Alopecia

Alopecia - o que é esta doença? Causas, sintomas, tratamento da alopecia

Pin
Send
Share
Send

Existem vários tipos e formas de alopecia que podem transformar um em outro. Um dos tipos mais comuns de perda de cabelo é a alopecia focal ou aninhada, que representa cerca de 5% de todos os pacientes com doenças dermatológicas. O aumento da incidência da doença e suas formas graves (alopecia total) entre crianças e jovens determina a alta relevância deste problema.

O que é uma doença?

Esta patologia é agora muito difundida. E tanto homens quanto mulheres sofrem com esse problema. A alopecia é uma doença que pode começar em qualquer parte do corpo e é caracterizada por perda abrupta de cabelo. O grau de desenvolvimento da patologia pode ser diferente.

A doença pode começar na infância após o bebê ter tido dermatite atópica. Além disso, existem muitas outras razões que podem causar calvície completa ou parcial.

O que é isso?

Anteriormente, as pessoas não achavam que essa perda total de cabelo. Considerou-se a norma quando pessoas de idade respeitosa perdiam o cabelo. No entanto, a tricologia moderna - a ciência que estuda os problemas do cabelo e seu tratamento - refuta este fato. A perda total (total) de vegetação em todo o corpo indica a presença de patologias graves no corpo humano, independentemente de sua idade.

A alopecia completa é mais comum em homens com mais de quarenta anos. Nas mulheres, manifesta-se com menos frequência. Isto é devido à diferença entre a estrutura da pele de ambos os sexos.

Nas mulheres, os folículos estão localizados nas camadas mais profundas da derme, porque são menos suscetíveis à influência negativa de fatores externos. No entanto, acontece quando os representantes do belo sexo perdem todo o cabelo, o que lhes confere um desconforto psicológico particularmente forte.

Causas da doença

Bastante muitas vezes os centros da calvície cobrem áreas significantes da cabeça, adquirindo um curso maligno. Dependendo da área afetada, essa forma de calvície é chamada de subtotal, total ou universal. A alopecia total em homens e mulheres é manifestada pela perda completa de cabelo na cabeça e no queixo, cílios e área das sobrancelhas em 2-3 meses. Ao mesmo tempo, em alguns pacientes (cerca de 20%), a calvície total é acompanhada por alterações ungueais distróficas na forma de sulcos longitudinais, depressões pontuais, como um dedal, superfície opaca e áspera (unhas arenosas, traquioníquia). A perda total de cabelos ocorre em 0,1% da população de todo o planeta.

A etiologia e patogênese da doença ainda não são claras e, portanto, não há um esquema universal de exame e tratamento.

O estado das placas ungueais com alopecia total

As principais causas da alopecia total e fatores contribuintes

  1. Malformação congênita da folha epidérmica, resultando em folículos pilosos são subdesenvolvidos ou ausentes por completo, que se manifesta (mais frequentemente) em crescimento de cabelo pobre na primeira infância, sua fragilidade e perda em um curto espaço de tempo - de várias semanas a 12 meses.
  2. Predisposição genética.
  3. No desenvolvimento da patologia nos últimos anos, tem sido preferido o papel dos mecanismos auto-imunes, manifestados na agressão imune do corpo contra os folículos, percebidos por eles como um elemento estranho. Ou seja, ocorre um processo errôneo de autodestruição, autodestruição de certos tecidos. Como resultado dessa reação, ocorre o acúmulo de proteínas destruídas, o que leva a um aumento no processo e a sua transição para um curso crônico, durante o qual a cobertura de pelos por conta própria quase nunca é restaurada. O processo é confirmado pela descoberta de antígenos aos genes de compatibilidade tecidual, a presença de acumulações de linfócitos T envolvidos em reações de imunidade dentro e ao redor dos folículos pilosos afetados, bem como a detecção de complexos circulantes no sangue e fixados ao redor dos folículos e na camada dérmica papilar contendo imunoglobulina ". Este último danifica os folículos e promove a perda de cabelo.
  4. A presença de focos crônicos de infecção, contribuindo para o desenvolvimento de agressão autoimune, bem como doenças sistêmicas auto-imunes difusas do tecido conjuntivo (esclerodermia, dermatomiosite, lúpus eritematoso sistêmico, etc.).
  5. Agudas intensas ou não-intensivas, mas freqüentemente e longas (no tempo) recorrentes estados estressantes e trauma mental, distúrbios do sistema nervoso autônomo, acompanhados por desequilíbrio arterio-venoso e microcirculação sanguínea prejudicada. Isto leva à interrupção do influxo arterial e do fluxo de sangue venoso.
  6. Doenças endócrinas e distúrbios que afetam os processos imunológicos e neurorreguladores no corpo, o papel dos hormônios sexuais: a alopecia total nas mulheres se desenvolve com muito menos frequência do que nos homens.
  7. Doenças gastrintestinais, como resultado do que a absorção de proteínas, aminoácidos essenciais, vitaminas e oligoelementos é perturbada.
  8. Influência de radiação radioativa e substâncias tóxicas.
  9. Doenças infecciosas graves, lesões cerebrais traumáticas, que podem ser importantes como fator desencadeante para o desenvolvimento de processos auto-imunes e distúrbios vegetativos-vasculares.

