Problemas

O tratamento da doença de Dénergey, sintomas, causas

Pin
Send
Share
Send

Processos patológicos da cobertura da pele são igualmente comuns na infância e na idade adulta. Especialmente privar. Esta doença é de origem viral e fúngica. Na enciclopédia médica, as dermatoses são classificadas de acordo com sinais clínicos e fatores etiológicos.

O mais comum é a micose. Formas raras incluem cabelo vermelho, escamoso ou doença de Deverzhi. Na publicação de hoje, descrevemos detalhadamente o quadro clínico, falamos sobre as causas, métodos terapêuticos, bem como métodos de diagnóstico. O conhecimento básico das manifestações típicas da doença ajudará os pacientes a distingui-la de outras lesões de pele e a visitar um especialista em tempo hábil.

Breve descrição

A pitiríase versicolor vermelha (doença de Deverzhi) foi descrita pela primeira vez por um médico francês em 1856. Em homenagem a ele, a dermatite da pele recebeu esse nome. Queratose na prática médica é extremamente rara. Esta é uma condição patológica da pele, na qual há um espessamento do estrato córneo superior, que atua como uma barreira protetora contra os efeitos negativos de fatores externos.

Em uma pessoa com privação de cabelo semelhante, a superfície da pele torna-se pápulas grossas, secas, ásperas e densas do tamanho de um grão, cobertas com escamas brancas. Erupção cutânea tem uma clínica semelhante com placas psoriáticas, por causa disso, os médicos muitas vezes fazem o diagnóstico errado. A doença afeta negativamente o fundo emocional da pessoa e, muitas vezes, causa comprometimento psicológico.

Descobrir a verdadeira etiologia

Infelizmente, a medicina mundial ainda não está totalmente estudada a doença. Estudos clínicos realizados constantemente, os especialistas estão procurando por todos os novos métodos de terapia. Segundo as estatísticas das autoridades de saúde pública, a incidência de ceratose dermatológica é de apenas 0,03% (1/3500). É diagnosticado nos representantes de diferentes nações e idades.

As causas da patologia não são totalmente compreendidas. Acredita-se que a doença pode ser herdada. Oficialmente, há casos em que todos os membros da família (parentes de sangue) foram diagnosticados com líquen versicolor. Além disso, especialistas sugerem que a deficiência de retinol (vitamina A) pode desencadear a patologia.

No entanto, esta versão continua a ser uma grande questão, uma vez que a maioria dos pacientes com esta doença tem um nível normal de vitamina. Numerosos experimentos clínicos mostraram que vários distúrbios dos sistemas nervoso e endócrino afetam o aparecimento da pitiríase versicolor vermelha. Também o culpado da doença pode ser a tuberculose, distúrbios mentais.

Doença de Daveri: sintomas e manifestações

Segundo os especialistas, a doença se desenvolve mesmo na infância. Forma adquirida aparece em pessoas mais velhas - depois de 50 anos. O curso da ceratose ocorre de forma aguda: o couro cabeludo é coberto por manchas amareladas e ásperas, cobertas de escamas. A doença de Dewergey, especialmente na fase inicial, é frequentemente confundida com seborreia e psoríase.

A localização adicional começa um pouco mais tarde - em alguns meses. Com forte imunidade, a remissão incompleta (erupções parciais) pode durar até vários anos. O paciente acredita erroneamente que está curado e não procura ajuda, apenas atrasando o processo. Depois de um certo tempo, as pápulas (placas) de nó com pequenos pêlos parecidos com pêlos no final são encontradas no corpo. Normalmente, a pele ao redor da erupção é vermelha (inflamada).

O mais irritante é que as placas amareladas crescem tanto que inundam espaços inteiros, afetando a pele saudável. No exame, a erupção é encontrada em quase todo o corpo (cotovelos, pescoço, cabeça, pernas, palmas das mãos, solas). Em alguns casos, o paciente experimenta coceira, dor, aperto da pele, tensão. Na ausência de tratamento adequado, as placas ungueais tornam-se espessas e mudam de cor. Eles se tornam porosos, finos, com pressão, há dor.

A doença de Dewergy afeta a mucosa bucal. Manchas vermelhas são visíveis no palato e na superfície interna das bochechas. A doença pode diminuir e depois de um tempo novamente para me lembrar. Muitas vezes, leucemia e miastenia (uma doença auto-imune) estão associadas a esta patologia. Por exacerbado em mulheres na situação, bem como no período menstrual.

Como está a pesquisa?

Métodos semelhantes são usados ​​para detectar a doença de Vervegi em crianças e adultos. A consulta é executada por especialistas estreitos: especialista em doenças infecciosas, dermatologista. Inspeção visual nem sempre permite que você faça o diagnóstico correto. Para determinar com precisão a condição patológica, é necessária uma história completa, incluindo queixas do paciente, exame histológico e exame das lesões sob a lâmpada de Wood (luminescentes). A raspagem da superfície da pele também é levada para excluir outras patologias (psoríase, vitiligo, eczema, rubéola, sarampo, alergias).

Doença de Daveri: tratamento tradicional

Após o diagnóstico, prescreve-se um tratamento antifúngico: por via intravenosa e oral. Também prescritos cremes e emulsões, que devem ser regularmente aplicados às áreas danificadas do corpo. Para o couro cabeludo produzir uma variedade de loções, sprays e xampus contendo sulfeto de selênio. Estes fundos contribuem para o alívio dos sintomas e agradavelmente refrescar a pele.

O tratamento não é completo sem o uso de retinol, vitaminas B, C, anti-histamínicos. Irradiação UV e terapia com PUVA podem ser prescritos. Bem ajuda as férias de spa. Para prevenir erupções cutâneas, você deve observar cuidadosamente a higiene.

Maneiras populares

Suplementos de ervas e decocções são usados ​​em combinação com métodos médicos para ajudar a curar e limpar a pele mais rapidamente. Os médicos recomendam aplicar alcatrão de bétula vendido em uma farmácia para animais. É verdade que o cheiro do produto não é particularmente agradável e os vestígios permanecem nas roupas. Portanto, é melhor usá-lo durante a noite ou nos fins de semana. Eficaz no tratamento da azeda. De isto faça caldos.

