Alopecia

O cabelo sempre cai depois da quimioterapia, como isso pode ser evitado?

Pin
Send
Share
Send

Não A quimioterapia visa prevenir a divisão celular. O cabelo cresce constantemente, as células do folículo piloso muito rapidamente se dividem. Os citostáticos impedem o crescimento das células tumorais juntamente com o crescimento das células do folículo piloso.

A perda de cabelo é um problema número um, após a quimioterapia, mas não é assustador e não é perigoso, depois que a quimioterapia não é mais eficaz e o cabelo é removido do corpo, o crescimento do cabelo será retomado novamente. A perda de cabelo é devida ao fato de que, durante a quimioterapia, a divisão celular diminui e as células ciliadas se dividem mais rapidamente do que algumas células do corpo.

Algumas outras drogas, como o metotrexato ou a versão russa do Vero-Metotrexato, podem afetar a perda de cabelo.

O principal é que a quimioterapia ajuda as pessoas e o cabelo é secundário.

Para evitar a perda de cabelo durante a quimioterapia, geralmente não é possível. Ocorre de um efeito tóxico forte de drogas. Quem isso acontece após a primeira série de injeções e alguém mais tarde. Depende da juventude e força do corpo. Mas você não deve se desesperar.Depois de completar o curso da química, o cabelo é capaz de se recuperar e crescer.E para ajudar o corpo, a restauração de dietas e terapia com vitaminas é necessária. Claro, você quer ter uma boa aparência e se sentir confiante, mas a vida não é mais preciosa do que essas dificuldades temporárias? Ame-se e mantenha-se saudável!

Eu tenho um amigo. Ela é bibliotecária. Oito anos atrás, durante um exame ginecológico, ela foi diagnosticada com câncer. Já teve uma operação. Ela passou química.

Ela foi trabalhar - e todos se perguntaram por que o cabelo dela estava lá.

Ela está convencida de que o motivo é que ela tomava sucos naturais azedos todos os dias e comia peixe gordo. Ninguém confirmou isso, mas ela ainda bebe suco de laranja todos os dias sem açúcar, frita carpa para si mesma, ou faz carpa cruciana em creme azedo e aproveita a vida.

Quase impossível, a única coisa que a perda de cabelo depende da dose de quimioterapia, que é calculada sobre o peso corporal do paciente. Química provoca um forte envenenamento do corpo, por isso, o cabelo cai, diarréia e vômitos izvenite. Normalmente, após o primeiro ciclo, no 25º dia, começa a perda de cabelo. Mas muitas pessoas têm maneiras diferentes, alguém fica completamente calvo durante todo o curso de química, meu cabelo permaneceu apenas um pouco menos que o normal, e alguns tinham cabelos bons e grossos, mas curtos, no quarto curso. Assim que você ver que o cabelo começou a cair, não tenha pena deles, corte imediatamente o cabelo embaixo da máquina, pode deixar 1 cm de comprimento, e depois fica completamente careca, está muito quente para dormir, sem cabelos a cabeça fica muito, não tem camada. Portanto, eu tive que dormir primeiro em um lenço de cabeça. É melhor coletar pêlos curtos na cama do que os longos em toda parte, e os médicos juram procedimentos. Espere! O principal é a saúde, e então o cabelo fica mais grosso e fica encaracolado.

O cabelo sempre cai

O cabelo vai doer ou não, depende dos produtos químicos utilizados. Eles são divididos em vários grupos, que são classificados por cores diferentes e intensidade de ação.

  • Quimioterapia vermelha o mais forte. Pertence às drogas do grupo antacycline. Após o tratamento, todos os cachos caem quase imediatamente.
  • Amarelo - mais gentil. Cachos caem, mas isso acontece depois de um tempo.

A maioria das drogas quimioterápicas recentes não causa efeitos colaterais graves. Cabelo, porém, e cair fora, mas apenas parcialmente, o que é imperceptível para os outros.

Na radioterapia, a perda de cabelo ocorre quando a área peluda da cabeça é o local de exposição. A irradiação de outras partes do corpo não causa alopecia. A alopecia também está ausente na terapia hormonal.

Quão rápido cai e quando eles começam a crescer novamente

Nenhum médico pode determinar com precisão em que dia após o curso da alopecia de quimioterapia irá ocorrer. O corpo humano é individual, cada um sofre efeitos colaterais de diferentes maneiras.

De uma substância química em alguns pacientes, a perda de cabelo ocorre imediatamente, enquanto outros - esse fenômeno é observado depois de algumas semanas.

Alopecia durante a quimioterapia é inevitável. Esta é a reação natural do corpo ao produto químico injetado.

Este fato afeta negativamente a psique de uma mulher. Os homens tratam esse fenômeno com mais calma. Acontece que as mulheres recusam a quimioterapia para manter seus cabelos.

Não se preocupe por causa da alopecia temporária, depois de completar os cursos de quimioterapia, os cachos crescem novamente. O crescimento ativo é observado três meses após a conclusão do tratamento.

Onde os cabelos caem?

A quimioterapia tem um efeito colateral de todas as partes do corpo. O couro cabeludo sofre mais, a calvície completa pode ser observada ali. O pêlo no púbis e no períneo, pernas, braços e área das axilas é mais preservado. Pode haver uma queda no cabelo nessas áreas. Tudo depende da duração do curso do tratamento.

Sobrancelhas e cílios também são salvos. Mas, como mencionado acima, tudo depende do corpo. E cada pessoa transfere esse estado a seu modo.

É possível evitar

Foi possível evitar a queda de cabelo usando o método de resfriamento. A exposição ao frio ajuda a reduzir o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo. Posteriormente, os folículos pilosos são menos suscetíveis à ação de produtos químicos. Este método permite reduzir ou evitar a perda de ondas.

O médico antes da quimioterapia por 15 minutos coloca na cabeça do paciente um capacete no qual há um gel refrescante. Ao reduzir a temperatura no couro cabeludo, o suprimento de sangue para os folículos é reduzido.