O tratamento da alopecia total é uma tarefa difícil, exigindo um exame aprofundado e uma abordagem individual, dependendo das causas identificadas. Normalmente é possível identificar só patologia concomitante e influenciar os laços individuais do mecanismo da calvície total.

Para este fim, são prescritos sedativos psicoterapêuticos, medicamentos tranqüilizantes, antidepressivos, reabilitação de focos identificados de infecção crônica, tratamento de distúrbios do trato digestivo. No diagnóstico de disfunção das glândulas endócrinas, é realizada terapia corretiva com preparações endócrinas.

Para distúrbios do sistema nervoso autônomo e microcirculação prejudicada, são administrados por via oral e por mesoterapia, iontoforese, fonoforese, suspensões, cremes, emulsões e pomadas, vasodilatadores, antiagregantes, nootrópicos, aminoácidos e complexos vitamínicos com minerais (cálcio, ferro, selênio, zinco, silício) .

Uso local de irritantes (irritantes) pomadas, cremes, emulsões (Ditranol, antralina, óleo de bardana, tintura de pimenta da água, óleo de croton, bodyaga) melhora significativamente o fornecimento de sangue para os tecidos.

Também são utilizados internamente e externamente, drogas e meios de ação imunocontroladora (glucocorticosteróides, ciclosporina "A", terapia PUVA), imunomoduladores (Anthralin), estimulantes do crescimento capilar (Minoxidil), fisioterapia - correntes darsonais, microcorrentes, vários tipos de massagem.

Um bom efeito foi observado como resultado da pulsoterapia com administração intravenosa de metilprednisolona a 5 mg / kg por dia durante 3 dias. Essas sessões são conduzidas por cursos com intervalo de um mês.

Infelizmente, apesar da grande variedade de ferramentas e técnicas, a porcentagem de sucesso no tratamento da alopecia total permanece insignificante. Na maioria dos casos, é preciso recorrer à ajuda de métodos cirúrgicos de transplante de folículos saudáveis ​​e implante capilar.

Tipos de alopecia

Tendo em conta a área das áreas afetadas, os tricologistas distinguem:

  1. Difusa Não é uma ameaça séria, mas leva a queda de cabelo em algumas áreas. Neste caso, focos específicos de calvície não são observados.
  2. Alopecia subtotal É um tipo de alopecia focal ou alopecia aninhada. O cabelo do paciente cai em pedaços em diferentes partes do cabelo. Doença bastante comum - 5% de todas as chamadas para um dermatologista e um tricologista sobre problemas no couro cabeludo.
  3. Alopecia Total Há uma perda completa de cabelo por vários meses. Em muitos pacientes, uma mudança na placa ungueal é fixa. Existe uma doença em 0,1% dos habitantes de todo o planeta.
  4. Universal Esta é uma calvície completa de toda a linha do cabelo. Neste caso, não há cabelo não só na cabeça, mas também na área das sobrancelhas e pestanas.

Interessante saber! Nos homens após a barreira de 40 anos, a alopecia total é registrada com muito mais frequência do que nas mulheres. A princípio, representantes da metade forte da humanidade formam pleshes, que se transformam suavemente em enormes áreas calvas. Com o tempo, todo o cabelo fica careca.

A alopecia total recebeu esse nome devido à completa calvície dos cabelos. Esta situação não causa dor, mas o estado psico-emocional é desestabilizado, especialmente nas mulheres.

Acredita-se que em 20% dos casos a alopecia é hereditária. Se o pai começou a ter problemas semelhantes, seus filhos e filhas também estão em risco.

Sintomatologia

O quadro clínico da calvície total sugere:

  • perda de cabelo não só na cabeça, mas também na virilha, nas axilas, nas cristas,
  • intensidade diferente de perda de cachos em cada uma das zonas (na maioria dos casos, o cabelo cai primeiro na cabeça, depois nas outras áreas),
  • progressão rápida da doença, quando em 3-4 meses você pode completamente careca,
  • mudando a estrutura da placa ungueal.

Como regra geral a alopecia total desenvolve-se de uma forma focal. Numerosas manchas de calvície se juntam, criando uma imagem muito desagradável.

Em risco são pessoas:

  • na adolescência devido a um desequilíbrio de hormônios,
  • crianças menores de 1 ano de idade
  • homens depois de 40 anos
  • mulheres durante a menopausa.

É impossível nomear razões específicas para a calvície completa. Mas os cientistas tendem a levar a isso:

  • tomando vários antibióticos e drogas
  • fortes choques nervosos e estresse
  • subdesenvolvimento congênito dos folículos pilosos (os problemas começam na infância)
  • predisposição genética
  • doenças auto-imunes, quando o corpo humano percebe certas células por estranhos e lança toda a sua força para combatê-las,
  • ecologia ruim (radionuclídeos e substâncias tóxicas),
  • doença do trato gastrointestinal e disfunção do sistema endócrino,
  • transferência de doenças infecciosas graves.