  • Moer 15 gramas de sementes com raízes, despeje água (125 ml), coloque no queimador por 5-7 minutos. Caldo de refrigeração para filtrar, umedeça gaze e anexar à área afetada. Matérias-primas vegetais perfeitamente alivia a coceira, peeling, hidrata a pele.

Em nosso tempo, a medicina alcançou resultados tremendos no tratamento de patologias graves. A doença de DeVergey pode ser curada ou reduzir o número de recidivas se o paciente aderir a todas as recomendações do médico. Deve ser entendido que a terapia leva um tempo bastante longo: de 60 dias a 24 meses. Todo ano o paciente deve beber um complexo vitamínico-mineral.

Medidas preventivas

Ninguém está imune à infecção. Mas todos podem minimizar o risco. Se a doença não for herdada, você tem muita sorte. Crie o hábito de manter a higiene corporal, manter as roupas e o espaço limpo. Tente não tocar em animais vadios, porque na maioria das vezes eles são portadores de patologias perigosas. Além disso, forneça ao corpo vitaminas vitais, sem as quais nosso sistema imunológico simplesmente se desvanece.

Onde as mudanças são determinadas?

No caso da doença de Dewergy, não há localização específica do processo patológico na pele. Na maioria das vezes, as alterações são encontradas nos cotovelos e joelhos (geralmente na superfície externa). Apesar de erupções cutâneas podem ser encontrados no couro cabeludo (parte cabeluda), no rosto, costas, abdômen ou quaisquer outras partes do corpo. Mas mesmo com o curso mais grave, há áreas de pele não afetadas.

Muitas vezes, há alterações na pele das palmas das mãos e solas dos pés (em contraste com a doença de Kirle, queratose, em que não há sempre mudanças com essa localização). A este respeito, a doença de Dewerji é similar em suas manifestações a Síndrome de Reiter, em que também hiperceratose palmar pode ser observada.

As unhas são freqüentemente afetadas, há um espessamento das placas ungueais, o aparecimento de sulcos longitudinais e transversais, esta doença é semelhante à psoríase das unhas, em que eles também são observados para se tornar uma distrofia, mas as unhas são afetadas pointwise e, portanto, são semelhantes a um dedal.

As membranas mucosas de cabelos ruivos com herpes zoster não são afetadas na maioria dos pacientes, mas em casos raros pode haver espessamento cônico na mucosa palatina ou áreas de hiperqueratose na mucosa da bochecha, o que pode ser facilmente confundido com leucoplasia.

Doença infantil

Se os sinais da doença de Daveri forem observados já no nascimento ou na primeira infância, então eles são considerados congênitos. Na maioria das crianças, as manifestações dessa patologia mostram recuperação na adolescência, que está associada a alterações hormonais no período púberes.

Doença de Daveri Adquirida

Nos adultos, a doença aparece com maior frequência na velhice, caso em que se considera que tem um caráter adquirido. O curso agudo é caracterizado pelo aparecimento de erupções cutâneas, febre, fraqueza geral, mas os fenômenos regridem tão rapidamente quanto aparecem.

O curso crônico de dermatosis observa-se muito mais muitas vezes, quase sempre as modificações desenvolvem-se lentamente, progredindo gradualmente, mas são muito difíceis de tratar. Os períodos de remissão e exacerbação substituem-se, em alguns casos, a remissão ou a recuperação total ocorre subitamente, mesmo sem tratamento.

Causas de cabelo vermelho

As causas da doença não estão estabelecidas, a forma hereditária está associada a uma predisposição genética. Acredita-se que a doença pode ser transmitida pelos pais em um modo de herança autossômico dominante. Mas tal caráter é atribuído apenas às doenças de Daveri em crianças.

Em adultos, a doença é induzida exogenamente, i.e. causada por fatores externos, seu desenvolvimento está associado a:

  • falta ou deficiência de absorção de vitamina A,
  • patologia endócrina (alterações na glândula tireóide e distúrbios do metabolismo de carboidratos podem causar o desenvolvimento desta dermatose),
  • o papel da patologia do fígado no desenvolvimento de pitiríase de cabelo vermelho líquen não é excluído,
  • a doença pode se desenvolver após as infecções transferidas, no entanto, o papel de um agente particular no desenvolvimento da patologia não foi estabelecido.

Esta doença, que em latim é chamada de líquen acuminado (não confundir com herpes), é bastante rara, e sua conexão com quaisquer causas exógenas não foi estabelecida, portanto, é geralmente aceito que existem apenas fatores de risco para o desenvolvimento da doença, e é etiologia.

Sintomas de queratose papular

O principal sintoma da queratose crónica Deverzhi é a queratose papular folicular, ou seja, a formação de pápulas ao redor dos folículos pilosos com áreas de hiperqueratose em sua superfície, as pápulas tendem a crescer e se fundem para formar focos cobertos com escamas córneas.

Na pele, no caso da doença de Deverji, aparecem pápulas de pequeno tamanho, de até dois centímetros de diâmetro, que se elevam acima da superfície e têm coloração acastanhada ou avermelhada. Escamas com tesão aparecem em sua superfície, que são facilmente separadas, um recesso permanece em seu lugar, mas nenhum líquido é observado (ao contrário da superfície lacrimejante em outra hiperqueratose, doença de Kirl).

Características distintivas de pitiríase ruivo versicolor são:

  • falta de lesões cutâneas totais,
  • progressão lenta (na forma crônica, que é observada mais frequentemente),
  • a presença de pequenas pápulas, que gradualmente se fundem,
  • a erupção tem uma cor vermelho-amarelada e contrasta com o fundo de pele saudável,
  • coceira e outros sinais subjetivos são geralmente ausentes,
  • condição geral não sofre,
  • as membranas mucosas raramente são afetadas, mas pode haver alterações na superfície interna das bochechas na forma de áreas de queratinização e pápulas em um palato duro,
  • freqüentemente afeta a superfície palmar da mão e a superfície plantar dos pés, onde áreas de hiperceratose são formadas,
  • as unhas são frequentemente afetadas (ocorre o espessamento, a aparência de isting).

