Dicas úteis

Tratamento eficaz do líquen rosa

Pin
Send
Share
Send

O líquen zyberus é uma doença de causa desconhecida, manifestada por erupções arredondadas rosa na pele do corpo, braços e pernas.
A doença não é comunicável, isto é, não é transmitida de pessoa para pessoa. Não há tratamento específico. Passa por si só. Exame - por um dermatologista.

Código ICD 10: L42 - Pitiríase rósea. De acordo com a classificação do líquen, refere-se às doenças cutâneas papuloescamosas.

A etiologia (causa) do líquen rosado em humanos ainda é desconhecida!

Existem hipóteses da ocorrência desta patologia da pele em humanos:

  • natureza viral (vírus herpes, SARS),
  • natureza alérgica infecciosa (processos alérgicos que correm após doenças infecciosas).

  • diminuição da imunidade é um fator importante no desenvolvimento da doença,
  • doenças infecciosas
  • avitaminose,
  • jejum, desnutrição,
  • estresse
  • hipotermia
  • uso freqüente de scrubs, panos duros para o corpo.

A incidência de líquen rosado é observada principalmente no período frio do ano.

Sintomas e clínica

1) A placa materna (ver figura) é um sinal importante da fase inicial da doença.

  • Uma vermelhidão arredondada aparece na pele na forma de um ponto de 3-5 cm de tamanho.Geralmente, vários dias antes do ponto materno aparecer, os pacientes notam febre, mal estar, dor nas articulações, linfonodos cervicais aumentados - todos os sintomas como com ARVI.
  • Placa materna ligeiramente elevada acima da pele.
  • Depois de alguns dias, a mancha materna começa a descascar toda a superfície.

2) manchas de criança - o principal sintoma de rosa privando uma pessoa.

  • Após 7-10 dias a partir do aparecimento de manchas maternas, aparecem várias manchas cor-de-rosa variando em tamanho de 5 mm a 2 cm na pele do tórax, abdómen, costas, braços e pernas.
  • Pontos redondos ou ovais, não se fundem em conglomerados, erguidos acima da pele circundante. Depois de alguns dias, a pele no centro de tal mancha fica amarela pálida e começa a descascar. Depois de mais alguns dias, a parte central do local é retirada e a pele torna-se semelhante a "lenço de papel".
  • Na periferia, a mancha não descasca, fica rosa.
  • Entre as partes central e periférica do local permanece uma borda peeling (um sintoma de um "colar" ou "medalhão").
  • Nas manchas do corpo estão localizadas ao longo das dobras e linhas de tensão da pele (linha Langer). Este sintoma é considerado diagnóstico - ajuda a estabelecer o diagnóstico.

  • A placa materna durante este período começa a empalidecer e desaparece gradualmente.
  • A erupção quase nunca aparece nas palmas das mãos e solas dos pés. Muito raramente - na face, nos lábios, no pescoço, assim como na virilha.
  • As erupções na pele humana podem aparecer em ondas, com uma frequência de 7 a 10 dias. Portanto, pode-se observar um quadro polimórfico: alguns pontos acabam de aparecer, cor-de-rosa, pequenos, sem descascar. Outros pontos são antigos, anulares, com peeling "pescoço-like" e uma borda vermelha ao redor.
  • Normalmente, antes de uma nova erupção cutânea, uma pessoa nota uma deterioração da saúde - fraqueza, mal-estar, baixa temperatura corporal (até 37,2 graus).
  • Os pontos são acompanhados por ligeira coceira. Este não é o principal sintoma da doença, ocorre em apenas metade dos pacientes. Na maioria das vezes, a pele coça em crianças e jovens com uma psique emocional, bem como irritação da pele.

    Geralmente manchas de líquen rosa não sangram. Mas com prurido severo, os pacientes, especialmente as crianças, podem coçar as manchas no sangue.

    4) O curso da doença

    • Depois de 3-6 semanas de manchas de líquen-de-rosa começam a desvanecer-se no centro. Pontos tornam-se anulares. Então a parte periférica da mancha desaparece.
    • Por algum tempo após o desaparecimento do local, permanece uma área de aumento (ou vice-versa - redução) da pigmentação da pele. Estes pontos de pigmento desaparecem por si mesmos dentro de 1-2 semanas. Não há consequências na forma de cicatrizes ou cicatrizes na forma não complicada da doença.
    • Com um curso favorável de recuperação por um longo tempo não está atrasado, e a recaída não ocorre.
    • A doença recorre em pessoas com imunodeficiência. Estes são pacientes com HIV e pacientes com baixa imunidade para câncer no sangue no contexto de quimioterapia severa.
    • O líquen rosa pode ser complicado pela inflamação na pele: pústulas, acne, a adição de flora fúngica (micose). Em casos raros, as crianças podem se juntar ao eczematization com choro. Para evitar isso, siga estas diretrizes.

    O que não deve ser feito ao paciente

    1. É impossível ferir ou pentear manchas (de modo que as manchas não aumentem de tamanho).
    2. Você não pode esfregar a pele com um pano ou mesmo uma esponja ao lavar no banho, no banheiro.
    3. Você não pode tomar antibióticos por conta própria.
    4. Você não pode tomar sol, visite o solário.
    5. Você não pode lubrificar a pele com álcool e álcool tinturas de iodo, verde brilhante, pomadas contendo enxofre e alcatrão, sabão de alcatrão, pomada salicílico, aplicar cosméticos na pele afetada.
    6. Você não pode usar itens sintéticos e de lã (apenas algodão!).
    7. Você não pode usar coisas de pele traumáticas (o sutiã forte provoca o crescimento de manchas sob o peito).

    Dieta com Líquen Rosa

    1) Excluir da dieta alimentos alergênicos e irritantes:

    1. doce, mel, batata frita,
    2. chocolate, café e chá forte,
    3. frutas cítricas
    4. Aditivos e sabores artificiais para alimentos;
    5. álcool,
    6. carne defumada
    7. pimenta e outras especiarias,
    8. alimentos gordurosos
    9. picles e marinadas,
    10. os ovos.