Para determinar os fatores que provocaram a alopecia total, o médico:

  1. Realiza um levantamento do paciente, identificando predisposição genética, situações estressantes, doenças crônicas e assim por diante.
  2. Examina a pele do couro cabeludo.
  3. Prescreve tricograma e raspagem da derme.
  4. Requer um exame de sangue para hormônios e hemograma completo.
  5. Escreve a direção para o ultra-som dos órgãos internos.

Atenção! Apenas um tratamento abrangente ajudará a melhorar a imagem e se livrar da alopecia.

A alopecia total é considerada o último estágio de alopecia de nidificação. A doença desenvolve-se como se segue:

  1. Primeiro, leia os cabelos ralos na cabeça do cabelo. Perda de cabelo fixa acima da norma (dependendo da cor dos fios, 80-120 cabelos por dia são considerados a norma).
  2. Em vez do cabelo, o paciente começa a aparecer penugem em certos lugares. Os pontos calvos são formados.
  3. Há uma perda completa de cabelo. Às vezes a doença progride rapidamente - em 2-3 semanas a pessoa perde completamente o cabelo.

Muitas vezes, a alopecia total ocorre após focal: isto é, pequenas áreas calvas estão interconectadas, afetando uma grande área de cabelo. Portanto Se você perceber que seu cabelo começou a se amontoar no seu cabelo, vá imediatamente ao médico, caso contrário, você corre o risco de ficar sem um único fio de cabelo.

É um processo bastante complicado, porque se o médico assistente determinar incorretamente a causa da categoria de possíveis, a calvície não pode ser eliminada. Portanto, recomendamos que você faça um diagnóstico completo de um especialista competente.

Opções de tratamento:

  • antidepressivos, tranquilizantes e outros sedativos no caso de uma pessoa ter um forte choque nervoso,
  • tratamento de infecções crônicas
  • o estabelecimento do trabalho dos órgãos do trato digestivo (nutrição equilibrada, ingestão de enzimas, etc.),
  • em caso de mau funcionamento das glândulas endócrinas, um especialista prescreve preparações endócrinas,
  • em violação da microcirculação da pele, o procedimento de mesoterapia, iono e fonoforese é levado a cabo, darsonval é batido com corrente, e são usados ​​cremes e unguentos especiais (Antralin, óleo de bardana, preparações de glucoxteroid, Dithranol, etc.).

Um ponto importante! A alopecia total em crianças pequenas não é tratada, porque os medicamentos podem afetar negativamente o trabalho dos órgãos e sistemas do bebê. Por via de regra, o equilíbrio faz-se com o estabelecimento do equilíbrio de nutrição e vitamina.

Deve-se notar que, apesar do grande número de drogas e técnicas desenvolvidas, cura alopecia total é bastante difícil. Portanto, recomendamos que você assista a um resultado positivo e siga rigorosamente as recomendações do seu médico.

No mundo da medicina moderna pode ser encontrado maneira bastante radical - transplante de cabelo. Mas seu uso depende do material doador e do grau de negligência da doença. Existem oportunidades para procedimentos não cirúrgicos. Mas não há garantias de que, durante uma exacerbação da doença, novos folículos não sejam eliminados pela sua imunidade.

Meios de medicina tradicional para a perda de folículos são impotentes, porque eles não podem retornar o bulbo. Eles só podem ser recomendados para profilaxia quando as coisas estão melhorando.

Na ausência de folículos desde o nascimento, a terapia especial não ajudará. A única maneira de crescer o cabelo será o transplante.

Por que a patologia se desenvolve?

A alopecia é uma doença complexa que pode ocorrer pelos seguintes motivos:

1. Rupturas hormonais no corpo (anormalidades da tireóide, síndrome da menopausa, gravidez, infecções fúngicas).

2. Lesões de pele (mecânicas, radiação, produto químico, queimadura).

3. Predisposição genética.

4. Demasiada produção de testosterona.

5. Avarias nervosas, tensão, depressão, estresse.

6. Maus hábitos e dieta pouco saudável.

7. Reação autoimune do corpo. E neste caso, a razão para esta situação não é clara. O crescimento do cabelo só é retomado quando o irritante que causou o problema deixa de agir.

Subtotal

Esse tipo de calvície é caracterizado pelo fato de os cachos caírem em certas partes da cabeça: para homens - em qualquer lugar e para mulheres - em temechke ou nos templos. Em contraste com a alopecia de nidificação, apenas os pêlos grossos podem cair em Subtotal, de modo que as pessoas tenham fluff macio nos focos de desenvolvimento da doença. Se você não tratar a doença, os cabelos novos não serão capazes de crescer mais fortes e engrossar, tornando-se um pêlo completo.

Uma pessoa que começou a desenvolver alopecia subtotal, existem:

  • vermelhidão nos focos de formação,
  • perda de cabelo abundante
  • formando uma pequena crosta com partículas mortas da epiderme,
  • afrouxando todos os cachos
  • contornos desobstruídos e tamanhos pequenos de remendos calvos.

Se a alopecia não for tratada, os locais do aparecimento das lesões podem ser combinados entre si, em cujo caso até 50% dos cabelos são afetados pela calvície.