O cabelo começa a absorver substâncias menos tóxicas. Depois de completar o curso de química, o capacete deve permanecer na cabeça por pelo menos mais 30 minutos. Este método é eficaz em 50 a 70% dos casos.

Para evitar a perda de cabelo, você pode recorrer à droga Minixidil. No início, era usado como agente hipertensivo. Para economizar cachos, a droga deve ser esfregada no couro cabeludo. Remove a perda e, no final do tratamento, acelera o crescimento. Mas o Minixidil tem efeitos colaterais e contra-indicações que precisam ser lidos com antecedência.

Reduzir a perda ajudará no cuidado adequado em casa:

  1. Proteja os cachos do impacto negativo do meio ambiente. Recomenda-se o uso de chapéus nos dias quentes de verão e na estação fria.
  2. Antes do curso de quimioterapia, você não pode lavar o cabelo antes do procedimento e depois - durante a semana. Quanto menos cachos forem submetidos a qualquer tratamento durante o tratamento, mais eles permanecerão.
  3. Você não pode pentear a cabeça por 10-12 horas após a química. Neste momento, o couro cabeludo é mais sensível.
  4. Shampoo deve ser usado "macio". A água deve estar mal aquecida. Após a lavagem, a toalha deve ser aplicada ao cabelo com cuidado.
  5. O penteado com tratamento térmico não é recomendado.
  6. Da pintura e do uso de vernizes, os géis para fixação dos cachos devem ser abandonados.

Com a ajuda de remédios populares pode prevenir ou retardar o aparecimento de alopecia. A medicina tradicional oferece uma ampla seleção de receitas para lavar e enxaguar cachos com decocção de várias ervas.

Óleos para esfregar na pele da cabeça com propriedades curativas como: bardana, linhaça, mamona. Caldos de raiz de bardana, malte e lúpulo, urtiga - também têm um efeito benéfico no fortalecimento das raízes dos cachos.

O uso de gema de ovo com soda em proporções iguais também evita a queda de cabelo. Para fazer isso, aplique a mistura nas raízes do cabelo e deixe por 10 minutos. Depois disso, a máscara deve ser lavada com água ligeiramente morna. A gema é rica em oligoelementos. Durante a aplicação do cabelo máscara absorve a composição mais rica dos elementos.

Um ponto importante! Antes de usar qualquer meio, você deve primeiro consultar um oncologista. Sem permissão para fazer algo e tomar qualquer droga é proibida.

Métodos de mascaramento

A perda de cabelo em uma mulher é um golpe e trauma psicológico. Mas recusar o tratamento para preservar a beleza dos cachos é equivalente ao suicídio.

Calvície temporária pode ser escondida de várias maneiras. Por exemplo, usando:

Ao escolher uma peruca é melhor dar preferência ao cabelo natural. Esta peruca parecerá mais natural, o que protegerá de perguntas desnecessárias e visões de outros. Quem não quer usar cabelo falso, pode esconder a cabeça careca com a ajuda de arnês. A maquiagem perfeitamente selecionada dá às mulheres confiança e beleza.

A saúde é primordial. Você não pode recusar a quimioterapia, para não perder seus cachos luxuosos. Quando um diagnóstico terrível é feito - câncer, você precisa lutar por sua vida e acreditar em um resultado feliz da doença. A medicina é tão desenvolvida que encontrou uma maneira de curar muitas formas oncológicas.

Vídeos úteis

Como conservar a beleza e a densidade do cabelo depois da quimioterapia.

Como preservar a beleza do penteado após a quimioterapia, cuidados com os cabelos, fazer a barba ou não fazer a barba, e muitos outros segredos da experiência pessoal serão revelados por Irina Ruta.

Quimioterapia e perda de cabelo são detalhes importantes.

Você não deve pensar que, se um paciente é prescrito quimioterapia, então ele definitivamente vai perder o cabelo completamente. Existem drogas, cujo uso simplesmente torna o cabelo visivelmente menos frequente, e algumas delas até afetam as células cancerosas até certo ponto, sem destruir os folículos pilosos.

A condição de cachos após o tratamento e a taxa de sua regeneração são influenciadas pelos seguintes fatores:

o número de cursos de quimioterapia - quanto mais eles são prescritos, maiores as chances de perda de cabelo completa,

a idade do paciente - os idosos estão mais em risco do que os pacientes com menos de 40 anos de idade,

a dosagem das drogas e a reação individual a elas - grandes doses, claro, representam um perigo mais sério, mas ao mesmo tempo a reação à mesma dosagem é diferente para pessoas diferentes,

grau de agressividade das drogas,

Características da estrutura e condição do cabelo antes do início da quimioterapia.

Muitos estão interessados ​​em quando a perda de cabelo começa após a quimioterapia. Como regra geral, os efeitos colaterais no tratamento de tumores malignos declaram-se algumas semanas após o início do primeiro ciclo de tratamento. Primeiro, o paciente experimenta um couro cabeludo doloroso e coçando, e então o cabelo começa a cair. O processo pode continuar agudamente ou gradualmente e afetar o cabelo não só na cabeça, mas também no corpo.

Como parar a perda de cabelo com quimioterapia

Os especialistas aconselham se preparar para possíveis mudanças na aparência com antecedência: mesmo antes do início do tratamento, faça um corte de cabelo curto e recuse a coloração do cabelo e o permanente. Após esses procedimentos, o cabelo durante a administração de medicamentos quimioterápicos cairá mais forte.

Para minimizar os efeitos de tomar medicamentos, você deve seguir as recomendações durante o tratamento:

para pentear é melhor usar escovas e pentes com cerdas macias - isso protegerá a já frágil estrutura capilar de danos,

ajudará a salvar da perda rápida do cabelo o uso constante da tampa de borracha da casa,

lave o cabelo o mais raramente possível e apenas com água morna, e depois de lavar você não deve torcê-lo, é melhor apenas seque com uma toalha e deixe secar naturalmente sem secador de cabelo,

para a lavagem e cuidados com os cabelos é melhor usar produtos moles com base em matérias-primas vegetais,

pelo menos uma vez por semana para fazer máscaras de óleos (bardana, linho, mamona),

não saia de casa sem toucado, protegendo a cabeça dos efeitos nocivos do ambiente externo.