    2) Você pode e deve incluir na dieta:

    1. Mingau de cereais naturais: aveia, trigo sarraceno, painço, 5 cereais, 7 cereais, etc.
    2. Pão Borodinsky, Suvorovsky, rendimento, de farinha grossa.
    3. Carne cozida.
    4. Batatas, cenouras e outros vegetais.

    É possível lavar?

    Sim, você pode, mas não todos os dias e apenas debaixo do chuveiro. Você não pode lavar sob água quente - apenas sob quente. Toalhinha para não usar. Não use sabão. Dab a pele com uma toalha (não esfregue!).

    Quanto tempo o líquen rosa passará?

    O curso padrão da doença é de 10 a 15 dias.

    O que fazer se a erupção não passar mais de 2 meses?

    Você deve consultar um dermatologista para um exame mais aprofundado quanto à presença de outra doença de pele, mascarada como líquen de Ziber. Muitas vezes é necessário excluir parapsoríase - isto exigirá uma biópsia da pele.

    Diagnóstico

    O diagnóstico é feito com base na anamnese (história médica), sintomas clínicos e exclusão de outras doenças.
    O diagnóstico laboratorial não apresenta sinais característicos de líquen rosa (lembre-se de que a causa da doença não foi estabelecida).

    Ziber zoster tem que ser diferenciado de várias doenças de pele:

    Tratamento e Prevenção

    Em 90% dos casos, o tratamento não é necessário. O paciente não é contagioso.
    Versicolor rosa passa por si próprio dentro de 4-6-8 semanas após o aparecimento do primeiro ponto.

    Lembre-se: se você quiser se livrar rapidamente da privação de Giber, você não terá sucesso. Leva tempo para a imunidade da pessoa iniciar a luta contra a doença. E para isso é necessário remover todos os fatores provocadores, para que o sistema imunológico lide rapidamente com a doença.

    O tratamento medicamentoso é prescrito para prurido grave e complicações.

    1. Comprimidos anti-histamínicos: loratadina, suprastina, claritina, etc. Siga as instruções (1-2 comprimidos por dia). Essas drogas ajudam a reduzir as reações alérgicas no corpo como um todo, o que alivia a coceira na pele. Os pacientes param de coçar.
    2. Comprimidos de gluconato de cálcio: também com finalidade antialérgica (1 comprimido 2 vezes ao dia).
    3. Unguentos e cremes com hidrocortisona: pomada Flucinar, pomada Lorinden, pomada Akriderm, creme Beloderm, creme Lokoid, pomada Celestoderm.
      Lubrifique a pele afetada 2 vezes ao dia. O mecanismo de ação - reduzindo reações alérgicas na pele, edema, reduzindo o prurido, efeito anti-inflamatório.
    4. Unguentos e cremes com óleo de naftalano: Naftar. O mecanismo de ação é o mesmo: redução de prurido e inflamação na pele. Em comparação com pomadas hormonais, não há tais efeitos colaterais.
    5. Antibióticos Apontado apenas para complicações na forma de inflamação pustular da pele. Em caso de recorrência da doença, também estão incluídos antibióticos do grupo Eritromicina em comprimidos (em casos graves, formas de injeção em injeções e tratamento hospitalar). Anteriormente, os antibióticos eram usados ​​no início da doença, mas agora não é recomendado.
    6. Suspensão de zindol (óxido de zinco) - seca a pele e reduz a inflamação. Ajuda muitos pacientes a aliviar a coceira e a irritação da pele. Aplique Zindol na pele afetada com um cotonete, 2-3 vezes ao dia. Não esfregue!

    A prevenção é necessária para evitar a propagação da erupção cutânea para outras partes do corpo, para evitar complicações (ver o que o paciente não deve fazer).

    Atenção: O aciclovir com líquen rosa não ajuda. O aciclovir é um medicamento para o tratamento de herpes zoster (cuja causa é o vírus da herpes).

    Remédios populares

    Em casa, para tratar o líquen rosa pode e deve ser medicamentos tradicionais. Dada a causa incerta da doença, os remédios populares para o líquen têm um efeito fraco. Os mesmos métodos ajudam alguém rapidamente, outros não ajudam em nada e em outros levam à deterioração.

    Para o tratamento do líquen rosa nas pessoas usam as seguintes ervas (de acordo com avaliações dos próprios pacientes): celandine, barbante, aloe, urtiga, camomila.

    1. Caldo de celandine, sucessão, camomila, bardana, etc. Caldo de água (não esfregue ou esfregue, mas apenas água) na pele afetada. Não seque com pano - deixe secar por si só.
    2. Você não pode tratar a pele com tintura de álcool líquen-de-rosa, a fim de evitar a propagação de manchas na pele.
    3. Não esfregue farinha de trigo e massa.
    4. Não lubrifique com vinagre, óleo de espinheiro marítimo, alcatrão, pomada sulfúrica, iodo.
    5. É impossível esfregar cinzas de jornal.
    6. Não coloque plantas como compressas.

    Dentro - para fortalecer o sistema imunológico:

    Líquen rosa durante a gravidez e lactação

    O líquen de Giber não afeta o feto nem o trabalho da mulher. Portanto, em mulheres grávidas, esta doença não pode ser tratada com medicação, mas apenas seguir uma dieta e regime suave para a pele.

    Ao amamentar, o bebê não terá líquen rosado.

    Como e o que tratar?

    O tratamento do líquen rosa em mulheres grávidas é realizado apenas com prurido intenso e com inflamação grave da pele.
    Dos fármacos locais utilizados apenas Zindol ou talker (zinco + talco + glicerina). Pomadas de corticosteróides - apenas de acordo com indicações rigorosas em casos extremamente raros. Ao prescrever tais pomadas, a amamentação deve ser descontinuada.
    Os preparativos para ingestão e injeções são raramente usados ​​e devem ser prescritos por um médico de acordo com indicações estritas no caso de uma mãe com risco de vida.

    Líquen-de-rosa em uma criança

    As crianças estão doentes a partir dos 4 anos de idade, mas mais frequentemente - adolescentes (alterações hormonais no organismo, imunidade reduzida). A criança não é contagiosa para os outros.
    Em crianças, os pontos de líquen rosa devem ser cuidadosamente diferenciados de doenças infecciosas - sarampo, rubéola.

    Como e o que tratar?