Pitiríase versicolor vermelha (doença de Devere)

Abordagens Diagnósticas

O diagnóstico pelo exame externo é bastante difícil, a doença tem de diferenciar-se de:

  • psoríase (caracterizada por hiperqueratose e localização na superfície extensora das articulações),
  • eritrodermia secundária (a presença de pápulas e vermelhidão da pele),
  • Doença de Kirl (presença de sítios de hiperqueratose),
  • várias formas de eczema.

Um diagnóstico preciso requer um exame histológico da pele, os critérios diagnósticos são hiperceratose parafolicular e menor infiltração inflamatória da derme papilar.

Qual é o tratamento da doença Devergi?

A terapia é baseada no uso de grandes doses de vitamina A, prescritas por 100-200 mil unidades por dia, o curso mínimo é de dois meses, após o qual é recomendado fazer a mesma pausa, se necessário, então o curso é repetido.

Complexos multivitamínicos ou vitaminas individuais do grupo B e vitamina E são prescritos, além disso, seu uso, como regra, dá bons resultados.

Bem comprovada na luta contra esta patologia e retinóides (roakkunt), mas a decisão sobre o seu uso é feita por um médico depois de fazer um diagnóstico preciso.

Recomenda-se que a terapia medicamentosa seja suplementada com sessões de PUVA (geralmente um curso consiste em 10 sessões), tal tratamento é realizado em caso de patologia grave e se não houver contraindicações, métodos fisioterapêuticos de tratamento como fonoforese com glicocorticosteróides também são usados.

A partir do tratamento local, é dada preferência a pomadas com vitamina A, pomadas de ácido acetilsalicílico são amplamente utilizados para eliminar a inflamação na pele. Com um processo inflamatório pronunciado, aplique pomada com glucocorticosteróides, em casos extremos, são prescritos glicocorticoides sistêmicos.

Tratamento de remédios populares

A eficácia do tratamento popular no caso da doença de Devéří continua sendo uma grande questão, mas algumas abordagens podem complementar o tratamento principal. Em particular, o uso de cenoura ou suco de cenoura, loções com suco de cenoura ou beterraba.

Recomenda-se usar óleo de rosa mosqueta (o conteúdo de grandes quantidades de vitamina C pode afetar positivamente o curso da doença), camomila e casca de carvalho são usados ​​para fazer infusões, eles são usados ​​na forma de banhos, o que permite reduzir a gravidade do processo inflamatório na derme.

Há evidências de que o alcatrão ou a azeda no solo tenham um efeito positivo (quando aplicado externamente), mas o uso de qualquer método popular deve ser apenas uma adição à terapia principal.

Previsão e medidas preventivas

A prevenção do líquen acuminado não foi desenvolvida, uma vez que as causas do desenvolvimento da doença são desconhecidas, mas a prevenção de doenças infecciosas, exames oportunos e tratamento da patologia do fígado, trato gastrointestinal e doenças endócrinas podem prevenir o aparecimento de sinais de queratose papular folicular.

O prognóstico é favorável, a doença é facilmente tratável e, em alguns casos, regride espontaneamente, mesmo sem terapia específica.

Etiologia e patogênese

As causas da doença ainda são desconhecidas. Os cientistas discordam sobre a etiologia do processo patológico. A teoria dominante da causa da dermatose é uma predisposição hereditária, que é transmitida de maneira autossômica dominante.

Além dessa teoria, em decorrência de estudos de infiltração de pápulas em imunoblog, verificou-se que há alterações na queratina característica de outras dermatoses - disfunção de queratinização, que é observada na ictiose e um processo de proliferação de queratinócitos, como na psoríase. Muitos pacientes que sofrem da doen� de Dewergie tamb� t� defici�cias na actividade das c�ulas do sistema imunit�io - uma diminui�o no n�el de auxiliares-T e um aumento no n�ero de supressores-T.

Segundo as estatísticas, a frequência de ocorrência da patologia não tem dependência de gênero, ou seja, a doença afeta homens e mulheres. Também não há limite de idade - o intervalo de incidência de 5 a 75 anos. Patologia é caracterizada por um curso longo, muitas vezes até doze anos, crônico.

Quadro clínico

As manifestações clínicas variam em localização. Visualmente marcou o surgimento de pápulas pontiagudas, cuja palpação é sentida como uma erupção áspera e dura. Além disso, a lesão é coberta com flocos de epiderme na forma de farelo. Também marcado eritema (vermelhidão e dilatação dos capilares), o que faz com que o nome da doença - pitiríase versicolor vermelho. As lesões estão localizadas nas articulações dos membros (joelhos, cotovelos), na face e no couro cabeludo.

Com semelhança externa de lesões progressivas da pele, localizadas nas superfícies extensoras das extremidades, com manifestações de psoríase, existem diferenças características - a alternância das áreas afetadas e saudáveis ​​da pele dentro de um foco e a presença de tampões de queratina (cones de Bénier) nas pápulas dos dedos. Esses sintomas são diferenciais no esclarecimento do diagnóstico.

Em caso de doença de Dewergy, ocorre uma mudança na placa ungueal. Sob a superfície da unha é observada massa fibrosa porosa, diretamente soldada à superfície da placa ungueal. A cor das unhas muda para amarelo-marrom, estriamento longitudinal, espessamento, hiperceratose é observada. Ao pressionar a unha afetada, o paciente sente dor.

Com a progressão da patologia, bem como simultaneamente com o seu surgimento, surge a hiperceratose palmo-plantar.

Na literatura científica, há evidências de uma combinação de pitiríase vermelha de pêlos líquenes com doenças como hipotireoidismo, HIV, leucemia, miastenia, processos malignos no corpo.

A privação de Devergee pode levar a uma série de complicações, tais como atrasar um século a partir do globo ocular (ectrópio), com localização da lesão na pálpebra e eritrodermia. Muitas vezes, uma infecção bacteriana e viral penetra através da pele danificada que causa uma complicação da dermatose.

O processo patológico pode ser derramado, bem como superfícies extensoras simétricas, claramente localizadas, excitantes, por exemplo, das extremidades superiores ou inferiores.

Com base nas características etiológicas listadas da doença, pode-se responder à pergunta freqüente dos dermatologistas: "Está infectada ou não uma pitiríase versicolor?" Não A doença não é perigosa para os outros.