Tudo isso ajudará a parar a perda de cabelo após a quimioterapia e a conseguir a restauração mais precoce possível de sua aparência original.

E não se esqueça que a recuperação é um processo longo que levará pelo menos 6 semanas. Esteja preparado para o fato de que, após a quimioterapia, o cabelo pode mudar sua estrutura, tornando-se mais ondulado ou, inversamente, perdendo significativamente a forma.

Quimioterapia queda de cabelo é uma maneira eficaz de curar e mascarar

A recuperação a longo prazo envolve vários problemas psicológicos. Não ceda aos humores deprimidos! A situação pode ser salva por perucas de alta qualidade feitas de cabelo natural, bem como bandas decorativas e lenços, intrinsecamente amarrados na cabeça.

Para restaurar o cabelo, você pode usar ferramentas especiais. A série ALERANA ® tem um efeito curativo nos folículos capilares e ajuda no processo de restauração capilar.

O último e mais valioso conselho: diante do câncer, use todas as suas forças para combater a doença, sacrificando, se necessário, e beleza. Lembre-se, o cabelo vai voltar a crescer e olhar para o futuro com esperança e otimismo.

Efeito da terapia química no cabelo

O cabelo cai depois da quimioterapia? Um dos efeitos colaterais mais comuns da quimioterapia é a perda de cabelo.

Este fato muitas vezes assusta muitas pessoas, especialmente as mulheres. Alguns deles não podem sequer decidir sobre esse tratamento por causa do medo de perder o cabelo.

Mas o desejo de manter o cabelo não deve interferir nos procedimentos vitais. Além disso, nem toda a quimioterapia rouba o cabelo de uma pessoa.

Começar é entender por que isso é um efeito colateral. É tudo sobre drogasusado durante procedimentos químicos, os chamados citostáticos.

Essas drogas anticâncer divisão celular em blocoe, no primeiro momento, voltam sua atenção para o mais ativo deles.

Essa alopecia pode se espalhar para todo o corpo, incluindo sobrancelhas e cílios.. Neste momento, o estado psicológico do paciente torna-se muito importante. De fato, a calvície temporária é acrescentada à doença grave já existente, que pode levar ao aparecimento de grandes episódios de estresse.

Depois de qual quimioterapia o cabelo cai? O cabelo sempre cai durante a quimioterapia? Nem todas as drogas citotóxicas promovem a perda de cabelo.. Um pequeno número deles só pode causar calvície parcial, ou mesmo não causá-lo em tudo.

Por exemplo, no tratamento do câncer de mama Ciclofosfamida e Metotrexato As células ciliadas do folículo não são afectadas de todo. O número de tais drogas é pequeno, mas são.

Quando a perda de cabelo começa após a quimioterapia? Quanto ao momento do início da perda de cabelo, pode variar dependendo do tipo de droga e do corpo humano. Normalmente, o cabelo fica mais fino após a primeira sessão de quimioterapia, e a perda gradual de cabelo começa 1 a 2 semanas após o início do tratamento.

Além disso, existe método que protege o cabelo dos efeitos nocivos dos citostáticos. Este procedimento é chamado de resfriamento dos folículos capilares (ou resfriamento do couro cabeludo).

Sua essência é que imediatamente após a quimioterapia, um aparelho especial é colocado na cabeça do paciente, que esfria o couro cabeludo, reduzindo assim o diâmetro dos vasos arteriais. Isso leva a um fluxo sangüíneo e fluxo linfático mais lentos e, portanto, impede a liberação de substâncias químicas nos folículos pilosos.

Naturalmente este procedimento não interrompe completamente a circulação sanguínea, então não pode haver prevenção completa da calvície.

O médico lhe dirá por que o cabelo cai depois da quimioterapia:

Após a quimioterapia, o cabelo cai: o que fazer?

Muitas vezes o processo de calvície acompanhado de irritação e ressecamento da pele, vermelhidão das áreas capilares cabeça, etc. No entanto, este processo pode ser facilitado.

Para eliminar complicações indesejadas você só precisa ter cuidado com o cabelo e seguir algumas regras:

  • Não corra imediatamente para casa depois da quimioterapia para lavar o cabelo. Você precisa esperar pelo menos alguns dias, deixando o cabelo descansar depois do tratamento,
  • lave apenas com água morna, mas de maneira alguma quente. Altas temperaturas podem causar pele e cabelos ainda mais secos,
  • o mesmo vale para secadores de cabelo. No momento da quimioterapia, deve ser abandonado ou usar o modo com a temperatura mais baixa do ar que entra,
  • Não use pentes duros, rolinhos, procedimentos de ondulação e alisamento. Isso levará a uma perda ainda maior.
  • use apenas xampus hidratantes suaves. Eles vão ajudar a manter sua pele saudável,
  • Alguns cosméticos podem ser contra-indicados durante procedimentos químicos, então discuta este ponto com antecedência com seu médico.

Em geral, durante este período Recomenda-se que perturbe o seu cabelo o mínimo possível.. Eles são muito frágeis e esgotados, de modo que mesmo o penteado padrão pode ter um efeito negativo.

Termos e métodos de recuperação

Para voltar a crescer o cabelo, por via de regra, começa vários meses depois da realização da quimioterapia. Imediatamente vale a pena se preparar para o fato de que esse processo é longo, de modo que Sua recuperação completa pode ser esperada somente após 5 a 6 meses.

O que é interessante no processo de recuperação fechaduras de cabelo adquirem uma estrutura diferente. Eles podem se tornar mais rígidos ou encaracolados, mas quando eles estão totalmente restaurados, eles irão adquirir sua estrutura natural.

Muitos pacientes com câncer após o tratamento não podem aceitar esta situação e, especialmente, as mulheres. E perucas e toucados não estão limitados a uma coisa. Em um esforço para devolver o cabelo perdido o mais rápido possível. recorrer a uma variedade de métodos, mas nem todos eles são eficazes.

