente, o cocar deste cliente. Além disso, ele leva em conta todos esses fatores em um complexo, é bastante óbvio que eles estão em inter-relações complexas entre si, influenciando-se mutuamente. Mesmo uma ligeira mudança na cor e textura do cabelo (por exemplo, o uso de "Echoton") implica, pelo menos, um pequeno, mas uma mudança na natureza do penteado, mesmo que ligeiramente, mas afeta a produção de elementos individuais e, consequentemente, toda a imagem como um todo. E cada vez o mestre deve encontrar a única combinação necessária de técnicas, permitindo criar uma forma, cuja imagem seria capaz de satisfazer o gosto mais refinado.

Em suma, um assistente com um gosto, usa elementos padrão, em geral, os métodos padrão, mas como resultado, recebe penteados fora do padrão. Eles não são padronizados porque o mestre não faz o cabelo, mas conforta uma pessoa, ou seja, cada vez que o modelo padrão faz correções e esclarecimentos (às vezes quase imperceptíveis), que, mantendo seu caráter elegante, ajudam a enfatizar o estilo individual de uma pessoa.

O conceito de "imagem" e "estilo" dominam a moda moderna. Agora, no âmbito da moda, parece que coisas incompatíveis apareceriam: um coque e um corte de cabelo, cabelos lisos e cabelos finos e enrolados. Na companhia de mulheres podemos ver mini e maxi saias, jeans e quimonos, bonés ou um chapéu romântico com aba larga.

A moda moderna dá a todos a oportunidade de se expressar plenamente. A única condição: tudo deve estar na imagem, no estilo.

A propósito, a aparência de cocares na moda (em "tempo de guerra", por exemplo, um cocar é quase um atributo indispensável de um terno - vários chumaços, "pílulas", etc.) obriga o cabeleireiro a cuidar de alguma preservação do penteado. Se no verão a menina usa o cabelo de Angela Davis, no inverno ela provavelmente preferirá o penteado de Cleópatra, a fim de deformá-la menos com um chapéu.

Penteados da moda pode agora ser muito diferente, mas nem todos os tipos - artificialidade foi substituída pela simplicidade, imobilidade e pretensão são completamente excluídos. Mesmo os modelos da noite para ocasiões especiais com alguma da sua natureza estática não devem dar a impressão de monumentalidade, solidez. O cabeleireiro cria a ilusão de naturalidade, improvisação e, neste caso, os fios estão ligados não por meio de uma pilha forte e verniz, mas são apreendidos por um lindo gancho de cabelo ou pente (que também contribuem para a criação da imagem). Em outras palavras, um cabeleireiro muitas vezes tenta criar a sensação de que uma mulher penteava o próprio cabelo, mostrando seu próprio gosto, sua própria individualidade (ver penteados nas pp. 185-189).

A mudança no penteado da moda causou uma mudança na cor do cabelo. Geralmente, podemos dizer que o cabelo é escurecido - parece penteados geométricos melhores. O foco principal é a obtenção de vários tons naturais, nuances.

Independente do propósito pelo qual uma mulher tinge seu cabelo (querendo esconder seu cabelo grisalho ou simplesmente com um propósito decorativo), a principal tarefa de um cabeleireiro é criar tons naturais. Loiras, por exemplo, preferem tons escuros - dourado, louro-claro, titânio, etc.As cores claras de cinza-azulada saíram de moda, em primeiro lugar, porque esta cor parece muito artificial, e em segundo lugar, pode ser obtida apenas em cabelos muito descoloridos, ou seja, cabelos coçados e sem vida, o que por si só não atende aos requisitos. moda As tonalidades frias só são possíveis quando se trabalha com tons escuros: cinza escura, "grafite", "sendra" - aqui o cabelo é "gravado" minimamente e retém sua elasticidade.

Há um clareamento generalizado das extremidades da camada superior do cabelo (especialmente em cortes curtos de cabelo "garcon"), enfatizando a borda superior da graduação, toda a faixa graduada é deixada escura ou, se necessário, escurecida. O espectador tem a impressão de que o cabelo cresceu de cores anteriores ou, ostensivamente, são restos de cabelos clareados pelo sol (uma das variações do mesmo tema da naturalidade). Além disso, esta coloração permite mostrar mais claramente a geometricidade de um corte de cabelo da moda.