Importante saber! Às vezes, um paciente tem alopecia subtotal nas sobrancelhas e nos cílios, sem a formação de lesões. O cabelo desta parte do corpo começa a enfraquecer e a se diluir. Outro cabelo não é afetado.

Entre os fatores que levam à alopecia subtotal, a maioria dos especialistas está inclinada a doenças autoimunes. No corpo humano a nível celular falha, e ele começa a erroneamente levar suas próprias células para pragas estrangeiras. Consequentemente, há uma luta com folículos pilosos.

Esta é apenas uma teoria, então a única verdade não pode ser considerada. Mas chamar os pré-requisitos que servem de base para as falhas do corpo é bem possível.

Entre eles, os tricologistas distinguem:

  • falta de vitaminas
  • doenças infecciosas passadas
  • tomando certas drogas, em particular, quimioterapia,
  • estresses e choques nervosos
  • insuficiência hormonal,
  • metabolismo inadequado.

Muitas vezes, a alopecia subtotal nas mulheres começa durante a gravidez ou após o parto. A razão é clara - um desequilíbrio de hormônios. Mas os ginecologistas recomendam se submeter a um exame completo para excluir doenças graves no corpo.

Como regra geral A doença pode ter 4 estágios de desenvolvimento:

  1. Progressivo. Os focos aparecem na pele do couro cabeludo. O cabelo é muito fácil de puxar com espasmos normais. Coceira é possível.
  2. Estacionário Nenhum foco adicional ocorre. A pele volta ao normal e o cabelo restante é muito difícil de retirar.
  3. Regressivo. Os remendos calvos começam a ficar cobertos com uma arma que ainda não tem pigmento. Sob condições favoráveis, os pêlos suaves se transformam em cabelos cheios.
  4. Relapse Se você não eliminar os fatores que causam a calvície, há uma transição para o estágio inicial com a aparência de novos patches carecas.

O tratamento da doença sempre começa com o diagnóstico e questionamento do paciente. É necessário eliminar completamente a causa raiz. Se você está muito nervoso ultimamente, tente se acalmar e beber um curso de sedação. Para essas pessoas, você precisa eliminar o trabalho nervoso, começar a assistir filmes positivos ou fazer ioga.

Opções de tratamento:

  • terapia hormonal (especialmente relevante para mães grávidas e lactantes, mulheres durante a menopausa e adolescentes),
  • fisioterapia (terapia atual, fotoquimioterapia, mesoterapia),
  • curso de vitaminas
  • pomadas, champôs e creme de acção local (minoxidil, produtos contendo piritiona de zinco, pimenta ou tintura de mostarda, etc.),
  • droga sedativo natureza.

Um ponto importante! Com alopecia subtotal, a intervenção cirúrgica (transplante capilar) não é prescrita. O fato é que, com a eliminação da causa raiz na maioria dos casos, será possível restaurar o crescimento do cabelo.

Muitas vezes, o tratamento da alopecia requer a consulta de especialistas aliados: um dermatologista, um endocrinologista, um gastroenterologista, um andrologista.

Universal

Não há praticamente nenhuma diferença entre a alopecia total e universal. A única coisa - com a versão universal da doença, a perda de cabelo ocorre em todo o corpo, ou seja, uma pessoa perde as sobrancelhas, cílios e outras vegetações. Acredita-se que a alopecia universal é o último estágio da calvície.

Como nos estágios iniciais da alopecia, que estamos considerando, não é possível estabelecer a causa exata de sua ocorrência, mas os fatores que levam à perda de cabelo global são completamente. Prepare-se para a seguinte situação:

  • perda de cachos pode ocorrer imediatamente em 1-2 semanas,
  • calvície completa pode se manifestar em qualquer idade, mesmo em crianças,
  • perda de cabelo excessiva pode ser desencadeada por falta de vitaminas, e, se você não compensar o equilíbrio, ocorre alopecia universal,
  • muitas vezes todos os membros da família sofrem de calvície, porque a doença é herdada,
  • Doenças auto-imunes, quimioterapia, ecologia pobre, choques nervosos e envelhecimento podem levar a uma perda global de pêlos em todo o corpo.

A alopecia universal pode se desenvolver a partir de uma pequena perda de cabelo. Casos de alopecia rápida raramente são observados, em regra, após alguns anos. Devido à determinação incorreta do fator de influência e terapia incorreta, há uma perda completa de cabelo.

O diagnóstico de “alopecia universal” é feito por um tricologista quando o cabelo não germina na área calva por mais de 2 meses.

A doença é bastante difícil de diagnosticar em um estágio inicial. Quando manchas fortes e calvas ocorrem, os folículos pilosos se esgotam e não conseguem liberar novos cabelos normais.

A doença passa por várias etapas:

  1. Na cabeça pequenas manchas carecas formam.
  2. Depois de algum tempo, as ilhas "nuas" aumentam de tamanho e se unem umas com as outras.
  3. Posteriormente, a cabeça perde completamente o cabelo.
  4. Sobrancelhas, cílios, cavidades axilares, zona pubiana estão conectados ao processo de calvície.