Uma variedade de hidratantes, soros, loções, óleos e bálsamos são recomendados.

Por exemplo, aqueles que contêm Minoxidil. Eles não só hidratar a pele e restaurar o metabolismo, eliminando a coceira desagradável, mas também estimular o crescimento de novos cabelos, provaram-se e máscaras de reparação.

Receitas com azeite, cebola, mostarda e pimenta aquecem bem a pele, fazendo com que seja melhor sangrar o sangue, então os folículos necessários para a rápida recuperação,

  • Massagem leve com os dedos também melhora a circulação sanguínea. Além disso, pode ser usado com vários óleos. Aqui você pode usar ambos os extratos de óleo vegetal regular (oliva, urtiga, abóbora, noz), bem como óleo de tea tree, limão, rosa e laranja,
  • O aparato universal Darsonval (e sua laia) também será um bom ajudante. Com a ajuda de um pulso fraco de corrente de alta frequência, estimula o metabolismo, melhora o funcionamento das glândulas sebáceas e muito mais. A vantagem deste dispositivo é que ele pode ser usado não só após a quimioterapia, assim ele vai pagar seu preço total,
  • Mesoterapia também é muito popular ultimamente. Esta técnica inclui uma série de injeções terapêuticas que são feitas dentro da pele na cabeça do paciente.

    Pode ser usado para resolver problemas cosméticos (fragilidade, palidez) com a ajuda de substâncias ativas naturais, e para combater a alopecia usando misturas químicas complexas. A única coisa que você pode recorrer a ele somente após a conclusão do tratamento oncológico.

    Calvície ameaça uma pessoa ou não, você não deve ficar chateado com isso. Bom estado psicológico - o primeiro passo para a cura. Afinal de contas, meio ano sem cabelo não é tanto tempo, além disso, pode ser significativamente reduzido de várias maneiras. E se você tiver sorte com drogas, evite-a completamente.

    Por que o cabelo cai durante a quimioterapia?

    As drogas quimioterápicas são substâncias citostáticas (retardando ou interrompendo a divisão celular). Em primeiro lugar os cytostatics afetam as células que dividem-se mais ativamente. Além das próprias células do tumor, as células do folículo piloso também são capazes de divisão ativa. Portanto, os medicamentos citostáticos os afetam, impedindo sua divisão, o que acaba levando à alopecia.

    A quimioterapia do cabelo sempre cai?

    Nem sempre. Por exemplo, no tratamento de câncer de mama Se for utilizado um regime de tratamento com ciclofosfano, metotrexato e 5-fluorouracilo, o cabelo pode não cair completamente. Os regimes modernos de quimioterapia reduziram significativamente a probabilidade de perda de cabelo. Em quase metade de todos os casos de quimioterapia, a alopecia não é observada.

    A probabilidade de alopecia pode ser avaliada usando os seguintes critérios:

    • medicamentos quimioterápicos utilizados e sua dosagem,
    • número de cursos de quimioterapia,
    • idade do paciente
    • tipo de cabelo do paciente.

    Quando o cabelo começa a cair?

    Muitas vezes, antes da perda de cabelo, ocorre irritação no couro cabeludo. Por via de regra, o cabelo começa a cair depois de 2-3 semanas depois de começar um curso da quimioterapia. Em alguns casos, isso acontece mais cedo e, às vezes, mais tarde. Tudo depende das características fisiológicas do paciente e do tratamento prescrito.

    Quando o cabelo começa a crescer?

    Não importa quão terrível (do ponto de vista psicológico) a perda do paciente cabelo, preciso lembrar. Essa alopecia é sempre temporária e, após um certo período de tempo, o couro cabeludo é restaurado. Normalmente, o primeiro cabelo começa a crescer até o final do curso de quimioterapia. No início, os cabelos mais “duradouros” (fortes) aparecem, então a linha capilar inicial pode ficar rígida. A restauração completa do penteado habitual ocorre aproximadamente 3-6 meses depois do fim da quimioterapia.

    Dicas do paciente

    Se você tiver que passar por um curso de quimioterapia, então, para economizar seu cabelo, você precisa usar as seguintes recomendações:

    • não se esqueça de discutir com o seu médico os possíveis riscos de perda de cabelo, dependendo dos regimes de tratamento propostos,
    • Evite pentear e lavar o cabelo imediatamente após uma sessão de quimioterapia. É melhor esperar 5-7 dias, e só então lavar o cabelo com água morna usando um xampu suave,
    • não use um secador de cabelo para secar o cabelo. Isso é feito da melhor maneira colocando gentilmente uma toalha na cabeça,
    • proteja seu cabelo da luz solar direta
    • durante o sono, use um travesseiro macio e gentil.

    Com que quimioterapia cai o cabelo?

    De acordo com especialistas médicos no campo da oncologia, nem todas as drogas usadas na quimioterapia têm o efeito prejudicial sobre o cabelo, o que leva à sua perda. Para entender o que causa a perda de cabelo, considere qual cabelo de quimioterapia cai?

    • Drogas que visam neutralizar ativamente o progresso das neoplasias do tumor podem causar perda de cabelo completa ou parcial.
    • A droga Cytoxan ou ciclofosfamida usada durante os cursos quimioterápicos no tratamento do câncer de mama leva ao fato de que o cabelo fica mais fino e a alopecia ocorre.
    • As conseqüências do uso da droga adriamicina (doxorrubicina), indicada para o tratamento do câncer de mama e de vários órgãos internos, durante as primeiras 3 semanas do curso se manifestam em queda de cabelo e, posteriormente, em sua perda completa.
    • Devido à quimioterapia com pakletaxeol, também conhecida como Taxol, o cabelo pode cair de repente e de uma só vez. Isto é, é provável que uma manhã acorde e fique completamente careca.