    O tratamento em 90% dos casos não é necessário. A coisa mais importante no tratamento de crianças é manter uma dieta pouco alergênica e prevenir a propagação de manchas na pele de uma criança, já que as crianças costumam pentear e ferir as áreas afetadas.
    Para prurido intenso, Zindol e anti-histamínicos são prescritos (Claritin em xarope). Se os sintomas forem acompanhados por fenômenos eczematosos, em raros casos, pomadas e cremes corticosteróides são prescritos em um curso curto (creme Beloderm, etc.).

    Versicolor rosa

    A tinea versicolor de Zhiber é uma micose, isto é, uma infecção fúngica. Mas esta é uma infecção fúngica incomum.
    O fato é que nosso corpo não é estéril. Existem muitos microorganismos que habitam nosso corpo e um número suficientemente grande deles vive na pele.

    Isso é assustador? Claro que não, porque a microflora normal da pele (incluindo estreptococos, estafilococos e escheríquia, se houver enterobactérias e muitas outras) ajuda na formação de um filme lipídico que protege nossa pele de vários fatores traumáticos químicos, físicos e biológicos. A mudança na composição quantitativa ou qualitativa da microflora é chamada de dysbacteriosis (disbiose) da pele.

    Localização e prevalência

    O líquen rosa no corpo é localizado principalmente na parte superior do tronco. As lesões ocorrem com mais frequência entre os 10 e os 40 anos de idade, as mulheres adoecem com mais frequência do que os homens.

    Para que a Malassezia comece a se multiplicar, ela precisa de condições especiais, a saber: aumento da oleosidade da pele e aumento da transpiração, aumento da umidade, um ambiente neutro ou levemente alcalino.

    Tudo isso pode ser conseguido usando fatores externos: por exemplo, alto esforço físico, estar em um clima quente, trabalhar em oficinas aquecidas aumentará a umidade e a transpiração, banhos de sol que duram mais de 20 minutos por dia diminuem a imunidade e alteram o pH.

    Boas condições podem ser alcançadas com a ajuda de fatores internos: seborréia, acne - contribuir para formação adicional de gordura, doenças das glândulas endócrinas, distonia vegetativa-vascular contribuem para o aumento da sudorese, doenças crônicas de órgãos e sistemas contribuem para uma diminuição da imunidade e, portanto, mudanças na composição quantitativa da microflora, incluindo e na pele, uma mudança no pH.

    Conclusão: se a Malassezia se multiplicou, isso significa que o paciente leva um estilo de vida que promove o fungo ou que há problemas de saúde.

    Fatores predisponentes à ocorrência de patologia são:

    • Imunidade reduzida.
    • Estresse.
    • Super-resfriamento freqüente.
    • Hipovitaminose.
    • Doenças bacterianas e virais agudas.
    • Predisposição para alergias.
    • Contato próximo com uma pessoa doente e o uso de seus pertences pessoais.

    Muitas vezes, uma pessoa com líquen rosa começa com a aparência no corpo da placa materna. Esta mancha rosa redonda em tamanho de 2 cm a 5 cm, cujo centro fica amarelo ao longo do tempo. Muitas vezes há uma fraqueza geral, febre e gânglios linfáticos. Após 1-2 semanas, aparecem manchas de 5-10 mm ao redor da placa materna. Uma escala aparece no centro das lesões, uma borda avermelhada aparece na periferia. Há uma ligeira coceira. A formação de pequenas manchas sem placa materna ocorre com menos frequência.

    Placa materna com líquen rosa de gibere

    3-4 semanas após o início da doença, as manchas tornam-se marrom-amarronzadas e começam a descascar, após 3-4 semanas elas desaparecem. Com irritação constante da pele, o rosa líquen pode se transformar em uma forma atípica. É caracterizada por uma erupção da bolha e um curso crônico. Tais complicações surgem devido à lavagem freqüente das lesões com um pano e a aplicação de substâncias irritantes (pomada sulfúrica, alcatrão) sobre elas.

    Prevenção

    A prevenção primária está ausente. Evitar a transição da doença para uma forma atípica até que o desaparecimento completo dos sintomas seja evitado:

    • Tomar banho e usar secadores de pele.
    • Long ficar no sol.
    • Vestindo lã sintética e natural.
    • Pentear e esfregar lesões.
    • Comer alimentos picantes, defumados e em conserva, álcool, café, mel, ovos, peixe, chocolate e frutas cítricas.

    Primeiro, ajustar o estilo de vida para que as condições na pele não mudem, de modo que não haja condições para o crescimento do fungo, se houver doenças que contribuam para a micose - para curá-las
    Em segundo lugar, a própria pele é tratada com drogas antifúngicas, esfoliantes e normalizadoras de pH. O tratamento por um dermatologista é prescrito individualmente para cada paciente.

    Preciso desinfetar a roupa?
    Em geral, o versicolor versicolor é considerado pouco contagioso. Como escrevi acima, esse patógeno vive absolutamente em todas as pessoas em pequenas quantidades, e somente aqueles que têm certas condições na pele adquirem a cor do leopardo. Portanto, de tais pessoas é muito difícil, quase impossível, contrair o líquen multicolorido.

    Mas a pessoa que está doente, você precisa lavar e passar sua roupa de baixo e roupa de cama com ferro quente em ambos os lados ou ferver. Porque ele tem todas as condições na pele para a colonização e reprodução de Malassezia, e, em contato, com esta roupa crua e roupas íntimas, esta pessoa se infectará.

    Demorou mais de 2 semanas desde o início do tratamento, mas as partículas permaneceram. Por que
    Se o paciente foi tratado adequadamente, então não haverá Malassezia na superfície da pele após 2 semanas.
    MAS! O fato é que as manchas fúngicas não permitem que o sol suficiente para bronzear uniformemente a pele. Quando o fungo desaparece por baixo, a pele não queimada permanece, há uma sensação de que o paciente não se recuperou. Você só precisa esperar até que a cor da pele seja igual.

    Se eu tomar sol, a cor da pele é igual?
    Se a mesma quantidade de ultravioleta penetra na pele nas áreas bronzeada e não queimada, então a quantidade de melanina recém-produzida em ambas as áreas será a mesma. Consequentemente, o bronzeado será mais intenso, mas permanecerá o mesmo irregular. É melhor esperar alguns meses quando as células superiores da pele descolam e a cor se torna uniforme. Então o novo bronzeado será lindo.