Classificação

Dependendo da idade do paciente e do grau de manifestação, a falta de cabelo de Dewerji tem a seguinte classificação.

Patologia no grupo de adultos:

  • tipo clássico e atípico.

  • clássico
  • limitado
  • tipos atípicos.

Atualmente, após uma análise minuciosa das manifestações clínicas da doença, decidiu-se combinar os tipos clássico adulto e juvenil, já que, além da idade, não há outras diferenças. Portanto, a classificação moderna tem a seguinte forma:

  • clássico
  • juvenil limitado,
  • Relacionado com o HIV.

Sintomas da doença

A doença tem ambas as manifestações características, na forma de:

  • a presença de ilhas de epiderme saudável, intercaladas com erupções cutâneas,
  • pele na lesão de cor vermelha ou cenoura,
  • a formação de pápulas pontiagudas com tampões de queratina.

Então, como:

  • a formação de flocos de vários flocos de diâmetro,
  • hiperqueratinização da pele das palmas e dos pés,
  • deformação e descoloração da placa ungueal,
  • a formação de cones Benie.

Os sintomas da doença de Daveri são encontrados em muitas dermatoses e se manifestam como:

  • sentindo a pele,
  • sensações dolorosas devido a rachaduras na hiperceratose,
  • coceira, peeling.

A doença não é caracterizada por um efeito sobre o estado geral do paciente. Às vezes, na fase aguda, pode ser acompanhado por uma ligeira mudança de estado.

Diagnóstico

O diagnóstico é difícil porque não há técnica diagnóstica precisa. As manifestações e sintomas do líquen escamoso vermelho são em muitos aspectos semelhantes ao complexo de sintomas de doenças como:

O resultado do exame histológico não é confiável, uma vez que mudanças na estrutura da epiderme e infiltração inflamatória nas camadas mais profundas da pele ocorrem na psoríase e liquenificação.

A principal característica diferencial permanece detectável quando se isolam visualmente ilhotas de pele sadia, o que não é característico de outras dermatoses e fluxo não patogênico (sem alterar o estado geral). Além disso, o monitoramento dinâmico do paciente é usado.

Para a doença Deverzhi caracterizou-se pela fusão das ilhas das pápulas devido ao processo eritêmato-escamoso. A combinação de sintomas de manifestação e os resultados do exame histológico permitem esclarecer o diagnóstico.

O tratamento da doença de Deverghe é principalmente sintomático. Restauração da estrutura da pele ocorre sob a ação de retinóides, como Neotigazon ou seus análogos, Beroxan, Oksoralen, Ammifurin. O tratamento é de longo prazo, a melhora é observada após 1 mês de internação na dose recomendada para pacientes adultos. Às vezes, é necessário um aumento de dosagem.

A decisão sobre o ajuste da dose da droga é feita pelo médico. O período médio de resolução da patologia é de 9 meses, mas pode vir após 4 anos de tratamento. Para minimizar os efeitos colaterais dos retinóides sob a forma de pele seca e membranas mucosas prescritos cremes com vitamina A, banho com óleos essenciais. Devido ao fato de que os efeitos colaterais são observados na maioria dos pacientes que tomam Neotigossona, a adequação do seu uso, a dosagem e duração do curso é decidida pelo médico assistente.

Ao tratar a doença de Devorge em crianças, o Neotigozon é usado em casos extremos. Para compensar os efeitos negativos da droga sobre o corpo, a terapia medicamentosa de suporte é prescrita com o uso de hepatoprotetores, enzimas gástricas, vitamina B e ácido nicotínico. O plano de tratamento é desenvolvido pelo médico em cada caso específico, com base nas características individuais, idade e doenças associadas.

Se a terapia com Neotigozon não for eficaz, pode-se administrar metotrexato em baixas doses. Ele também mostra um curso de tratamento com vitamina A, em alta dosagem por um mês. Após o intervalo, o curso continua.

A fim de garantir a absorção da vitamina A, recomenda-se o uso de andrógenos para aumentar a proteína de ligação ao retinol no sangue. Além disso, fortificação prescrita com o uso de complexos multivitamínicos ou monodrogas de vitaminas B e E.

A terapia local não importa muito, mas melhora a condição do paciente. Nomeado pomada com base em salicílico, ácido málico, o que reduz a gravidade do eritema. Ao tratar crianças, prefere-se a terapia local. Atribuir pomadas e cremes de ação queratolítica, nutritiva e emoliente. Em caso de patologia grave, medicamentos com corticosteróides são prescritos.

Como parte do tratamento complexo, os métodos de fisioterapia são usados:

  • eletroforese com corticosteróides,
  • hidroterapia: banhos de sulfeto, radônio.

Na literatura, são citados dados de estudos clínicos que mostram a eficácia do uso combinado de retinoides e terapia PUVA (fotoquimioterapia). Recomendado tratamento de spa, banho de mar.

Não há consenso sobre a correção da indicação da UV, pois o aumento da insolação causa um agravamento do processo.

O tratamento a longo prazo requer uma abordagem cuidadosa para a escolha de medicamentos. Existem oportunidades limitadas de terapia retinóide em pacientes com doenças hepáticas, outras condições onerosas, bem como crianças e pacientes idosos. Portanto, como tratar e o que, isto é, o desenvolvimento de uma estratégia terapêutica, é decidido apenas pelo médico assistente.

Resultados favoráveis ​​e resolução rápida são típicos para crianças e adolescentes. Em metade dos casos, nesta faixa etária, a recuperação da doença de Dewerji ocorre em 2 anos. Nos adultos, o processo de cicatrização pode ser atrasado.

Após a recuperação, o paciente está sob observação de um dermatologista. A fim de prevenir a recaída, são realizados cursos de terapia vitamínica.

Adulto clássico

O desenvolvimento é geralmente começa com o aparecimento de erupções cutâneas na parte superior do corpo, rosto e também no cabelo da cabeça. Em 2-3 semanas ou o mesmo número de meses, a erupção se espalha para a metade inferior do corpo.