A principal ênfase no cabelo moderno é a beleza do cabelo, o seu jogo. Para isso, precisamos de cabelos elásticos e bem cuidados. E, como resultado, na prática, uma ampla variedade de drogas adquiriu, enobrecendo os cabelos, dando-lhes um brilho natural.

Vários extratos de produtos naturais são introduzidos em xampus modernos - proteína, lecitina, amêndoa e óleo de palma, etc. Os nomes dos xampus dizem isso: "Limão", "Lavanda", "Flor de Maçã", "Tabaco", "Bétula" A falta de disposição para estragar o cabelo estimulou uma grande distribuição de vários xampus coloridos, lavagens tingidas, etc. Uma curiosa nuance psicológica: muitas mulheres agora não insistem em pintar cabelos grisalhos. A principal coisa para eles é ter uma impressão geral, porque em um penteado natural alguns cabelos grisalhos podem piscar. Além disso, às vezes por causa da mesma "naturalidade", o cabelo grisalho é especialmente enfatizado, é dado um tom metálico, prateado, coolish.

A moda moderna atingiu um clímax. E, como resultado, mais e mais penteados aparecem, a gama de cores também se expande, a geometria pura está borrada: há muitos penteados que não são muito específicos, o mesmo pode ser dito dos cortes de cabelo, que agora são muito diversos e compridos. No âmbito da moda, cortes de cabelo ultra-curtos, e bastante longos, coexistem perfeitamente em silêncio.

Mudanças modeladas de modelos básicos ocorrem durante o trabalho regular com uma variedade de pessoas, isto é, com modelagem individual. Um estilista que está constantemente trabalhando em si mesmo, acompanhando regularmente novidades da moda e participando ativamente de concursos, pode correr adiante e facilmente perder o contato com a vida cotidiana sob a influência da ambição artística. Franz Husk, em seu trabalho "A Arte do Cabeleireiro", por exemplo, diz que "nem todos os que se distinguiram na competição ao mesmo tempo são bons funcionários do salão". Tal estilista perde contato com o cliente, tentando convencê-la de que é a sua ideia artística que é a única adequada para ela, esquecendo que apenas poucas mulheres preferem penteados da moda, a maioria deles praticamente usa penteados bastante espalhados pela sociedade. Um cabeleireiro não deve esquecer que sua profissão sempre esteve associada à prestação de serviços pessoais a uma pessoa e, no caso de modelagem individual, o mestre deve ajudar uma pessoa a obter o que gostaria, mas não pode fazê-lo.

Muitas mulheres não estão prontas para aceitar imediatamente as ofertas da moda - elas não conhecem o caminho evolutivo que predeterminou o surgimento de certos modelos. O designer de moda só precisa estar ciente de todas as mudanças evolutivas, principalmente porque lhe dará a oportunidade de realmente compreender a essência da mais nova moda, portanto, satisfazer plenamente as necessidades das mulheres da moda. Ao mesmo tempo, o conhecimento de modelos intermediários facilita a navegação pela variedade de gostos, desejos e necessidades peculiares à maioria das pessoas, para encontrar soluções de compromisso que facilitem o trabalho com pessoas diferentes.

Na modelagem individual, um cabeleireiro não deve esquecer uma das principais leis de composição: a forma do penteado deve obedecer à designação e expressá-lo. Já mencionamos que uma mulher com cabelo de noite parece um tanto estranha no trabalho, não é menos estranho ver uma mulher com cabelos longos e esvoaçantes à noite, que tem um caráter oficial. Para uma festa com os amigos, provavelmente é melhor deixar o corte de cabelo do cliente mais simples, e a bola de Ano Novo dá ao estilista a chance de criar qualquer penteado de fantasia com qualquer tipo de jóia, usando as técnicas necessárias.