Como nas opções de tratamento anteriores para a doença, use terapia complexa:

  • tomar dentro antidepressivos, imunomoduladores e drogas hormonais,
  • lubrificar a superfície do couro cabeludo com cremes e pomadas especiais (à base de piritionato de zinco e esteróides),
  • faça uma massagem diária da derme da cabeça,
  • recorreu a fisioterapia ultra-sonografia,
  • use vitaminas e suplementos dietéticos, bem como aderir à dieta adequada.

Outro método radical é o transplante de folículos pilosos. Cirurgia é recorreu ao caso quando nenhum dos métodos acima ajudou.

Claramente estabelecer a causa da alopecia é muito difícil. É necessário recorrer a um tricologista especializado, fazer um exame abrangente e aderir estritamente à terapia prescrita. Com a alopecia subtotal, as chances de recuperação são muito altas e, com o universal, são de 10 a 15%.

Em qualquer caso, se você quiser ter um cabelo bonito em sua cabeça, você terá que passar por um curso de tratamento ao fazer um diagnóstico de "alopecia".

Sinais de patologia

Se você suspeitar que tem alopecia, os sintomas podem aparecer gradualmente e não ser expressivos. Embora às vezes os sinais possam ser vistos com muita clareza. Os sintomas incluem o seguinte:

- crescimento de cabelo muito lento,

- o aparecimento de pequenas áreas de calvície na cabeça,

- Perda de cabelo completa na cabeça, face e outras partes do corpo.

Em princípio, não há outros sinais dessa doença.

Classificação de patologia

A alopecia é uma doença estranha que causa muito desconforto e desconforto tanto física como psicologicamente. Naturalmente, esteticamente, esse problema parece feio. No entanto, primeiro consideramos quais tipos de patologia estão presentes.

Então, dependendo da gravidade, é possível distinguir esses tipos de alopecia:

- focal (isto é, o cabelo não cai em todo lugar, mas apenas em pequenas áreas),

- universal (afeta todo o corpo),

- alopecia total (o cabelo cai completamente em toda a cabeça).

Quanto à gravidade da doença, uma pessoa pode perder mais de metade ou menos de 50% do cabelo. Além disso, é possível distinguir tais tipos de patologia como cicatricial (ocorre sob a influência de qualquer dano externo à pele) e não cicatriz. Este último, por sua vez, pode ser dividido em androgênicos (sob a influência de hormônios), focais difusos e já conhecidos.

Diagnóstico da doença

Antes de tratar a alopecia, é necessário fazer um diagnóstico preciso. Isso só pode ser feito por um especialista. Embora os sintomas sejam muito pronunciados, eles podem sinalizar doenças mais sérias.

Naturalmente, um médico pode fazer exames de sangue e todos os esfregaços necessários para excluir câncer ou outras lesões de pele (ou órgãos internos). O especialista deve coletar a história do paciente e estabelecer a causa exata do desenvolvimento da patologia. Só então você pode atribuir o tratamento adequado. Caso contrário, a terapia será ineficaz.

Estágios do desenvolvimento da doença

A alopecia total ou outros tipos desta patologia passam por um determinado caminho de desenvolvimento. Existem três fases de manifestação:

1. Progressivo. Ele assume uma perda de cabelo muito rápida e as lesões que são formadas podem se fundir em uma.

2. Estacionário. Nesta fase, as lesões mantêm sua forma. Ou seja, as lesões não estão mais aumentando de tamanho.

3. Regressivo. Esta fase envolve a renovação do cabelo. Isto pode ser alcançado mais rapidamente se houver tempo disponível para tratamento. Ou seja, aparece um cotão na cabeça, que é gradualmente substituído por um cabelo normal.

Apresenta formas tradicionais de lidar com o problema

Agora é necessário considerar como tratar o alopetion com a ajuda de métodos conservadores da medicina. Deve-se notar que pode durar de vários meses a vários anos. Ou seja, a terapia será longa e o paciente terá que tentar alcançar o efeito desejado.

A perda de cabelo (alopecia) é eliminada principalmente pelos corticosteróides. Por exemplo, nas áreas de calvície são administrados vários medicamentos com uma seringa. Além disso, várias pomadas e géis são usados: "Dexametasona", "Fluocinalon". Naturalmente, o paciente precisa tomar complexos multivitamínicos que fornecerão ao corpo o "material de construção" necessário.

Preparações à base de zinco são muito úteis. No entanto, eles devem ser tomados com extrema cautela. O fato é que grandes doses de zinco são eficazes e podem causar vários efeitos colaterais. Se você tem alopecia (alopecia) afeta uma grande área da pele, então já é necessário usar preparações irritantes especiais que estimulam o crescimento do cabelo. Às vezes, são necessários medicamentos que podem suprimir uma resposta autoimune.

O tratamento da alopecia em homens, assim como em mulheres, pode ser reduzido ao uso de drogas hormonais.