Uma erupção folicular forma-se e formam-se placas amarelo-alaranjadas. Dentro das áreas afetadas existem ilhas de pele visualmente não afetadas.

Em circunstâncias adversas, ocorre eritrodermia. Depois de algumas semanas, o excesso de queratinização se desenvolve nas palmas das mãos e nas solas dos pés, com as unhas afetadas. Com este tipo, mesmo se houver uma violação da capacidade de trabalho, a recuperação ocorre em 8 de 10 em 3 anos. A taxa de incidência é de 55%.

Adulto atípico

A duração do desenvolvimento da doença, neste caso, pode chegar a 20 anos (ou mais). Alterações visuais não são detectadas. Há abundante esfoliação com a separação das partículas cinza claro. A derrota das solas e palmas das mãos é expressa peeling lamelar. Às vezes há um afinamento do cabelo. A taxa de incidência é de 5%.

Juvenil clássico

Os sintomas e o desenvolvimento são semelhantes ao tipo adulto clássico, mas existem algumas características e diferenças. Este tipo é observado em crianças de 5 a 10 anos. A propagação da erupção leu da metade inferior do corpo. O curso da doença é favorável. As erupções cutâneas passam independentemente dentro de 1 ano.

A taxa de incidência é de 10%.

Juvenil Limitado

Observado em crianças de 3 a 10 anos. As áreas de dano à hiperceratose folicular e placas eritematosas são claramente limitadas durante todo o curso da doença. A erupção ocorre principalmente nos cotovelos e joelhos. Geralmente há uma lesão nas solas dos pés e nas palmas das mãos. A recuperação ocorre em 30 a 32% dos casos dentro de 3 anos. A taxa de incidência é de 25%.

Juvenil atípico

Nota-se em crianças menores de 4 anos. O curso da doença é crônico. Há hiperceratose folicular, bem como esfoliação com a separação de partículas cinza claro. A parte principal dos casos familiares se enquadra nesse tipo. A taxa de incidência é de 5%.

HIV - associado

Pêlos vermelhos, machucados versicolor, podem ser um marcador da infecção pelo HIV. Ao contrário do adulto clássico, esse tipo tem um prognóstico mais desfavorável.

No início da doença, a descamação aparece com pápulas foliculares distribuídas uniformemente nas superfícies extensoras dos membros. Os cones de Bénier aparecem (formações de pontos negros), raramente encontrados no tipo adulto clássico.

Eritrodermia geralmente se desenvolve. Pode haver danos nas palmas das mãos, solas e unhas. A frequência de ocorrência varia.

Diagnóstico diferencial

Critérios importantes para o diagnóstico correto são:

  • A presença de boa saúde, falta de fraqueza geral do corpo. Esta condição não é característica de psoríase e toxicoderma.
  • A cor vermelha ou amarelo-laranja característica das áreas afetadas.
  • A presença de ilhas de pele saudáveis ​​que têm limites claros.
  • A falta de dinâmica positiva na condução da terapia convencional.
  • A presença de pápulas, perfuradas no centro do cabelo.

Métodos de tratamento

Devido à incapacidade de determinar a causa da doença, o tratamento visa eliminar os sintomas. Para terapia sistêmica, um curso de vitamina A é prescrito em doses mais altas:

  • isotretião a uma taxa de 1 mg / kg de peso corporal por dia, com duração de 12 a 26 semanas, ou metotrexato de 5 a 30 mg por semana.

Em caso de intolerância a esses medicamentos, aplicar um dos métodos de tratamento alternativos:

  • acitretina numa dose de 25 a 50 mg por dia,
  • acitretina 25mg por dia, fototerapia UVA-1,
  • acitretina 50mg por dia, terapia PUVA,
  • ciclosporina na dose de 5 mg / kg de peso corporal por dia, diminuindo a dose para 2-3 mg,
  • azitoprina de 150 a 200 mg por dia.

Para reduzir os efeitos colaterais, a terapia local é adicionalmente realizada. Sobre as áreas afetadas do corpo são aplicadas: pomada com salicílico ou ácido de frutas, pomada glucocorticosteróide, vários cremes cosméticos.

Devido ao longo processo de recuperação, a abordagem da escolha dos medicamentos deve ser a mais séria possível.

A eficácia da terapia muitas vezes não traz resultados, mas há evidências do desenvolvimento da recuperação espontânea.

Se o efeito depois da terapia não se observar, as preparações biológicas se prescrevem, como:

Ao conduzir a terapia biológica, a cada 3 meses é:

  • avaliação do estado do médico assistente,
  • exame por um neurologista,
  • consulta com um cardiologista,
  • exame de sangue
  • análise de urina.

É importante! Se a doença for um sintoma da infecção pelo HIV, a terapia anti-retroviral é prescrita por um especialista em doenças infecciosas.

Tratamento em crianças

Os pais devem prestar atenção aos sintomas que ocorrem nos juvenis clássicos, jovens juvenis atípicos, tipos associados ao HIV. No caso de tê-los em uma criança, você deve levá-lo a um dermatologista.

A acitretina é prescrita para o tratamento de crianças na dose de 0,5 mg / kg, bem como na terapia ultravioleta.

Prevenção

Dada a falta de uma compreensão clara dos mecanismos de ocorrência, sem profilaxia.

A doença de Dénergee é uma doença grave, exigindo ajuda especializada de um especialista. A falta de tratamento geralmente não causa problemas sérios além do desconforto. No entanto, há casos de degeneração de lesões nas transformações do câncer. Portanto, você não deve estabelecer um diagnóstico e se automedicar.

Apenas um médico será capaz de determinar corretamente a causa dos sintomas e prescrever o tratamento correto. Observado por um dermatologista após a recuperação é necessário por pelo menos mais um ano.

Vídeos úteis

Rosa priva giber.

Infecções fúngicas - médico da escola Komarovsky.

Descrição da doença

A pitiríase versicolor é versátil e bem conhecida, mas séria o suficiente.Acredita-se que a principal causa desse tipo de dermatose seja a violação do processo de queratinização, enquanto na derme papilar o processo inflamatório se inicia devido ao surgimento de cornetas nesse local.