Apesar da dominação na moda de uma técnica de tratamento de cabelo único, o designer deve ter todas as técnicas, ou seja, ele deve ser capaz de fazer tudo. Portanto, sem nos distrairmos da descrição das técnicas, tentaremos formular certas regras que regem o seguinte procedimento para um cabeleireiro trabalhar em um penteado durante a modelagem individual:

1) antes de tudo, é necessário esclarecer o propósito do penteado com mais precisão e, se possível, melhor entender ou sentir a imagem do cliente, seu estilo, gosto. A ideia de penteado esclarecida com o cliente (a palavra "penteado" no momento deve ser entendida de forma muito ampla - pode ser apenas um corte de cabelo),

2) ouvir os desejos do cliente, escolher o penteado desejado e principais detalhes, tendo em conta os dados iniciais - cortes de cabelo, texturas e cor do cabelo, forma do rosto, cabeça, etc., escolher uma técnica de composição com uma avaliação da forma esperada como "fora" e "dentro"

3) pensar sobre a composição do penteado tendo em conta a uniformidade da forma - as formas de ligação (centro de composição) de partes individuais, desenvolver detalhes secundários necessários para fins decorativos ou de ligação, tendo em conta as direcções de fios individuais e linhas principais, estimando proporções básicas, escolha a escala do penteado silhueta de penteado com características do rosto, pescoço (configuração de cabeça),

4) para desenvolver uma tecnologia - um esquema para torcer cachos anel ou bobes, cujo tamanho é selecionado dependendo do tamanho do penteado, textura do cabelo e forma da cabeça, pensar sobre as características da torção para obter determinados efeitos (ao desenvolver o padrão de rodopiar, o penteado em si não pode por favor, portanto, ao desenvolver um esquema, você não deve programá-lo estritamente em apenas uma versão do penteado, você precisa prever a possibilidade de obter várias opções ao pentear. ser o desenvolvimento e de corte),

5) considerar a seqüência de obtenção e junção de peças, a técnica de pentear, o uso de pentes e escovas, o uso do entorpecimento e sua intensidade dependendo da forma escolhida, o uso de grampos, grampos, pentes e ornamentos para fins construtivos e decorativos.

Ao aderir a este pedido, você pode evitar alguns erros no trabalho.

Executando o plano, desenvolvendo partes individuais, você precisa se controlar constantemente e monitorar o recebimento do penteado (formulário) como um todo. Se as peças individuais se ajustarem em tamanho às silhuetas pretendidas (perfil, face completa, pescoço) e se trabalhos adicionais em outras partes não criarem o perigo de danos anteriormente penteados, você poderá finalizá-los imediatamente e fixá-los com alfinetes ou clipes, mas ainda assim é melhor terminar o penteado somente depois que a estrutura volumétrico-espacial da forma for totalmente revelada e as linhas principais de modelagem forem trabalhadas, a menos, é claro, que haja uma necessidade construtiva com antecedência consertar alguns fios.

Uma forma bem desenvolvida já dá uma oportunidade ao cliente de avaliar o penteado planejado e aprová-lo ou rejeitá-lo. Nesse caso, é fácil corrigir a situação combinando conforme o cliente deseja.

Se você esculpe a forma de partes individuais (e alguns detalhes, aparando, às vezes você precisa envernizar), então uma situação pode surgir quando é muito difícil pentear e às vezes impossível. Portanto, você precisa descobrir a partir do cliente se ela gosta do penteado resultante, ou apenas seguir a expressão de seu rosto no espelho. Além disso, vendo seu trabalho como um todo, é mais fácil para o próprio mestre alisar em algum lugar, e em algum lugar para revelar os detalhes mais claramente, é mais fácil sentir o grau necessário de limpeza dependendo da natureza do penteado, textura e cor do cabelo, é mais fácil completar o trabalho corretamente, nada sem corrigir e sem pentear (estudo detalhado dos plásticos de superfície).

Às vezes, o estilista concebe um penteado, cujo centro de composição é um tipo de detalhe dominante. Não é segredo que, às vezes, esse mesmo detalhe pode não funcionar - seja por um erro na avaliação da textura do cabelo ou pela escolha errada de bobes ou um padrão de enrolamento. E somente com base nos requisitos gerais da forma do penteado, subordinando ritmicamente o resto dos detalhes do principal não muito bem sucedido, o trabalho pode ser salvo devido à impressão geral criada pelo penteado como um todo. Tendo mudado um pouco o caráter do modelo, é necessário manter o mesmo estilo no design da imagem do cliente.