    No entanto, o nível atual de desenvolvimento de agentes químicos baseados em medicamentos sugere a presença de drogas que têm um efeito estritamente direcionado sobre as células afetadas por processos patológicos. Usá-los durante a quimioterapia elimina quase completamente o problema da perda de cabelo da lista de efeitos colaterais associados a esse tratamento.

    Se você quiser melhorar a condição do seu cabelo, atenção especial deve ser dada aos shampoos que você usa. Uma figura assustadora - 97% dos xampus de marcas famosas são substâncias que envenenam nosso corpo. Os principais componentes, devido a que todos os problemas, nos rótulos são designados como lauril sulfato de sódio, sulfato de sódio laureth, sulfato de coco. Esses produtos químicos destroem a estrutura do cabelo, o cabelo fica quebradiço, perde elasticidade e força, a cor desbota. Mas o pior é que essa imundície entra no fígado, no coração, nos pulmões, se acumula nos órgãos e pode causar câncer, mas não aconselhamos usar os meios em que essas substâncias estão localizadas. Recentemente, especialistas da nossa equipe editorial realizaram uma análise de xampus sem sulfato, onde o primeiro lugar foi tomado por fundos da empresa Mulsan Cosmetic. O único fabricante de cosméticos totalmente naturais. Todos os produtos são fabricados sob rigorosos sistemas de controle de qualidade e certificação. Recomendamos que você visite a loja online oficial mulsan.ru. Se você duvida da naturalidade de seus cosméticos, verifique a data de validade, não deve exceder um ano de armazenamento.

    Para entender em que quimioterapia o cabelo cai, é necessário em primeiro lugar entender os mecanismos da ação de preparações de quimioterapia. Estas são substâncias predominantemente ativas com propriedades citostáticas, o que significa sua capacidade de retardar ou interromper o processo de divisão celular.

    Sua ação é dirigida às células em um estado de divisão ativa e reprodução. Uma vez que as células do folículo piloso têm tais propriedades, elas também sofrem o efeito de parar a divisão celular produzida por preparações químicas. Isso resulta em alopecia.

    Para avaliar a probabilidade de perda de cabelo durante a quimioterapia, critérios como a idade do paciente, dosagem e características específicas das drogas utilizadas, o número de cursos terapêuticos prescritos, bem como o tipo de cabelo do paciente são relevantes.

    Quando o cabelo começa a crescer

    Não importa quão terrível (do ponto de vista psicológico) a perda do paciente cabelo, preciso lembrar. Essa alopecia é sempre temporária e, após um certo período de tempo, o couro cabeludo é restaurado. Normalmente, o primeiro cabelo começa a crescer até o final do curso de quimioterapia. No início, os cabelos mais “duradouros” (fortes) aparecem, então a linha capilar inicial pode ficar rígida. A restauração completa do penteado habitual ocorre aproximadamente 3-6 meses depois do fim da quimioterapia.

    Cuidados com os cabelos durante a quimioterapia

    O cuidado do cabelo durante o período da doença é simples:

    • Quando pentear o cabelo não é recomendado o uso de ferros, curling, secador de cabelo, em uma palavra aqueles itens de estilo que aquecem o cabelo.
    • Use um pente ou uma escova de cabelo macio para evitar danificar o cabelo já frágil.
    • É necessário lavar o cabelo só se necessário e ao mesmo tempo usar o xampu muito suave.
    • Ao se submeter à quimioterapia, não recorra ao perm químico e à coloração do cabelo.
    • Eles fazem o cabelo quebradiço, sem vida e fraco. E isso deprime ainda mais o cabelo.
    • Use chapelaria na cabeça, o que protegerá sua cabeça do superaquecimento no verão.
    • Seria muito bom usar tal acessório como um lenço - muito elegante e moderno, além disso, há muitas opções para amarrar um lenço.

    Restauração capilar

    • A recuperação do couro cabeludo após quimioterapia geralmente começa 6 semanas após o término da quimioterapia e requer cuidados de longo prazo.
    • Bem como durante a quimioterapia, se recusam a usar o estilo de cabelo quente, sua coloração e todos os procedimentos que podem prejudicar o cabelo.
    • Antes de lavar a cabeça, massageie o couro cabeludo enquanto adiciona azeite, urtiga ou óleo de bardana.
    • Depois disso, faça uma estufa para cabelos, enrole cabelos com celofane ou use um chapéu de borracha e envolva tudo com uma toalha.
    • Após duas horas, retire e lave o cabelo com um xampu com a adição de óleos essenciais. Lave o cabelo apenas com água morna (não quente!).
    • Shampoo é desejável para usar crianças. Em casos extremos, aquele que não contém lauril sulfato de sódio.
    • Certifique-se de usar máscaras de cabelo nutritivo e lavagens com base em matérias-primas vegetais.
    • Não torça o cabelo ao limpar e apenas molhe uma toalha.
    • Faça uma massagem constante na cabeça, começando a massagear a pele na direção da testa até as têmporas e a parte de trás da cabeça. Ao mesmo tempo, a pressão dos dedos na pele deve ser forte, a fim de atingir o fluxo sanguíneo para os folículos pilosos.
    • Beba decoctions de linhaça, rosa mosqueta, aveia, cevada.

    Coloração de cabelo após quimioterapia

    Muito relevante para as mulheres em tratamento com o uso de produtos químicos, acompanhadas por um efeito colateral como a queda de cabelo é o problema de sua recuperação. Um dos fatores de beleza e atratividade feminina é a cor do cabelo e a possibilidade de coloração.

    A coloração do cabelo após a quimioterapia pode ser iniciada após seis meses a partir do final do último ciclo de tratamento. Não é recomendado expor o cabelo a esse efeito mais cedo porque o tingimento, assim como o permanente, pode enfraquecer o sistema imunológico e aumentar a vulnerabilidade do cabelo a fatores ambientais adversos. Como consequência, é até possível aumentar a intensidade do prolapso, o que pode desencadear o aparecimento de alopecia focal.

    No caso de a quimioterapia ter sido precedida por coloração ou permanência por meios químicos, a estrutura do cabelo torna-se mais fina e quebradiça.