Medicina alternativa para combater a doença

Para restaurar a cabeleira exuberante, experimente as seguintes receitas:

1. No outono, desenterre as raízes da bardana e lave-as completamente. Em seguida, você precisa cortar a matéria-prima em pequenos pedaços e secá-la com cuidado. Agora uma grande colher de grama deve ser cozida no vapor com água fervente (350-500 ml). Ao mesmo tempo, é necessário ferver a mistura em fogo baixo por cerca de 5-10 minutos. Caldo deve necessariamente insistir. Esfregue a mistura no couro cabeludo diariamente. No entanto, deve ser armazenado em local frio. Para maior efeito, pré-aqueça o líquido à temperatura do corpo antes de usar. Você também pode fazer loções de caldo de bardana. No entanto, a cabeça deve ser mantida quente.

2. Tintura de pimenta também é uma ferramenta muito eficaz. Hoje, você pode comprá-lo na farmácia, mas é melhor prepará-lo sozinho. Para fazer isso, tome 5 grãos de pimenta e despeje-os com álcool (vodka). Apenas meio litro de líquido é suficiente. Para infundir a mistura, deixe-a em um local escuro e fresco por 3 semanas. Em seguida, o produto acabado é usado para esfregar no couro cabeludo. Além disso, o procedimento é realizado diariamente.

3. A tintura de álcool de raízes de cálamo também ajudará a restaurar o crescimento do cabelo e a prevenir sua perda. Para a preparação dos fundos você precisa tomar 250 ml de álcool e meio pacote de matéria prima seca. Você pode comprá-lo em qualquer farmácia. Infundir a mistura deve ser cerca de 2 semanas. Depois de um dia, esfregue a ferramenta no couro cabeludo por várias semanas. Em seguida, você deve fazer uma pausa. Depois de lavar a cabeça, você pode enxaguar a cabeça com uma decocção de calamus marsh. Para preparar a mistura, despeje duas colheres de sopa de matéria-prima com um copo de água fervente.

4. Suco de aloe é muito útil na calvície. A planta antiga é mais adequada para isso. Lubrifique o suco de bálsamo deve ser diário.

5. Tintura de urtiga. Para sua preparação, você precisará das hastes da planta. Em seguida, preencha a matéria-prima com álcool ou vodka. Você precisa de 22 dias para insistir. Esfregue a ferramenta na pele deve ser todos os dias.

Características da aplicação de procedimentos cosméticos para o tratamento de patologia

Se um homem é diagnosticado com alopécia de uma barba, cabeça ou outras áreas visíveis do corpo, então isso é desagradável em primeiro lugar para si mesmo. Naturalmente, esse problema deve ser resolvido. A situação pode ser remediada com o uso de drogas, embora isso seja apenas um mascaramento do defeito.

Se esse método combina com você, considere as atividades que podem ser implementadas independentemente. Você pode usar esses métodos de mascaramento:

1. Vestindo uma peruca.

2. O uso de tais cortes de cabelo ou estilo, que pode esconder o defeito.

3. Melhorar a circulação sanguínea do couro cabeludo com a ajuda da massagem.

4. Comportamento adequado com o cabelo: uso de xampus não agressivos e, em alguns casos, terapêuticos. Além disso, você terá que abandonar o uso de um secador de cabelo, pentes duros, cachos.

Se você tem alopecia, o tratamento popular pode ter um efeito positivo significativo.

Uso de nova tecnologia

Além dos meios de tratamento apresentados, existem novos métodos não padronizados de eliminação do problema. Por exemplo, o método de mesoterapia para combater uma doença como a alopecia é considerado muito interessante. Os comentários são positivos. No entanto, a mesoterapia é usada apenas para alopecia androgênica, telógena e difusa. E ela ajuda homens e mulheres. Além da ação direta no couro cabeludo, a mesoterapia ajuda a aumentar as defesas do corpo.

Este procedimento pode ser realizado várias vezes e não é totalmente indolor. Naturalmente, você não deve imediatamente lavar o cabelo depois dele, pois ainda há uma pequena parte da preparação na pele que continua sua ação.

Um método radical é o transplante de cabelo nas áreas afetadas. Esta técnica é usada no caso em que a doença é causada por qualquer lesão, e o método tradicional (ou folclórico) não pode ajudar.

Preparações especiais podem ser simplesmente esfregadas na pele. Deve-se notar que tais drogas são muito caras, mas contribuem para o despertar de bulbos latentes, alimentando-as.

Prevenção de doenças

Alopecia areata é uma doença muito desagradável, tanto para a pessoa em si e para aqueles que o rodeiam. Portanto, é necessário lidar com isso. No entanto, você deve saber que você pode evitar tal doença. Naturalmente, se é devido a uma predisposição genética, então lidar com isso é mais difícil, mas possível.

Existem algumas medidas preventivas que ajudarão a manter uma cabeça grossa por muito tempo. Por exemplo, tente o mínimo possível para usar um secador de cabelo e ferros de ondulação, o que prejudica significativamente a saúde do cabelo. Pincéis duros também podem afetar adversamente o couro cabeludo. No período de geada, é desejável usar um chapéu.