Se uma mulher tiver cabelos compridos, é melhor deixá-los um pouco mais longos do que cortar muito curto, porque em um caso imprevisto há sempre uma oportunidade de correção, e é melhor se a cliente decidir cortar o cabelo mais curto e pedir na próxima reunião.

Em geral, as relações com os clientes devem ser construídas de tal forma que cada reunião possa ser continuada, para que a mulher tenha certeza de que “seu mestre”, conhecendo a natureza de seus pedidos melhor do que os outros, sempre fará o que precisa, proveja seu cabelo para qualquer situação de vida.

Com o passar do tempo, o mestre desenvolve, por assim dizer, um certo ativo de clientes que costumam pentear os cabelos regularmente e observar mudanças de moda, “crescendo” nesse sentido junto com o mestre. A partir desse ativo, você pode tentar escolher representantes típicos de certos grupos sociais e é com eles começar a falar sobre moda, tentando entender como cada um deles interpreta idéias de moda, o que escolhe da moda moderna para si, ou seja, como a moda moderna é lida vários círculos.

Essa abordagem facilita muito o trabalho com novos clientes e minimiza as dificuldades do primeiro conhecido. De acordo com o estilo de roupa, a maneira de falar, você pode definir claramente a identidade social do cliente e construir o seu trabalho, concentrando-se na amostra existente de um representante típico.

Na modelagem individual, ou, em termos oficiais, quando servindo ao público no salão, o cabeleireiro deve levar em conta a psicologia humana, deve sentir-se muito sutil sobre a atmosfera do que está acontecendo, deve, figurativamente falando, ser capaz de "vender" seus penteados.

Trabalhando com sua clientela, vendo que o modelo proposto é bem recebido, o estilista está procurando maneiras de amarrá-lo aos rostos de tantas pessoas quanto possível - tudo isso o faz procurar por opções, silhuetas diferenciadas, forma, criação de desenhos modelados, aprimoramento tecnológico. Já observamos que, muitas vezes, desse modo, um novo modelo nasce.

Se o modelo proposto para implementação em massa não for bem sucedido, pode haver várias razões.

Primeiro, a tentativa de introduzir um novo modelo pode ser um tanto prematura - a maioria das pessoas ainda não está pronta para aceitá-lo. Neste caso, não se deve impor um novo penteado às pessoas, é melhor usá-lo parcialmente, gradualmente introduzindo alguns elementos característicos do novo modelo em seus projetos individuais, ligando-os com as silhuetas e detalhes usuais para as pessoas.

Em segundo lugar, e isso acontece com muita frequência, o modelo proposto parece muito atraente em uma foto de revista, mas não cria raízes na vida - é porque a vida exige muito da praticidade do penteado. Por exemplo, se no design e desenvolvimento tecnológico do estilo cotidiano usando um secador de cabelo baseado em uma tesoura de corte de forma precisa, o comprimento recomendado da parte frontal-parietal é indicado, suponha, à ponta do nariz, então você pode ter absoluta certeza Vai embora parece muito bonito na foto e muitas pessoas gostariam de ter um penteado semelhante. Para que o modelo seja bem recebido, é necessário encurtar a franja pelo menos na linha da sobrancelha (as pessoas terão menos problemas com o estilo), mas neste caso você terá que redesenhar (de acordo com as leis de composição que conhecemos) todo o modelo, trazendo todo o resto elementos de penteado.

Às vezes isso pode ser feito, às vezes não pode ser, mas sempre no desenvolvimento de penteados todos os dias devem ser orientados por considerações de praticidade, para prever como o corte de cabelo vai se comportar após a lavagem, ou seja, sem estilo.

Em conclusão, pode-se dizer que apenas um designer de moda que monitora constantemente as mudanças de moda, conhece bem as necessidades da clientela (ou seja, a população), tanto em termos de estética quanto de praticidade dos penteados, pode contar com sucesso no desenvolvimento de modelos para produção em massa. introdução. O mesmo conhecimento irá ajudá-lo no trabalho individual com cada pessoa específica separadamente ao criar um penteado doméstico.