Este tipo de dermatose geralmente afeta crianças, mas os adultos também podem sofrer a doença de Deverji. Neste sentido, esta patologia é dividida em dois grandes grupos: líquen pediátrico e adulto. Acredita-se que o tipo de criança afeta desde o nascimento, ou desde cedo, enquanto é herdado de maneira autossômica dominante. O tipo adulto da doença manifesta-se por uma idade mais velha, por via de regra, mais velha e adquire-se.

Existem várias teorias sobre a origem da doença:

  • falta de absorção de vitamina A pelo organismo,
  • enfraquecimento do sistema imunológico após sofrer doenças infecciosas,
  • distúrbios do sistema nervoso, várias patologias no sistema endócrino do corpo, envenenamento.

Além disso, considere em detalhes os sintomas e tratamento da doença Deverzhi.

Sintomas da doença

A manifestação da doença de pele Devérgy é muito facilmente confundida com o desenvolvimento de patologias como psoríase ou seborréia. A sintomatologia deles / delas é semelhante e é necessário usar vários métodos para fazer um diagnóstico preciso.

Quais são os sintomas da doença deve prestar atenção?

  • A presença de vermelhidão com escamas amareladas, localizadas sob o couro cabeludo.
  • Comichão, dor, ardor em lugares de derrota.
  • Mude a cor das unhas de normal para amarelo acastanhado.
  • Hiperqueratose.
  • A doença se espalha para as dobras dos membros e dobras cutâneas.

Um quadro similar do desenvolvimento da doença nos estágios iniciais também é característico das lesões psoriásicas da pele.

O que é doença de Deverzh?

A doença é uma doença, ou bichano vermelho versicolor, inaugurado em 1828. Após 30 anos, o médico francês Daveri, após numerosos estudos, descreveu detalhadamente a patologia. Doença refere-se a um grupo de doenças de pele e é uma forma especial de queratose. A doença ocorre em qualquer idade. Existem formas hereditárias e adquiridas.

Os sintomas podem aparecer inesperadamente em crianças e adultos, eles são facilmente confundidos com os sintomas de outras doenças de pele. Esta doença é mais típica da forma crônica, quando por semanas, meses e anos o paciente não é perturbado. Dermatologistas aconselham você a prestar atenção aos seguintes sintomas:

  1. Vermelhidão com escamas amareladas acima, assemelhando-se a seborreia ou psoríase é encontrada sob o couro cabeludo na cabeça.
  2. Depois de algum tempo, há numerosas pápulas vermelhas que aumentam de tamanho e afetam uma área crescente da pele.
  3. Ao segurar a área afetada com a mão, há uma sensação de queimação, coceira e sensações dolorosas.
  4. A erupção se espalha para outras áreas do corpo, localizadas nas dobras da pele, dobras dos membros.
  5. As unhas adquirem uma tonalidade marrom-amarelada, a hiperceratose é observada.
  6. O processo é caracterizado por um aumento das pápulas em tamanho, com complicações que podem crescer, tornar-se placas sólidas.

Tal quadro clínico é facilmente confundido com psoríase. Para determinar uma doença em particular, o médico realiza um exame completo do paciente. As doenças podem ser identificadas pela presença de pápulas foliculares em forma de cone ao longo das bordas das placas: os especialistas chamam essas formações de "satélites". O aparecimento de rachaduras nas dobras sob os joelhos, cotovelos, nas solas dos pés e o crescimento de placas são sinais adicionais de cebolinha.

Causas da doença de Deverzh

As razões para a ocorrência de privar Deverzhi, ainda não foi investigada. Especialistas indicam diferentes circunstâncias que afetam negativamente o corpo. Na sua opinião, a principal causa da patologia é a herança de um gene defeituoso. Entre outros fatores são chamados:

  • deficiência grave de vitamina A,
  • complicação após outras doenças de pele.

Foi estabelecido que em alguns casos de disseminação capilar versicolor é contagioso quando várias pessoas usam roupas. Recorrência recorrente é afetada por má nutrição, uso de medicamentos, regime de dia impróprio e propensão para alergias. Além disso, os pacientes mais propensos a sofrer da forma aguda e crônica de privação de Déderjee experimentaram:

  • envenenamento por substâncias nocivas
  • estresses e choques nervosos
  • doenças associadas à violação do metabolismo hormonal.

Tratamento líquen do cabelo

Para se livrar da privação do cabelo de Dévergi, é necessário fazer um exame e um longo período de terapia com remédios prescritos por um dermatologista. O período de tratamento, a droga, a dose da droga é escolhida dependendo do estágio da doença, a idade e condição do paciente. Geralmente, leva vários meses até que as melhorias sejam iniciadas. Uma criança com menos de 5 anos deve ser monitorizada adicionalmente por um pediatra.

Medicamentoso

Para restaurar a pele nas áreas afetadas, topicamente e oralmente são usadas drogas clássicas do grupo de retinóides contendo vitamina A em sprays, cápsulas, pomadas e comprimidos. Os medicamentos mais eficazes incluem:

Se a doença de Deverzh prossegue em uma forma aguda, o paciente coloca-se em um hospital e as preparações homeopáticas também se prescrevem, um complexo de vitaminas E, B1, B12 em injeções. Quando ocorre uma complicação na forma de eritrodermia, você deve começar a tomar corticosteroides na dosagem indicada pelo médico. Formas complexas da doença são tratadas com fotoquimioterapia e radiação ultravioleta com a ajuda de dispositivos especiais.

Doença de Deveri - os sintomas principais:

  • Erupção cutânea
  • Fraqueza
  • Febre
  • Peeling de pele
  • Aperto da pele
  • O aparecimento de pápulas

A doença de DeVergey refere-se à ceratose crônica, caracterizada por hiperqueratose folicular. Esta doença está localizada na pele e se manifesta na forma de líquen erisipela. O curso da doença se alterna com um estágio de exacerbação e remissão, as lesões podem capturar grandes áreas da pele.

A doença é bastante comum em adultos e crianças, e se desenvolve devido à ruptura da queratinização da pele.

Diagnosticado por um exame externo por um dermatologista, durante a realização de testes laboratoriais para diferenciar a doença de doenças semelhantes.