    A doença agora se repetirá?
    Não, se não houver fatores contribuintes.
    Sim, se você tratar apenas a pele e não prestar atenção aos outros fatores externos e internos descritos acima.

    Se eu tiver mais de 15 anos e quiser me recuperar pela primeira vez, posso estar?
    Sim, por favor entre em contato.

    Posso dar à luz no diagnóstico de um versicolor multi-colorido em um hospital regular, ou apenas em um infeccioso?
    O versicolor de cor líquida é uma infecção fúngica da pele que não é contagiosa e o isolamento não é necessário para esta doença. Você pode dar à luz em um hospital comum.

    É possível curar o líquen durante a gravidez ou a amamentação, quando a maioria dos agentes antifúngicos é proibida?
    Sim, você pode, existem meios fracos que não são absorvidos pela pele e que podem ser usados ​​durante a gravidez e alimentação.

    Pode um versicolor versicolor ser passado de mim para uma criança?
    Não, o versicolor versicolor não é uma doença hereditária.

    Finalmente, vou responder a questão filosófica: É uma doença ou um incômodo cosmético?
    Na minha opinião, nem um nem outro, o líquen versicolor é apenas um indicador, um sino que uma pessoa faz algo errado em algum lugar, fere sua saúde em algum lugar, em algum lugar há problemas de saúde, e que é hora de parar na corrida da vida e prestar atenção em si mesmo, amado.

    Causas e sintomas da doença

    O líquen rosa é classificado como uma doença infecciosa dermatológica. As razões para seu desenvolvimento não são conhecidas pelos médicos, mas especialistas acreditam que os sintomas de privação de Ziber se manifestam no contexto de fraqueza das forças imunológicas, após doenças virais ou resfriadas que haviam sido transferidas há não muito tempo, como resultado de super-resfriamento do corpo ou após exposição a fatores prejudiciais. trabalho, más condições ambientais, etc.).

    Até hoje, a ciência não estudou se o líquen rosa é contagioso. Se é contagioso, pode ser transmitido de várias maneiras:

    Para determinar o aparecimento da doença pode estar nos sintomas. O sinal inicial do desenvolvimento da doença é o aparecimento de uma "mancha materna" na superfície da pele em humanos. O tamanho da "placa" pode ser diferente - de alguns centímetros até o tamanho de uma moeda de ferro.

    Após 7-10 dias no corpo do paciente (nas extremidades, costas, abdômen, coxas do pescoço) aparecem pontos semelhantes, porém menores, que começam a aparecer (“mães”). O esquema de cores das "crianças" pode variar de amarelo claro a rosa brilhante.

    A superfície dos "miúdos" escama e coça, o que traz uma pessoa desconforto perceptível. A borbulha de pele, por via de regra, não entrega as sensações dolorosas.

    A principal diferença na privação de outros tipos de doenças dermatológicas é a localização da erupção - a erupção está localizada principalmente nos lábios, ombros, nas laterais do corpo.

    O desenvolvimento do líquen rosa afeta negativamente o corpo humano. Além da erupção cutânea, o paciente apresenta outros sintomas:

    • mal-estar geral,
    • ligeiro aumento dos linfonodos submandibulares,
    • aumento de temperatura para 37-37,5 graus.

    O tratamento atempado do líquen cor-de-rosa no corpo ajudará a rapidamente. A terapia medicamentosa para eliminar sinais de líquen rosa, como regra, não se aplica.

    Efetivamente e rapidamente o suficiente para se livrar das "manchas" no corpo vai ajudar as receitas populares. Se não for tratada, os sintomas da doença são auto-eliminados após 6-9 semanas.

    Dicas e truques

    Efetivamente tratamento de remédios populares de líquen-de-rosa. Mas, no processo de autotratamento, é impossível vasculhar as “placas”, caso contrário, pode levar à introdução de uma infecção bacteriana.

    Se uma infecção se une à doença, então a terapia com remédios populares já será ineficaz, neste caso, a terapia com medicamentos antibacterianos será necessária.

    Para o tratamento mais rápido do líquen rosa, recomenda-se observar o seguinte:

    • Para o período de terapia, você deve se recusar a visitar o banho, sauna, banho, chuveiro. Como uma higiene de corpo, o corpo que esfrega com água morna é usado. Você não pode molhar as "placas" com água, sabão com sabão ou gel de banho,
    • Não é recomendado o uso de cremes cosméticos para o corpo. Para o período de tratamento, é importante recusar-se a visitar salas de massagem, salões de beleza, uma piscina, um solário,
    • Útil para o corpo usar roupas apenas de tecidos naturais. Este conselho deve ser seguido durante e após a terapia,
    • É necessário organizar o menu correto, no qual não haverá produtos alérgenos. Alimentos lácteos, salgados, enlatados, em conserva e condimentados são removidos da dieta do paciente. É proibido beber bebidas carbonatadas e álcool. É necessário limitar o uso de pratos doces e peixes do mar.

    Na sala onde o paciente mora, os seguintes procedimentos devem ser realizados diariamente:

    • aeração
    • quartzo
    • limpeza molhada.

    O líquen rosa ao iodo só pode estar no estágio inicial da doença. De acordo com a recomendação de um especialista, os principais métodos de tratamento do líquen rosa são determinados.

    Livrar-se da coceira

    Os remédios populares para o líquen rosa ajudam a eliminar os sintomas da doença. Se as "placas" forem tratadas com meios especiais, outros métodos podem ser usados ​​para eliminar a coceira no corpo:

    • Caldo de trigo mourisco. Cozinhe em 1 colher de sopa. água 0,5 colher de sopa. Sêmolas de trigo sarraceno. A decocção resultante várias vezes ao dia para limpar coceira "placas".
    • Massa levedada. Estenda uma pequena porção da massa de levedura em uma tortilha e prenda-a a um local com comichão no corpo. Mantenha 30 min. até 2 horas.