    O tingimento dos cabelos após a quimioterapia requer muita atenção na escolha do corante apropriado para uso. A melhor opção é uma tinta que não contenha agentes cancerígenos, se possível - na produção dos quais foram utilizados apenas componentes de origem natural.

    Formas de acelerar o crescimento do cabelo após um ciclo de tratamento

    Durante a quimioterapia, você pode esconder a calvície com perucas ou chapéus. Os psicólogos observam que, nesse período, o apoio moral é muito importante para o paciente. O paciente deve entender que a perda de cabelo é quase inevitável e pare de se preocupar com isso. É importante lembrar que o estresse extra é indesejável para você.

    O crescimento rápido dos pêlos é observado em pacientes que aderem à nutrição adequada e não sofrem de estresse. Algum tempo antes do início do tratamento, os pacientes devem parar de tingir os cabelos e usar alisadores. Isso dará força aos seus cachos e atrasará a calvície.

    As vitaminas têm um papel importante durante a recuperação, mas antes de iniciar qualquer medicação, você precisa consultar seu médico. As vitaminas do grupo A, C e E, importantes para o paciente durante o período de recuperação, são vitaminas do grupo B, pois suas vitaminas representantes B1, B2 e B6 promovem o desenvolvimento de células cancerígenas.

    Durante a recuperação, o paciente deve monitorar o nível de hemoglobina, pois sua redução contribui para a queda de cabelo. Para fazer isso, você precisa comer mais vegetais e frutas, mas não se esqueça de coordenar tudo com o seu oncologista.

    A restauração capilar acelerada após a alopecia contribuirá para os seguintes métodos.

    Máscaras de Proteína

    Este método ajuda no fortalecimento e restauração da estrutura do cabelo. Tais máscaras podem ser facilmente preparadas por conta própria, mas é importante considerar que as ferramentas profissionais podem conter componentes que impedem a secagem do couro cabeludo e do cabelo. Este tipo de máscaras também ajudará a melhorar a estrutura do novo cabelo, prevenindo a sua fragilidade e dando-lhe força.

    Adaptogens

    Depois de um curso de quimioterapia é útil para beber adaptogens - drogas à base de plantas que contribuem para a rápida recuperação. Nesta situação, decocção adequada de roseira brava, que não só ajuda a restaurar o cabelo, mas também fortalece a imunidade do paciente, o que é muito importante.

    Esses métodos ajudarão você a acelerar a restauração capilar com segurança. No entanto, mesmo se cada um dos pontos acima for observado, o cabelo começará a crescer não antes de 3 meses.

    Durante a quimioterapia, é importante para o paciente lembrar que a coisa mais importante é a luta contra o câncer, e não a beleza. Sim, a calvície pode causar-lhe transtornos, mas o principal é curar. O cabelo começa a crescer vários meses após o fim da quimioterapia, devido ao fato de que o corpo gasta todas as suas forças na restauração de órgãos vitais. Há muitos casos de recuperação de cachos mais saudáveis ​​e mais grossos, em comparação com o que foi antes do tratamento. O principal é não se preocupar, o cabelo vai crescer.

    Máscaras de cabelo depois da quimioterapia

    Máscaras capilares após a quimioterapia são usadas como um agente de firmeza e como uma maneira de estimular e acelerar o crescimento do cabelo. Existe uma grande variedade de todos os tipos de receitas focadas no cuidado, estimulação do crescimento e manutenção do cabelo saudável. Considere alguns deles.

    Portanto, em caso de perda significativa de cabelo, é aconselhável usar uma máscara com os seguintes componentes.

    • Uma colher (doravante - colher de chá ou mesa, respectivamente, dependendo de quanto cabelo grosso) suco de cebola, combinado com a mesma quantidade de óleo de mamona, tintura de calêndula e pimentas quentes misturadas com uma gema de ovo. Na composição resultante é adicionado a uma colher de mel e conhaque.

    Uma nota importante para esta receita é que é necessário usar apenas suco de cebola na preparação, e não sua carne esmagada, a fim de evitar o aparecimento de um cheiro característico no cabelo. A máscara é aplicada na cabeça e uma tampa é colocada. A duração do procedimento é de uma hora.

    • A ativação de processos saudáveis ​​de crescimento capilar pode contribuir para a máscara de infusão de chá. Esta receita fornece nutrição para os folículos pilosos e estimula o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo. Além disso, ocorre otimização da gordura da pele e equilíbrio ácido-base.
    • Para usar esta máscara de cabelo após a quimioterapia, 250 g de chá preto é preenchido com vodka na quantidade de meia garrafa e infundido por 2 horas. Após o esforço, as folhas de chá usadas são jogadas fora e a composição resultante é esfregada na pele e a cabeça é envolvida com filme de celofane durante uma hora. Após este tempo, tudo que você precisa para lavar com água e xampu.

    Como crescer o cabelo após a quimioterapia?

    Quando o último ciclo de tratamento quimioterápico chega ao fim, a questão de como cultivar o cabelo após a quimioterapia se torna cada vez mais urgente?

    Durante o período de recuperação, são recomendados hidratantes especiais. Esfregados no couro cabeludo, reduzem o desconforto e eliminam o desconforto da coceira.

    Um desses meios para esfregar é uma solução de água com Minoxidil. Como resultado de seu uso, ocorre um crescimento de cabelo mais ativo, e os processos que causam a perda de cabelo reduzem sua intensidade.

    Para prevenir a perda de cabelo, é conhecida a prática de resfriar o couro cabeludo com gelo ou usar gel de resfriamento especial. Devido à diminuição da temperatura, os folículos capilares são reduzidos em tamanho, o que durante a quimioterapia, em certa medida, impede a entrada de substâncias neles que podem ter um efeito negativo.

    Um ponto positivo em relação a como crescer o cabelo após a quimioterapia é minimizar, até a sua completa eliminação, todos os tipos de efeitos adversos. É aconselhável por algum tempo recusar o tingimento do cabelo e o permanente químico. Também não é recomendado o uso de dispositivos térmicos para modelar cabelos. Os cabelos devem ser lavados somente quando estiverem contaminados, com um xampu suave.