Modelagem profissional de penteados domésticos femininos

Na maioria das vezes, os especialistas recorrem a pessoas com um pedido para criar uma imagem eficaz para todos os dias. Os fundamentos da modelagem de penteados são os seguintes:

  • escolha uma imagem adequada
  • levar em conta a condição do cabelo e sua textura, cor, outros dados básicos
  • levar em conta o tipo de rosto e forma. Incluindo a forma da cabeça, nariz, olhos, cor da pele, etc.
  • pense sobre a tecnologia, use ferramentas auxiliares como fórceps, rolos de cabelo, vários tipos de escovas e pentes, secadores de cabelo, tesouras com bicos
  • a modelagem adicional de penteados de mulheres implica a sequência correta de ações, a conexão de partes individuais, a escolha de equipamento ideal e ajudas como grampos de cabelo e grampos de cabelo, clipes, verniz, gel, musse.

Além disso, os fundamentos da modelagem de penteados femininos implicam que o mestre deve representar como os cachos ficarão após a lavagem, sem estilo, como você pode consertá-los sem usar ferramentas especiais, porque uma pessoa nem sempre tem a oportunidade de visitar o salão diariamente para manter a imagem criada.

Noções básicas de modelagem de penteado, dependendo da idade

Em qualquer idade, uma mulher procura parecer espetacular, feminina e elegante. Modelagem de penteados femininos domésticos de acordo com a idade permite que você consiga um efeito impressionante. É bem possível parecer elegante, impressionante e muito mais jovem. Acredita-se que na idade mais jovem (de 20 a 25 anos), você pode experimentar com segurança estilos, mesmo extravagantes, como pontas de cabelo de cores vivas, retro-encaracolados. Mesmo que uma mulher pareça mais velha, isso não afetará seu charme.

Mestres, para quem modelar penteados femininos de acordo com a idade, é uma atividade profissional, sabemos que certas regras devem ser seguidas em uma idade mais avançada. Então, você deve abandonar as variações complexas, pois já é considerado antiquado e pode somar alguns anos. Você não deve escolher opções extremas como cachos curtos ou muito longos.

Qualquer cabeleireiro mestrado com vasta experiência sabe que o estilo deve corresponder ao ritmo de vida, maquiagem e preferências de vestuário. É considerado ideal se as mechas são de comprimento médio, nos ombros ou ligeiramente abaixo dos ombros, e uma variação mais longa é permitida quando o cabelo é muito bom, bem tratado e saudável.

Modelagem espetacular de penteados das mulheres com elementos de tecelagem

A tecelagem de cabelo sempre foi considerada um "chip" da moda e muito espetacular que vai para mulheres de quase todas as idades. Você não será difícil encontrar um cabeleireiro, que ofereceria dezenas de variações de tecelagem, dependendo da cor e do tipo de cabelo, formato do rosto, suas preferências e assim por diante. Existem muitos tecidos, eles são adequados para cabelos de quase qualquer comprimento. A mais elegante e popular é a chamada “cascata francesa”, a trança grega, a clássica trança francesa, a trança emoldurada (percorre todo o perímetro da cabeça).

Especialmente muitas variações existem se você tiver que modelar para um penteado noturno. Aqui você também pode usar outros meios, tecendo flores naturais ou artificiais, fitas, até cordões de contas ou pérolas. Tecelagem pode começar a partir dos templos ou da parte de trás da cabeça. Pode capturar apenas fios simples, franja ou todos os cachos.

Se você valoriza uma abordagem profissional, pode escolher um mestre que pratique profissionalmente a modelagem de penteados femininos por designação, estilo, dependendo da idade.

Nem sempre as pessoas têm a oportunidade e o desejo de ir ao procedimento no salão. Além disso, hoje existem muitas opções de compromisso, isto é, a ordem do mestre em casa. Um serviço de penteado com visitas domiciliares é adequado para pessoas ocupadas ou para aqueles que querem ser transformados em uma atmosfera de máxima privacidade.

Nosso portal "Master-Visit" irá ajudá-lo a escolher um verdadeiro profissional, você pode em poucos cliques descobrir todas as informações detalhadas sobre um especialista, se familiarizar com sua política de preços e galeria com fotos do trabalho concluído. Você pode entrar em contato diretamente com o artista selecionado em qualquer momento conveniente. Um cabeleireiro chegará a sua casa e criará verdadeiras obras de arte para ocasiões especiais ou necessidades diárias.

Modelagem de penteados femininos: por estilo, por finalidade e levando em conta a idade do cliente

Pin
Send
Share
Send