    Métodos de cura de "placas" com líquen rosado incluem os seguintes remédios populares:

    • “placas” de processo com óleo de espinheiro marítimo ou óleo de rosa de cão,
    • aplique compressas na superfície das “placas” com base no caldo de erva de São João,
    • limpe os lugares inflamados com pomada preparada a partir de 1 colher de sopa. l flores de calêndula e uma pequena quantidade de vaselina,
    • Aplique uma compressa de beterraba ralada e uma pequena quantidade de mel para as "manchas" por 1-2 horas.

    De que outra maneira você pode se livrar do líquen rosa?

    Para o tratamento de líquen rosa pode ser usado medicamentos e receitas populares. Em casa, o médico prescreve os seguintes medicamentos para o paciente:

    • com o aumento dos regimes de temperatura do corpo - medicamentos antipiréticos (Nurofen, Paracetamol),
    • com a coceira dolorosa de "manchas" - pomadas ou comprimidos anti-histamínicos (Zyrtec, Suprastin, Fenistil, Claritin),
    • ao introduzir uma infecção bacteriana, antibióticos (a escolha de agentes antibacterianos é feita pelo médico),
    • para mitigar a gravidade das "placas" - pomadas contendo hormônios (1% de hidrocortisona, 0,5% de prednisolona, ​​1% de betametasina).

    Para ativar a resistência do corpo ao paciente, drogas antivirais e complexo vitamínico-mineral são indicados.

    Breve descrição

    Versicolor rosa (pitiriaz rosa, doença de Gilbert, roseola escamosa, pityriasisrosea) - esta doença inflamatória aguda da pele, presumivelmente infecciosa-alérgica e viral, caracterizada pelo aparecimento de uma erupção cutânea eritêmato-escamosa comum, sazonalidade (principalmente no outono e primavera) e uma tendência à resolução espontânea.

    INTRODUÇÃO

    Código (s) ICD-10:

    Data de desenvolvimento / revisão do protocolo:Ano de 2017

    Abreviaturas utilizadas no protocolo:

    Usuários do protocolo: clínicos gerais, pediatras, clínicos gerais, dermatologistas.

    Categoria do paciente: adultos, crianças.

    A escala do nível de evidência:

    Causas e rotas de transmissão

    Não é completamente conhecido se é correto considerar as causas da privação de líquen:

    • anormalidades na epiderme devido a lesão,
    • redução de defesas do corpo (imunodeficiência, doenças crônicas, conteúdo insuficiente de vitaminas e minerais),
    • sobrecarga psico - emocional (estresse, depressão, doença mental),
    • alergias (irritantes externos provocando uma reação alérgica a alimentos, produtos químicos domésticos e cosméticos, drogas),
    • a introdução de infecções virais e fúngicas (resfriados frequentes durante o período de mudança do ano, hipotermia e superaquecimento, processos micóticos crônicos no período de recaída),
    • picadas de pulgas, piolhos, percevejos.

    Sem dúvida, todos os fatores acima, individual ou coletivamente, têm seu próprio significado. Mas, com um alto grau de confiança, a pesquisa confirma que o líquen rosa de Zhiber tem a etiologia de origem viral, como na grande maioria dos testes realizados no pico dos sintomas, foram encontrados vestígios de vírus herpes.

    Os médicos determinaram com precisão que o zóster rosa de zyber não é transmitido aos seres humanos a partir de animais. E, como a razão não é conhecida, os meios de transmissão não são totalmente claros. Os especialistas recomendam ter cuidado ou excluir:

    • fechar contatos diretos com os doentes (beijos, abraços, relacionamentos íntimos),
    • uso de itens de higiene pessoal afetados (toalhas, pentes, esponjas, roupas íntimas e roupas).

    Líquen rosa - os principais sintomas

    Tal como acontece com outros tipos de líquen, com líquen rosa, a principal característica distintiva é uma erupção, que tem suas próprias características. Na foto você pode considerar cuidadosamente os sintomas do líquen rosa.

    Versicolor rosa começa com o aparecimento da "placa materna" - um ou mais pontos únicos de tom rosa intenso. Eles têm contornos claros e claros que lembram a forma de um medalhão. O diâmetro da erupção é equilibrado em valores de 2 a 5 centímetros.

    No centro do tom da pele da placa torna-se amarelado. A pele está seca, com escamas esfoliantes. Muitos notam comichão, menos muitas vezes - formação de bolhas e sensação de queimação. Se um paciente tem um sistema imunológico gravemente enfraquecido, as vesículas podem se fundir em vesículas maiores.

    No contexto da deterioração da saúde, a temperatura periodicamente aumenta, fraqueza é notada, em alguns casos - um aumento dos gânglios linfáticos no pescoço e sob a mandíbula inferior.

    Há uma distribuição de pontos na forma de pequenos focos. Líquen rosa "ama" localizar ao longo da linha de Langer (linhas invisíveis do corpo, localizadas através das fibras dos músculos). No corpo, eles geralmente estão localizados em locais de dobras naturais de pele nos ombros, nas laterais do corpo, nas costas e nos quadris. O padrão geral de placas lembra remotamente a distribuição de ramos de abeto ao longo do tronco.

    Atualização erupção ocorre duas a três semanas a partir do início do primeiro sintoma. Neste momento, o versicolor rosa é caracterizado pela presença de focos antigos e novos.

    A duração do fluxo é de um a seis meses. Após esse período, os sintomas desaparecem ou desaparecem completamente.

    Versicolor rosa é apenas aguda e nunca se torna crônica. Uma pessoa que teve esta doença obtém imunidade vitalícia a ela.

    A doença pode dar complicações. Como regra geral, trata-se de vesículas de conteúdo transparente (uma característica individual muito rara), que se transformam em inflamação purulenta, ou seja, causam a adição de uma infecção bacteriana.

    Líquen-de-rosa na cabeça

    Às vezes rosa versicolor afeta o couro cabeludo. Ao mesmo tempo, é caracterizado por:

    • o aparecimento de manchas ovais separadas, com contornos claros,
    • arranhões constantes,
    • perda de cabelo.

    A doença nesta manifestação é bastante rara. No entanto, a sua duração (em caso de ocorrência) é por vezes atrasada até três meses.