As medidas terapêuticas dão um resultado positivo, mas nem sempre é possível eliminar completamente o processo patológico. Pessoas com tal diagnóstico devem constantemente passar por tratamento profilático: tomar complexos vitamínicos, usar pomada anti-inflamatória e comer bem.

Essa patologia pode ser diagnosticada em recém-nascidos e idosos. Em crianças, a doença tem uma natureza congênita, aparece devido a mudanças mutacionais no genoma, e há uma alta probabilidade de que a doença seja herdada de pais para filhos.

Com o aparecimento do líquen na velhice, sua ocorrência tem as seguintes razões:

  • deficiência de vitamina A e problemas com sua digestibilidade,
  • processos patológicos endócrinos associados com a disrupção da glândula tireóide e perturbações no metabolismo de carboidratos,
  • anormalidades no fígado devido a processos patológicos dentro deste órgão,
  • depois de sofrer doenças infecciosas.

Se em crianças a doença desaparece na adolescência durante o período de ajuste hormonal do corpo, então em adultos muitas vezes torna-se crônico. Se não for tratada, os sintomas vão piorar, e a patologia irá capturar todas as grandes áreas da pele.

Segundo a CID-10 (Classificação Internacional de Doenças), a doença deste tipo recebeu o código L 44.0.

Complicações possíveis

O tratamento em alguns casos é de suporte e suprime a doença por algum tempo, mas na ausência dela o paciente tem vários tipos de complicações:

  • lesões podem se infectar e causar complicações da doença,
  • a ocorrência de tumores malignos,
  • com a localização do líquen na pálpebra, pode haver um grande risco em descamar a pálpebra da pálpebra.

A doença de Deverzhi geralmente se refere a lesões crônicas da pele em crianças e adultos e, portanto, requer tratamento oportuno, monitoramento constante por um dermatologista, para não perder o período de piora da doença.

Causas

Estabelecer com precisão as causas do líquen vermelho falhou. Existe apenas informação de que existe uma forma hereditária da doença associada a alterações genéticas. Uma forma semelhante da doença de Daveri ocorre na infância.

Se a doença começa em adultos, então fatores externos desempenham um papel fundamental no seu desenvolvimento:

  • deficiência de vitamina A e deficiência de vitamina A,
  • violação da formação e liberação de hormônios da tireóide, alterações no metabolismo de carboidratos,
  • doença hepática crônica devido ao desenvolvimento de patologias complexas no corpo,
  • doenças infecciosas da condicionalidade viral é o item mais controverso entre as causas da síndrome de Deverzhi.

Como herpes na cabeça se manifesta: sintomas e métodos de tratamento.

Com base nisso, podemos dizer que a doença é de natureza polietiológica, pois está associada ao efeito de um certo número de fatores no organismo, que já possuem uma predisposição genética para o desenvolvimento da doença.

Manifestações principais

Queratose papular folicular é a principal manifestação clínica da doença de Deverji. Um paciente na pele na área dos folículos pilosos forma áreas de aumento de queratinização, que se projetam acima da superfície. Uma característica é sua tendência a aumentar de tamanho, a se fundir entre si.

Com o líquen capilar de Deverge, há elevações papulares na pele do paciente, atingindo 1,5 cm de diâmetro. Neste caso, os elementos da erupção se projetam acima da superfície, diferindo na cor marrom ou avermelhada. Escalas de tesão esfoliam da superfície da pápula, no lugar da qual existem recessos. Nesse caso, não se observa quitação das escamas, o que é importante em termos de diagnóstico diferencial com a doença de Kirle, em que há liberação de líquido.

Características do líquen do cabelo:

  • a pele não é afetada em todo o seu comprimento,
  • a progressão é longa
  • o elemento inicial da erupção cutânea - pequenas pápulas, que são mais ligadas umas às outras,
  • a cor da erupção é acastanhada ou vermelha, distintamente visível na pele saudável,
  • os pacientes não se queixam dos sinais subjetivos de coceira, coçar, erupção cutânea,
  • não há mudanças no estado geral de uma pessoa
  • lesões nas membranas mucosas quase nunca ocorrem, mas ainda podem ser,
  • combinação freqüente de lesão de cabelo com o aparecimento de elementos erupção nos pés e mãos,
  • os pacientes podem ter uma mudança na forma das unhas, seu espessamento.

Se o paciente tiver sintomas semelhantes, o médico assistente deve suspeitar da doença de Deverzh e prosseguir com métodos de exame adicionais.

Métodos de tratamento

O tratamento da doença de Dewergy é uma tarefa complexa e complexa. A abordagem internacional da terapia envolve o uso de vitamina A em grandes doses (150-200 mil unidades por dia). A duração do curso é de pelo menos dois meses, após os quais há uma interrupção temporária no tratamento pelo mesmo período. Se necessário, os cursos de terapia vitamínica são repetidos. Às vezes, a vitamina E é adicionalmente prescrita com vitaminas do grupo B.

Às vezes os medicamentos prescritos retinóides (Roakkunt), que são usados ​​topicamente. No entanto, sua consulta deve ocorrer após a confirmação precisa do diagnóstico, devido aos possíveis riscos de efeitos colaterais.

Por que um líquen aparece na cabeça de uma criança, como tratá-lo com drogas e remédios populares?

Descubra por que espinhas aparecem em sua cabeça e como tratá-las.

Causas e sintomas de furúnculos na cabeça do cabelo, tratamento da inflamação.

Bons resultados são demonstrados pelo PUVA - o uso de irradiação ultravioleta com substâncias fotoativas. O número de sessões é diferente para pacientes individuais, mas em média é de 8 a 10 sessões de terapia. Este tipo de tratamento é indicado para pacientes com formas graves da doença na ausência de contraindicações. É permitido o uso de fisioterapia, por exemplo, fonoforese com drogas glicocorticoides.

Em formas mais leves da doença de Daveri, a preferência no tratamento é dada aos métodos locais de ação: pomada com vitamina A, pomada com drogas anti-inflamatórias não esteroidais, que permitem reduzir a inflamação na derme papilar. Se esta forma de terapia não for eficaz, aplique formas tópicas de glicocorticóides.

É importante! Não deve ser automedicação. Todas as drogas, freqüência de uso, a duração do curso prescrito pelo médico assistente.