Em vez de xampus caros, você pode usar chás de ervas e outros remédios populares. Lave o cabelo com esses fluidos e eles se tornarão mais saudáveis, mais dóceis, fortes e bonitos. Tente comer direito para que sua dieta seja preenchida com todas as vitaminas e minerais necessários. Por exemplo, coma vegetais e frutas, coma aqueles alimentos que são ricos em cálcio, potássio e outras substâncias benéficas. Desista de maus hábitos que afetam negativamente não apenas o cabelo, mas também a saúde geral do corpo.

Coloração freqüente não é benéfica. Naturalmente, se você precisar, tente usar tintas naturais sem aditivos químicos. Claro, eles são muito caros, mas seguros. Quaisquer manipulações com cabelo devem ser gentis. Não faça constantemente o permanente. O cabelo deve descansar e receber nutrição. Isso é tudo. Seja saudável e lindo!

Grupo de risco

Apesar do fato de que, na velhice, o problema se manifesta com mais frequência do que nos jovens, a alopecia pode afetar todas as pessoas. É encontrado em crianças e até bebês. Normalmente, as crianças até dois anos não se mostram quaisquer medidas para eliminar a doença, seu corpo independentemente retoma o crescimento do cabelo.

Além disso, os sintomas da patologia podem ocorrer na adolescência. O período de puberdade é caracterizado por uma completa reorganização do background hormonal, o que leva a disfunções do folículo.

As mulheres durante a gravidez, a amamentação ou a menopausa também são propensas à alopecia. A razão é a mesma - a desordem no trabalho dos ovários, glândulas supra-renais e glândula pituitária, que produzem hormônios.

Sinais de um problema

Calvície total não acontece em um dia. Na maioria das vezes, é precedido pelo aparecimento de alopecia subtotal. Esta é uma violação em que o cabelo cai ilhotas, formando carecas. No entanto, a progressão pode levar ao fato de que as ilhas nuas crescem juntas e gradualmente a vegetação na cabeça e em outras partes do corpo não permanece.

Você deve se preocupar com os seguintes sintomas:

  • perda excessiva de fios (mais de 150 peças por dia),
  • deterioração na qualidade do cabelo, seu afinamento,
  • a presença de uma arma em áreas onde os fios normais cresciam
  • calvície

O cabelo pode cair completamente em apenas 2-3 meses, porque não há tempo para pensar e esperar que tudo seja decidido por si só.

Assim que você perceber que os cachos se tornam finos e sem vida e começam a cair, você deve consultar imediatamente um médico. Um tricologista competente ajudará a identificar a causa do distúrbio e prescreverá terapia para eliminá-lo.

Por que as vertentes caem

Perda de cabelo completa pode ocorrer a partir da influência de vários fatores no corpo humano. Na maioria das vezes, essas violações são consequência de uma falha grave dos órgãos internos e de seus sistemas. Mas pode haver outras razões, por exemplo:

  • Doenças auto-imunes. Quando ocorrem, a imunidade percebe o folículo como um corpo estranho e começa a atacá-lo.
  • Estresse, tensão nervosa, excesso de trabalho. Com distúrbios neuropsiquiátricos persistentes, ocorre vasoespasmo e espasmo tecidual. Isto provoca uma perturbação na circulação sanguínea no interior do folículo piloso e uma perda adicional dos fios.
  • Hereditariedade Na maioria das vezes, esse fator causa perda de cabelo nos homens, pode ser transmitido da geração mais velha para a mais jovem. Alopecia causada geneticamente não é tratável.
  • Distúrbios congênitos dos folículos. Tais doenças são diagnosticadas em lactentes, geralmente nos dois primeiros anos de vida.
  • Não completamente curado doenças infecciosas e sexualmente transmissíveis. Em um estado de negligência, patologias como, por exemplo, sífilis ou tuberculose, podem causar perda de cabelo total.
  • Distúrbios metabólicos graves. Com esta patologia, as células não conseguem absorver completamente os nutrientes que recebem do exterior, o que leva a um enfraquecimento dos folículos e à sua calmaria.
  • Terapia Anti-Câncer A oncologia pode ser tratada por métodos muito agressivos. Por exemplo, radiação, quimioterapia ou tomar drogas potentes. Tudo isso provoca a supressão dos folículos pilosos.
  • Quantidades excessivas de vitaminas ou falta deles. Quando tais violações afetam não apenas o cabelo, mas todo o corpo, há falhas graves em seu trabalho.
  • Contato próximo com substâncias radioativas ou químicas. Ele interrompe processos metabólicos no nível celular, portanto, certamente afeta a densidade de cachos.

O cabelo pode sofrer de residência permanente em ar muito frio ou quente. Temperaturas extremas causam processos degenerativos nos folículos, o que causa a perda completa dos fios.

Em qualquer caso, o tratamento da alopecia deve começar com a eliminação da causa de sua ocorrência.

Métodos de tratamento

A terapia é selecionada individualmente para cada paciente depois de estudar os resultados de testes e pesquisas. Inclui necessariamente medidas para eliminar deficiências estéticas. Além disso, a alopecia deve ser tratada afetando suas causas. Sem isso, não será possível obter o efeito desejado.