    Versicolor rosa em mulheres durante a gravidez

    Esperar uma criança por uma mulher é um momento difícil e desconfortável. Reestruturar para carregar um bebê força o corpo a trabalhar para dois. O vigor hormonal agita os sistemas nervoso e imunológico. Nas futuras mães, o metabolismo está mudando, várias reações alérgicas são possíveis. Neste momento, a doença pode facilmente "atacar" o corpo de uma mulher grávida.

    No entanto, você não deve se preocupar muito. Se as prescrições do médico forem seguidas durante o curso do tratamento, bem como as regras de higiene pessoal, o rosa líquen vai retroceder rapidamente.

    A principal coisa - a perder o punhado de pílulas e não sucumbir ao conselho provocativo de namoradas.

    Líquen rosa em crianças

    Privar "se apega" às crianças, especialmente aquelas que muitas vezes têm resfriados e são propensas a alergias.

    Sintomas da doença em crianças:

    • fraqueza e mal-estar
    • dor de cabeça e dor nas articulações,
    • ligeiro aumento de temperatura
    • coceira em focos localizados,
    • falta de apetite
    • mau sono
    • linfonodos submandibulares aumentados.

    Os bebês ficam doentes com menos frequência. Uma boa barreira para a penetração de um princípio causador da doença expõe o leite materno.

    As crianças do jardim de infância (especialmente durante o período de adaptação na equipe das crianças), bem como os adolescentes (durante o ajuste hormonal em uma idade de transição difícil) adoecem com muito mais frequência.

    Erupção cutânea em crianças afeta áreas de concentração da glândula sudorípara em todo o corpo:

    • nas superfícies laterais sob os braços e nas costas,
    • na virilha e no abdômen,
    • nas extremidades superior e inferior (antebraços e coxas),
    • menos frequentemente no pescoço e no rosto.

    As crianças geralmente toleram o versicolor rosa mais facilmente que os adultos - a doença geralmente desaparece sozinha, mesmo sem tratamento. No entanto, os pais ainda precisam consultar um médico para aconselhamento.

    Quando o diagnóstico é confirmado, o tratamento sintomático é prescrito para acelerar a recuperação.

    Termos e definições

    O versicolor rosa de Zyber (Pitirias pink, doença de Ziber, roseola escamosa, pitiríase rósea) é uma dermatose inflamatória aguda autolimitada, caracterizada por focos típicos ovais ou monomatosos irregular-papulares e eritêmato-escamosos, localizados principalmente no tronco e nas formas proximais.

    Como curar as telhas-de-rosa em casa?

    É bastante simples tratar o líquen rosa em casa. É suficiente para excluir a irritação da pele e não consumir produtos que possam causar alergias. No entanto, antes de iniciar o tratamento, não deixe de consultar um médico. Mesmo que os seus sintomas se encaixem totalmente na descrição da doença, isso não significa que você possa diagnosticar a si próprio. Existem pelo menos cinco outras doenças com manifestações semelhantes.

    Se um dermatologista determinar que você tem um líquen rosa, as seguintes medidas devem ser tomadas:

    • Mude sua cueca diariamente. Você só pode usar algodão. Roupa de cama também deve ser feita de tecido natural.
    • Use roupas soltas. Se possível, desista de coisas apertadas, incluindo linho. São camisetas largas com mangas curtas, se o tempo permitir, é melhor andar com um torso nu. Tente garantir o livre acesso do ar à pele afetada.
    • Tome um banho quente não mais que 1 vez por dia. Lave as áreas afetadas sem sabão. Não use panos. Depois de um banho, não esfregue a pele, mas seque levemente com uma toalha limpa. Os médicos da velha escola recomendam não molhar as áreas afetadas, mas a medicina ocidental não impõe tais restrições.
    • Evite situações em que a transpiração excessiva ocorre: esportes ativos, roupas quentes feitas de materiais sintéticos.
    • Evite o estresse. A liberação ativa de adrenalina pode causar coceira e aparecimento de novas erupções cutâneas.
    • Consulte um médico sobre pomadas de corticosteróides hormonais.. Aplicam-se só nos elementos coceira da borbulha com uma camada fina: Akriderm (2 vezes por dia), Advantan (1 vez por dia). As drogas não usam mais de 2 semanas.
    • Anti-histamínicos tem um efeito antipruriginoso pronunciado - Suprastin (2-3 vezes ao dia), Allertek (10 ml 1 vez ao dia).
    • Enterosorbents (Carvão branco, Polysorb, Enterosgel) limpar os intestinos e sangue de alérgenos e toxinas, melhorando assim a condição da pele.

    Lembre-se de que cada uma das drogas tem uma lista de contra-indicações, portanto, apenas um médico pode prescrever e determinar a dosagem.

    Como você sabe, existem teorias sobre a natureza infecciosa-alérgica e viral da doença. Nesta base, as tentativas estão sendo feitas para curar o líquen cor-de-rosa:

    • imunomoduladores - Interferões alfa / gama recombinantes, Kagocel,
    • drogas antivirais - aciclovir, geviran,
    • antibióticos - Eritromicina, Azimed.

    No entanto, os dermatologistas não recomendam o uso desses medicamentos. Os imunoestimulantes aumentam o risco de que as alergias aumentem, fazendo com que a erupção se espalhe. Antibióticos e antivirais, que supostamente aceleram a recuperação, são ambíguos. Pesquisa confiável sobre esta questão não foi conduzida, portanto, estas drogas geralmente não são prescritas.

    Versicolor rosa não viola o desempenho, e com este diagnóstico não dá licença médica. Você pode ir trabalhar e, enquanto isso, curar zoster rosa em casa.

    Líquen-de-rosa durante a gravidez. O que fazer

    Versicolor rosa durante a gravidez - um fenômeno bastante comum. A alta incidência, em comparação com outros grupos da população, está associada à interrupção hormonal e a uma diminuição natural da imunidade durante esse período da vida de uma mulher. A doença em si não é perigosa para a saúde da mãe e da criança, e não ameaça a gravidez, no entanto, prurido grave e a tensão nervosa associada agravam a condição da mulher. A este respeito, se o líquen rosa se desenvolveu antes da 15ª semana, o risco de aborto espontâneo aumenta.

    O que fazer se o médico diagnosticou líquen rosa durante a gravidez?