    Por que o cabelo cai?

    Drogas usadas em quimioterapia bloquear a formação de células em divisão ativa. Este efeito permite parar o crescimento de um tumor cancerígeno, mas ao mesmo tempo os órgãos e tecidos do corpo sofrem com isso.

    No entanto, a calvície durante a quimioterapia nem sempre ocorre. A resposta a esse tratamento depende de vários fatores:

    • tipo de agentes quimioterápicos utilizados
    • dosagens usadas de drogas
    • número de cursos de tratamento
    • tipo de cabelo do paciente
    • idade do paciente e condição do cabelo.

    Em alguns casos, o cabelo fica mais fino, em outros cai completamente e às vezes a quimioterapia sem efeito sobre o estado dos cabelos e pêlos no corpo.

    Entre as drogas que causam a perda de cabelo incluem:

    • doxorrubicina
    • Taxol
    • Taxotere
    • epirrubicina.

    Como resultado, a nutrição dos bulbos se deteriora, e isso também afeta negativamente a condição do penteado. Assim, drogas que não têm um efeito tóxico direto sobre os folículos também podem levar à perda de cabelo. Além disso, os estresses associados à doença e ao tratamento também são complicados, o que também afeta negativamente o estado do penteado.

    Como ocorre a calvície durante a quimioterapia?

    O mais perceptível para os outros é a perda de cabelo na cabeça. Mas a alopecia com quimioterapia afeta todo o corpo - virilha, axilas, braços, pernas, costas e peito. O momento do início da calvície em cada caso é individual, geralmente o processo de perda de cabelo torna-se perceptível 3-4 semanas após o início do tratamento.

    A alopecia é o único efeito colateral da quimioterapia que não representa um perigo para a vida ou a saúde de uma pessoa.

    Ao mesmo tempo, ele passa por si mesmo - após a conclusão do tratamento o cabelo volta a crescer.

    É importante para cada paciente entender que a calvície é apenas uma dificuldade temporária e saiba que quando ele se recupera da vida ativa depois que o câncer cura, o estado de seu penteado ficará cada vez melhor a cada mês.

    Cuidados com os cabelos de quimioterapia

    Você pode evitar a perda de cabelo durante a quimioterapia ou retardar significativamente este processo. Para fazer isso, você precisa cuidar cuidadosamente deles e usar fisioterapia especial.

    A fisioterapia que visa prevenir a perda de cabelo durante o tratamento com drogas anticâncer envolve o resfriamento do couro cabeludo (hipotermia). Durante este procedimento, os vasos se estreitam, resultando em apenas uma pequena quantidade da droga tóxica atingindo o folículo.

    Para esfriar a pele usando dispositivos especiais, como secadores de cabelo que são colocados na cabeça. Eles são usados ​​após uma sessão de quimioterapia. Como a hipotermia, que causa vasoconstrição, não impede completamente o fluxo sanguíneo na pele, e parte da droga ainda alcança os folículos pilosos, esse procedimento não pode impedir completamente seus efeitos tóxicos. Mas isso diminui significativamente o processo de perda de cabelo, e isso pode ser suficiente para salvá-los.

    Também é necessário observar regras de cuidados com os cabelos:

    • lavar o cabelo com menos frequência usando xampus nutritivos leves,
    • depois de cada sessão de quimioterapia, deixe seu cabelo descansar evitando lavá-lo - quanto mais tempo passar entre tomar as drogas e ir ao chuveiro, melhor,
    • use pentes macios,
    • Não use um secador de cabelo e ferro para alinhar o cabelo.

    Também um corte de cabelo curto ajuda a prevenir a calvície. Quanto menor o cabelo, menos comida eles precisam, e mais fácil é para os bulbos fornecerem nutrientes suficientes.

    A perda de cabelo durante a quimioterapia é um dos testes que os pacientes realizam. Esse processo pode causar experiências psicológicas graves, causando ao paciente uma sensação de insegurança. Mas a calvície nem sempre ocorre. Além disso, este é um fenômeno temporário - depois de uma cura bem sucedida para o câncer o cabelo volta a crescer.

    Quando começa a calvície?

    A alopecia pode começar imediatamente após o primeiro procedimento quimioterápico, ou pode ocorrer na terceira semana.

    Há também tais drogas, com o uso de que a calvície não ocorre de todo.

    Muitos agentes quimioterápicos de última geração não causam tais problemas, depois de usarem o pelo, se ele cai, então apenas parcialmente, o que permanece invisível para os outros.

    Normalmente, o cabelo é preservado com segurança ao usar terapia direcionada. Essas drogas afetam a estrutura orgânica seletivamente, sem afetar os folículos pilosos.

    Além disso, a alopecia está ausente no tratamento de metástases ósseas, terapia hormonal e o uso de drogas como Denosumab ou besfosfanatov.

    Embora para as mulheres a perda de cabelo seja considerada uma verdadeira tragédia, após a quimioterapia é normal. Em geral, o cabelo pode cair imediatamente, mas na maioria dos casos ocorre em 2-3 semanas.

    E se a química começasse a cair?

    Os médicos recomendam que os pacientes já com os primeiros sinais de perda de cabelo cortem o cabelo. Isso ajudará a evitar uma imagem tão desagradável, como pedaços de cabelo nas mãos após a próxima sessão de quimioterapia. Além disso, após o término do tratamento, o cabelo começará a crescer espesso e uniformemente.

    É completamente errado persuadir ou exigir do médico que ele prescreva a quimioterapia com drogas menos agressivas em relação ao cabelo. Isso é absolutamente impossível de fazer.

    O cabelo, então, volta a crescer, mais espesso e mais saudável do que antes. Mas o uso de drogas antitumorais benignas pode não dar o efeito terapêutico desejado, e brincar com tumores é um assunto perigoso.

    Algumas clínicas têm um serviço de prevenção de queda. Sua essência é que durante a quimioterapia o paciente está vestido como um capacete com uma camada de gel refrescante.