Opções de prevenção

A doença é mais fácil de prevenir do que curar. Portanto, as questões de prevenção da doença de Daveri são relevantes. Infelizmente, as medidas preventivas não são bem desenvolvidas, uma vez que as causas do surgimento da patologia ainda não foram estudadas.

No entanto, existem várias recomendações gerais para reduzir o risco de desenvolver a doença:

  • prevenção de doenças infecciosas,
  • exames médicos preventivos regulares para a detecção precoce de doenças de órgãos internos, em particular, o sistema endócrino.

Resumir

A doença de DeVergey é uma lesão crônica da pele de crianças e adultos. A abordagem moderna do tratamento baseia-se no tratamento precoce do paciente, no uso de grandes doses de vitamina A e em pomadas antiinflamatórias locais. Ao mesmo tempo, há uma boa resposta à terapia, uma diminuição nos focos de hiperceratose folicular. É importante que todos os pacientes lembrem que é impossível se recuperar totalmente da doença, mas com terapia adequada e conformidade com as recomendações do médico, a doença se torna permanentemente em remissão.

Manifestação da doença em adultos

O primeiro tipo (adulto clássico) pode aparecer gradualmente e agudamente, com a borbulha localizada, por via de regra, na parte superior do tronco do paciente. As lesões podem ser manchas únicas ou agrupadas eritematosas, espalhando-se pelo corpo. No início da doença, o principal sintoma que incomoda o paciente é a coceira intensa. Com o curso adicional da patologia, em 80% dos casos, os pacientes apresentam hiperceratose palmo-plantar, e em 50% dos casos - folicular, chamado sintoma de Benie. De grande importância no diagnóstico do primeiro subtipo da doença de Dewergy é a presença de manchas de pele saudável no fundo de um diâmetro afetado de cerca de 1 mm.

Um tipo de adulto atípico, como já é claro a partir do nome, aparece fora do padrão: as lesões com ele são maiores do que na versão clássica. Este subtipo é caracterizado pela presença de lesões semelhantes ao eczema, maiores do que em pacientes com o primeiro subtipo da doença. Lesões localizadas principalmente nas extremidades inferiores, possivelmente perda de cabelo na cabeça. Um dos sintomas principais que podem revelar a síndrome de Deverzhi é as lesões erimatozno-escamosas, localizadas nas dobras das articulações do punho e do cotovelo.

A clínica deste subtipo assemelha-se a dermatite alérgica, seborreia, psoríase, neurodermatite, linfoma cutâneo e outras doenças semelhantes. Além do acima, pode-se notar que as exacerbações do tipo atípico do curso da doença são mais longas do que a sua remissão e são muito mais difíceis de tratar.

Doença de Daveri em crianças e adolescentes

Segundo U. Griffiths, os tipos juvenis de manifestação da doença começam na adolescência ou na primeira infância. Ao mesmo tempo, ao longo do tempo, a doença se torna crônica.

A variante clássica da patologia juvenil não é muito diferente do tipo clássico adulto, exceto pela localização das lesões, que geralmente estão localizadas na parte inferior do corpo. Além disso, a diferença está no fato de que os sintomas aparecem um pouco mais fracos do que nos adultos. Este subtipo da doença de Daveri é diagnosticado em crianças do primeiro e segundo anos de vida.

A variante de patologia juvenil limitada, como regra, afeta crianças de 11 a 12 anos, isto é, no período pré-púbere da vida. A doença é caracterizada por vários sintomas pronunciados:

  • áreas de hiperceratose folicular e eritema nas extremidades inferiores têm limites claros,
  • curso crônico
  • nenhuma tendência para se espalhar ainda mais.

Quanto à variante infantil atípica da doença, é seguro dizer que esse subtipo justifica seu nome: o eritema aparece muito fracamente com hiperqueratose folicular pronunciada. Em alguns casos, há um tipo nevóide de lesões.

Uma variante atípica também aparece nos primeiros anos da vida de uma criança, tornando-se crônica.

A doença de Dewergy é dividida em várias etapas, devido às suas várias manifestações, vamos considerar mais detalhadamente cada estágio do desenvolvimento da síndrome de Daveri.

Estágios de desenvolvimento de patologia

A doença de Divergey geralmente se desenvolve gradualmente e gradualmente:

  • O estágio inicial Aqui, no lugar de localização do líquen, formam-se os primeiros nódulos foliculares, enquanto a cor da pele muda de rosa claro para vermelho. Visualmente, lesões de pele nesta doença podem ser comparadas com escalas.
  • Forma progressiva. Na ausência de tratamento adequado e atenção aos primeiros sintomas, a doença continua a se desenvolver. Nesta fase, os nódulos foliculares individuais se fundem em um único todo, sua cor muda para amarelo ou laranja.
  • Uma forma negligenciada da doença. Além do acima, a pele em locais de derrota engrossa, talvez a manifestação de sulcos profundos.

Tratamento por métodos folclóricos

Métodos populares também são usados ​​e ajudam pacientes com doença de Daveri. Este unguento e decocções preparados em casa.

As seguintes substâncias herbáceas usam-se para o tratamento do vermelho que priva Diverzhi com remédios populares:

Você pode preparar os componentes necessários independentemente e comprá-los em uma farmácia. No segundo caso, você deve seguir cuidadosamente as instruções de uso com as dosagens indicadas. Para o tratamento da doença, você pode usar várias receitas testadas pelo tempo:

  • O alcatrão de bétula é aplicado na pele afetada 2-3 vezes ao dia.
  • 2 colheres de sopa de calêndula ou calêndula derramar água fervente, insistem, filtrar e limpar a infusão resultante da pele afetada.

Na Internet, você pode encontrar muitas outras receitas para o tratamento da doença Deverzhi, mas eles precisam ser usados ​​apenas sob a supervisão de um especialista e na ausência de uma reação alérgica a este componente.

Com o tratamento correto da doença Deverji, o prognóstico de recuperação é bastante favorável. Muitos pacientes após vários cursos de tratamento podem se livrar completamente da doença, mas mesmo após o tratamento, a pessoa deve ser observada regularmente por um dermatologista.

Pin
Send
Share
Send