    • Terapia da vitamina - vitaminas A, C e todos os representantes do grupo B. Eles fortalecem o sistema imunológico e aceleram a recuperação. As vitaminas são tomadas sob a forma de complexos vitamínicos (Pregnavit, Aditivo) ou separadamente.
    • Gluconato de Cálcio contém sais de cálcio que melhoram o estado do sistema músculo-esquelético da mãe e do feto, que têm efeito antialérgico e hipossensibilizante. O gluconato de cálcio reduz a permeabilidade dos vasos sanguíneos e membranas celulares, impedindo o desenvolvimento de reações inflamatórias e alérgicas na pele. Tome 1 comprimido 3 vezes ao dia por 2-3 semanas.
    • Fototerapia - exposição a uma lâmpada ultravioleta ou exposição de curto prazo (15 a 20 minutos) ao sol. OVNI fortalece o sistema imunológico, melhora a condição da pele e mata as bactérias patogênicas.
    • Tratamento externo do líquen rosa em mulheres grávidas:
      • A solução de óleo clorophyllipta - tem propriedades antimicrobianas e acelera a regeneração, tem um efeito suavizante. Lubrifique as lesões 1-2 vezes ao dia com uma solução.
      • Sea buckthorn, pêssego, óleos de rosa mosqueta - contêm vitaminas, flavonóides e ácidos graxos, que têm um efeito anti-inflamatório e regenerador, suavizam a pele, reduzindo a coceira. Pano de gaze umedecido com óleo, aplicado nas lesões por 10-15 minutos, 2 vezes ao dia.
      • Pomada de zinco - reduz a inflamação e irritação, forma uma barreira que impede a penetração de bactérias e infecção das lesões. Aplicar 2-4 vezes ao dia na pele afetada.
      • Advantan creme é um agente corticosteróide "hormonal" que reduz a coceira, queima e outras manifestações de líquen rosácea. Aplique com cuidado, apenas como prescrito por um médico 1 vez por dia, não mais de 4 semanas.

    Ao tratar o líquen rosa durante a gravidez, é importante não sobrecarregar o corpo com medicamentos que podem ser mais perigosos do que a própria doença. Com base nisso, muitos médicos aconselham eliminar todos os medicamentos, alérgenos, irritantes locais e esperar que a doença desapareça.

    O que é impossível com o líquen rosa?

    Dermatologistas reconhecem que não há tratamento médico eficaz que sirva para todos os pacientes. No entanto, se excluirmos tudo o que é impossível com o líquen rosado, as manifestações da doença desaparecerão em uma a duas semanas.

    Com líquen rosa é indesejável:

    • Muitas vezes, tomar tratamentos de água. Molhar provoca o aparecimento de novos focos de líquen rosa. Por que isso acontece, não foi possível instalar. No entanto, os médicos recomendam tomar um banho não mais que 1 vez por dia.
    • Use panos e detergentes. O bast deixa abrasões microscópicas na pele, no lugar de que novos focos aparecem. Substâncias que fazem parte de sabão e géis de banho causam reações alérgicas, que também aumentam a erupção cutânea.
    • Assistir a piscina. Bleach usado para desinfectar a água pode causar uma erupção cutânea para se espalhar.
    • Suar. Sais que fazem parte do suor, são irritantes para a pele, de modo que a transpiração excessiva contribui para o aparecimento de manchas líquidas "filhas". Recomenda-se excluir situações em que uma pessoa suar ativamente: exercício intenso, roupas quentes que não são adequadas para o clima.
    • Pentear pontos. As bactérias entram em escoriações microscópicas e a infecção secundária se une ao líquen rosa, o que complica significativamente o curso da doença.
    • Use pomada com alcatrão e enxofre. Estas substâncias secam a pele, aumentando a coceira.
    • Fazer massagem. Este procedimento aumenta o fluxo sanguíneo para a pele. Por causa disso, a erupção se torna mais visível. Além disso, durante a massagem, a pele fica esticada e ferida, o que aumenta o risco de infecção.
    • Use roupas de lã e sintéticas. Lã "morde", irritando a pele. Sintéticos não absorvem o suor, seus sais e umidade criam condições favoráveis ​​para o crescimento de bactérias. Esses tecidos geralmente causam a disseminação de erupções cutâneas.
    • Use roupas apertadas. Lingerie e coisas que se encaixam perfeitamente ao corpo, esfregam a pele durante o movimento. Especialmente, muitas vezes isso ocorre em locais onde a pele está em contato com as costuras e faixas elásticas de linho. Nesses arranhões e abrasões, uma reação inflamatória é desencadeada e novas lesões aparecem.
    • Tome banhos, vá a banhos e saunas. A alta umidade e altas temperaturas causam a dilatação dos vasos sangüíneos na pele e aumentam a secreção de vasos sanguíneos através de sua superfície. Este processo sempre termina com a propagação da erupção.
    • Supercool Baixas temperaturas causam um espasmo de vasos sanguíneos na área que foi submetido a hipotermia e enfraquece o sistema imunológico.
    • Mancha a pele com tinturas alcoólicas. O álcool seca a pele, diluindo sua camada protetora (manto hidro-lipídico). Qualquer irritação da pele com substâncias agressivas, que incluem soluções de álcool, é altamente indesejável em caso de líquen rosa.
    • Use cosméticos para o corpo. Ingredientes cosméticos secam a pele, complicando assim a liberação de toxinas. Além disso, eles são alérgenos.
    • Banhos de sol As queimaduras solares, como outros danos à pele, desencadeiam uma cascata de reações inflamatórias que estão por trás do aparecimento de focos da doença. No entanto, a luz ultravioleta em doses moderadas é útil para pacientes com líquen rosado. Recomendado para ficar no sol por 15-20 minutos por dia de 8 a 11 ou de 16 a 18 horas.
    • Consumir produtos alergênicos - salgado, defumado, picante, bem como pratos contendo muitos aditivos alimentares (chips, bolachas) e álcool. Eles aumentam a produção de histamina, o que desencadeia uma reação alérgica.