    O suprimento sanguíneo dos folículos pilosos durante o resfriamento é reduzido, o que minimiza os efeitos negativos das drogas. A quimioterapia mata menos células ciliadas, de modo que a taxa de perda diminui.

    Existem medicamentos especiais para evitar esse problema. Por exemplo, o medicamento Minoxidil. Esta ferramenta foi originalmente criada como uma droga anti-hipertensiva, mas no decurso dos testes, o seu outro efeito positivo também foi revelado.

    A droga é esfregada na pele na cabeça. Mas tem muitas reações adversas e é bastante caro.

    Os novos crescerão?

    O novo cabelo cresce sempre, embora em um único número de pacientes houve alopecia irreversível. Estava ligado a uma quimioterapia longa demais. Em outros casos, o crescimento do cabelo ao longo do tempo foi retomado com uma nova força.

    Em alguns pacientes, já no decorrer do tratamento, novos pêlos fofos começam a crescer, o que acaba por se desenvolver em pêlos espessos.

    Toxinas de drogas inibem folículos pilosos, mas quando a introdução de drogas anticâncer é interrompida, elas são gradualmente restauradas. Assim, o cabelo também começa a crescer.

    Portanto, não se preocupe particularmente com isso. Em tudo que você precisa procurar por positivos, porque há momentos agradáveis ​​na perda de cabelo, especialmente para as mulheres, porque o cabelo cairá inicialmente não só na cabeça, mas também na virilha, pêlos pubianos, pernas e axilas, o que temporariamente resolve o problema da vegetação indesejada. tele.

    Quanto tempo demora para crescer um novo cabelo?

    A pele e o couro cabeludo são sempre os primeiros a responder à desintoxicação orgânica. Quando vai o efeito tóxico, o cabelo vai começar a crescer com a mesma intensidade.

    Embora, na prática, as mulheres notem que após esse tratamento, o cabelo recém-crescido tornou-se muito mais espesso.

    O crescimento do cabelo na cabeça após o tratamento quimioterápico geralmente começa a partir do momento em que todas as substâncias tóxicas presas nos tecidos durante a quimioterapia, bem como os produtos da cárie tumoral, são finalmente liberados do corpo.

    Normalmente, levará cerca de seis meses ou um ano para restaurar completamente o cabelo.

    Além disso, muitas mulheres, em vez do habitual cabelo reto e duro, começaram a fazer cachos macios. Portanto, a perda de cabelo devido à quimioterapia é uma reação temporária e reversível. Você apenas tem que esperar.

    Como restaurar o cabelo após a quimioterapia?

    A fim de acelerar a restauração dos cabelos, é necessário começar a cuidar adequadamente do couro cabeludo durante o tratamento quimioterápico.

    É necessário lavar o cabelo com água morna, não quente, e xampu para bebês, secadores de cabelo, ferros, pinças e ferros devem ser abandonados, porque a estrutura do cabelo já está enfraquecida, e esses dispositivos só irão fortalecer os danos. mas não goma apertada, caso contrário, o fator prejudicial aumenta, é melhor pentear os cachos com uma massagem ou pente com dentes raros, e as ações devem ser limpas e cuidadosas, recusar-se a aplicar tranças, é melhor recolher o cabelo em uma cauda ligeiramente atrasada corte os cabelos, pegue os cosméticos exclusivamente para cabelos com ingredientes naturais que fortalecem e nutrem a estrutura do cabelo, evite usar material de cetim ou seda para não expor o cabelo a uma carga estática.

    Certifique-se de conversar com o oncologista sobre quais medicamentos você pode tomar. Sorbentes e complexos vitamínicos são recomendados para restauração capilar.

    Após o curso quimioterapêutico, o corpo é bem limpo de toxinas do procedimento de troca de plasma de membrana. Um total de 2-3 procedimentos são feitos com um intervalo de 5-6 dias, após o qual as unhas e cabelos começam a crescer.

    Também a restauração do cabelo contribuirá para essas atividades:

      Você pode acelerar o início do crescimento do cabelo com a ajuda de uma massagem na cabeça, o que pode ser feito apenas com a calvície completa, caso contrário, existe o risco de perda do cabelo restante. A cabeça é massageada da área da testa para a área temporal e a parte de trás da cabeça. Fortemente pressione a pele não é necessário, rosa claro é suficiente. Um efeito positivo adicional irá mascarar com óleos. Usando óleos como bardana, urtiga, uva, espinheiro mar ou azeitona, você pode conseguir uma nutrição adicional do couro cabeludo com vitaminas. Para melhorar o efeito, recomenda-se combiná-los com ylang-ylang, jasmim ou óleo de rosa.

    Posso fazer as pazes?

    Tingimento de cabelo após quimioterapia não é recomendado.

    O cabelo e assim sofreu com os efeitos tóxicos das drogas, e, em seguida, o efeito agressivo da tinta adiciona um efeito negativo.

    Se houver uma necessidade urgente de pintura, recomenda-se usar apenas tintas naturais (sem componentes químicos).Sim, eles vão segurar não muito tempo, mas os cachos não vão sofrer tanto.

    Se a coloração for realizada pelo mestre do salão, então ele deve ser informado de que você está em tratamento para que ele não use métodos agressivos em seu trabalho.

    Como mostra a prática, na maioria dos casos, não é possível evitar a alopecia após a quimioterapia. Portanto, pacientes, especialmente mulheres, são encorajados a sintonizar mentalmente e mentalmente a perda de cabelo, e é melhor ter um corte de cabelo curto antes da quimioterapia.

    O cabelo deve crescer, você só precisa esperar. Um tratamento tão agressivo tem reações adversas mais graves, e o cabelo é apenas o menor dos males. O principal é derrotar o câncer e, para alcançar esse objetivo, todos os meios são bons.

    Pin
    Send
    Share
    Send

    Assista ao vídeo: Calvície atinge quase 50% dos homens e 25% das mulheres. DTUP (Pode 2024).