    Grupo de risco

    O líquen rosa não é considerado uma doença contagiosa, pois as pessoas podem entrar em contato com os pacientes por anos e não serem infectadas. Mas você pode "pegar" a doença em 5 minutos, se as forças imunológicas do corpo estiverem enfraquecidas.

    As mulheres sofrem mais frequentemente do que os homens, a faixa etária de risco é de 10 a 40 anos. Os fatores que causam doenças de pele são múltiplos, mas estão associados a baixa imunidade. As seguintes causas provocam a formação de líquen rosa na pele:

    Às vezes, a infecção ocorre no fundo de alergias, anemia, deficiência de vitamina. Em algumas situações, os contatos domésticos próximos são a causa.

    Como se priva rosa nas pessoas, sintomas (sinais)

    Independentemente, guiado por publicações na Internet, é impossível diagnosticar o líquen rosa com extrema precisão. Muitas doenças têm sintomas semelhantes, por exemplo, manifestações secundárias da sífilis, por isso, procure um dermatologista. Sintomas característicos do líquen rosa em uma pessoa:

    • febre, fraqueza, dor muscular, em alguns casos, inflamação dos gânglios linfáticos, febre,
    • uma grande mancha rosa (chamada de mãe do médico) com um diâmetro de 1 - 5 cm, no peito, pescoço ou costas. Com o passar do tempo, ele fica pálido no centro e começa a descascar, e ao redor da circunferência é rosa e lisa, visualmente reminiscente de um medalhão,

      Geralmente a condição dolorosa dura 6 a 9 semanas, a erupção desaparece sem o uso de drogas.

      É possível que bactérias patogênicas infectem os locais, focos purulentos de inflamação ocorram, e a medicação não é necessária.

      O líquen rosa pode ocorrer com complicações: no contexto da intoxicação geral, ocorre a formação de uma erupção cutânea nova, altamente pruriginosa, e a doença dura até seis meses ou mais, com constantes recaídas. Um tratamento complexo sério será necessário.

      Trate zoster rosa em uma pessoa ou esqueça como não causar dano: pomadas, drogas, medicamentos

      O tratamento para o líquen rosa em humanos é feito de acordo com a definição da gravidade da doença.

      No caso de uma única erupção cutânea que não captura grandes áreas, o tratamento visa aumentar as forças imunológicas do corpo: tomar vitaminas e minerais.

      Se o processo é longo, mas sem complicações, o médico recomenda uma dieta que exclua produtos que contribuam para a formação de uma reação alérgica.

      Quando infectados com microrganismos purulentos, terapia antibacteriana, preparações anti-inflamatórias e anti-histamínicas são prescritas para o tratamento de líquen rosado em humanos.

      Os princípios do tratamento do estágio inicial da privação de líquenes estão seguindo regras importantes.

      Se a doença começou durante a gravidez, a mulher deve ser tratada por um dermatologista sob a supervisão de um ginecologista, uma vez que o aborto é possível durante o início da gravidez.

      Tratamentos eficazes

      É importante lembrar: pessoas com imunidade forte não adoecem, então cuide da sua saúde “desde os mais jovens”.

      Se tal ataque aconteceu, como uma erupção incompreensível no corpo, cuja causa é Gilbert versicolor, procure imediatamente um dermatologista. Após o exame, ele prescreverá um dos métodos de tratamento. Quais medicamentos são usados ​​para tratar o líquen rosado em uma pessoa?

      Com manifestações menores

      Aplicar drogas para melhorar a imunidade: terapia com vitaminas (A, C, B, PP), cálcio. Se houver uma ligeira coceira - Zindol - uma suspensão de amido, zinco, talco, glicerina e água. Dieta obrigatória. Exclua cosméticos, perfumes.

      Com uma forma agudamente atual

      Aqui, durante uma doença, as pílulas do líquen rosa em uma pessoa prescrevem-se:

      • anti-histamínicos - Suprastin, Diazolin, Erius, Claritin, Tavegil, outros.
      • Gluconato de Cálcio,
      • Cloreto de cálcio.
      • Converse com soluções de óleo ou água-álcool com pós.
      • Multivitaminas.
      • Antibióticos de amplo espectro Eritromicina, Tetraciclina.
      • Pomada antifúngica, antibacteriana Sanguirytin.

      Se a criança está doente: remédios populares e vitaminas

      Nesta fase, o uso de medicamentos é minimizado: vitamina Ascorutin (C e P) - para aumentar a defesa imunológica, anti-histamínico - Finistil para reduzir a intensidade da coceira.

      Uma condição importante para o sucesso do tratamento: manter um microclima favorável no quarto do paciente. Ventile a sala com frequência, umedeça o ar e mantenha-o limpo. Certifique-se de separar a toalha, outros itens de higiene pessoal. Se possível, use quartzo. Não baixe tarefas, bom descanso, bom humor - os curandeiros mais bem sucedidos.

      Em algumas receitas de curandeiros, há dicas únicas de obscurantismo: "Queime o jornal, espalhe cinzas nas placas".

      Não tente seguir essas instruções, imagine que tipo de lixo você pode infectar uma área doente da pele, este é um caminho direto para a unidade de terapia intensiva do hospital.

      Mesmo uma consulta on-line com um dermatologista pode não funcionar, pois uma inspeção visual através do monitor não revela um quadro da doença. Entre em contato com a clínica.

      Auto-privação de líquen rosa com a ajuda de medicamentos e, especialmente, remédios populares é inaceitável, não se sabe que complicação esta doença insuficientemente estudada pode causar ao usar drogas, ervas, pós.

      Primeiro de tudo, quando uma erupção aparece, tenha cuidado para que não haja irritação externa das placas e contato com a água.

      Nutrição adequada é a chave para tratar muitas doenças.

      Quando a defesa imunológica aumenta, e o organismo se adapta a estímulos internos: micróbios, toxinas acumuladas durante a doença, alérgenos, estresse, tudo o que foi um fator provocador, a doença vai recuar. Talvez a causa da doença esteja muito mais próxima do que parece - essa é a composição dos produtos que estão presentes no cardápio diário. Galinhas alimentadas com hormônios, frutas, saturadas com pesticidas, aditivos tóxicos que são usados ​​em conservas. E o corpo reage agudamente a estímulos. Coma certo!

      Pin
      Send
      Share
      Send