O complexo pode consistir nos seguintes procedimentos:

  1. Correção de imunidade. Para fazer isso, o paciente é prescrito medicamentos imunomoduladores, suplementos vitamínicos, sua dieta é ajustada. Carne e produtos lácteos, legumes e frutas são introduzidos nele.
  2. Normalização do fundo hormonal. Os agentes hormonais são selecionados de acordo com a idade e o sexo.
  3. Eliminação de transtornos neuropsiquiátricos. É realizado tomando tranquilizantes, drogas nootrópicas, antidepressivos e sedativos feitos a partir de matérias-primas vegetais.
  4. Recuperação de digestão. É necessário a assimilação rápida e completa de todos os componentes que entram no corpo com a comida.
  5. Recepção dos aditivos biologicamente ativos contendo vitaminas A, E, D, grupos B, ferro, zinco, zinco, selênio, cálcio. Elementos ajudam a fortalecer as raízes e restaurar a atividade normal do folículo.
  6. Fisioterapia Bons resultados são obtidos usando o aparelho “Darsonval”, massagem com drogas e exposição à pele por choque.
  7. Intervenção cirúrgica. No caso da alopecia total, folículos saudáveis ​​são transplantados do doador.

Para eliminar a alopecia, são utilizados cremes e pomadas especiais, que atuam diretamente na derme. Na maioria das vezes, eles contêm vitaminas, minerais e outras substâncias ativas.

Além disso, os fundos destinam-se a dilatar os vasos sanguíneos e acelerar a circulação sanguínea, o que permite que componentes úteis penetrem nos folículos mais rapidamente.

Remédios populares

A julgar pelos comentários dos tricologistas, a medicina tradicional também pode ser usada no tratamento da alopecia. Entretanto, observe que máscaras e envoltórios não são usados ​​como os principais elementos da terapia. Eles podem apenas suplementar o complexo, mas não substituí-lo completamente.

Tais folículos podem despertar os folículos:

  • óleo de mamona e bardana,
  • tinturas da pimenta,
  • mostarda em pó,
  • levedura
  • suco de cebola e alho,
  • produtos contendo álcool.

Todos esses componentes têm propriedades irritantes, mas não podem ser usados ​​em sua forma pura. Isso pode resultar em uma queimadura da derme.

Os meios combinam-se perfeitamente com ovos, nata azeda, kefir, mel e óleos de base. Ingredientes adicionais reduzem a agressividade das máscaras e ajudam a saturar os folículos com substâncias regeneradoras.

A prática tricológica prova que, na maioria dos casos, um tratamento abrangente e competente da alopecia dá resultados positivos. Claro, o cabelo não começa a crescer imediatamente, para isso você precisa passar mais de um curso. Você pode até mesmo despertar os folículos que estão dormindo há vários anos. Na infância, o corpo retoma independentemente seu funcionamento normal.

No entanto, há casos em que é muito difícil ou mesmo impossível obter resultados positivos. Se a predisposição para a calvície está no código genético humano, é irrealista mudá-lo. Em tais situações, mesmo o transplante de cabelo não dá o efeito desejado, os bulbos simplesmente não sobrevivem.

Além disso, a patologia pode piorar com as menores condições favoráveis ​​para o seu desenvolvimento, portanto, constantemente precisam monitorar sua saúde.

Tirar conclusões

A calvície completa é uma doença muito desagradável. Apesar do fato de não causar dor, o paciente está passando por um grave desconforto psicológico. No entanto, a medicina moderna é capaz de eliminar a maioria dos fatores que levam à ocorrência de uma violação.

Com o tempo, procure ajuda profissional de um médico, siga todas as suas prescrições e você desenvolverá um novo cabelo saudável.

Vídeos úteis

Tipos de calvície: gnezdny, androgênico (androgenético), cicatricial, focal, difuso, alopecia total.

Como os nervos afetam o cabelo - alopecia psicogênica total.

Causas da Alopecia

Muitas vezes os centros de calvície ocupam áreas significativas da cabeça, adquirindo um curso maligno. Dependendo da área da área afetada, esse tipo de calvície é chamado universal ou total.

A principal razão para o desenvolvimento da doença é considerada um processo auto-imune voltado para células jovens do folículo piloso. O termo "auto-imune" significa a destruição de células saudáveis ​​pela sua própria imunidade, que por várias razões começa a considerá-las estranhas. Tal mecanismo é observado em muitas doenças sistêmicas (esclerose múltipla, reumatismo, lúpus eritematoso sistêmico, miastenia gravis e outras).

On folículo da superfície celular Existem proteínas especiais pelas quais o sistema imunológico reconhece "amigos" e "inimigos". Um corpo saudável identifica facilmente pessoas de fora. Mas com certas violações das células do sistema imunológico estão erradas, resultando na destruição das células do próprio corpo.

Existem outras razões para o desenvolvimento da doença. Normalmente, eles complementam o fator autoimune, portanto, não há uma única razão para a ocorrência de calvície total.

  • Fator hereditário. Consiste na formação precoce de vários problemas nos folículos pilosos, especialmente naqueles suscetíveis ao processo autoimune, mesmo que a pessoa não tenha sofrido de nenhuma patologia característica. Isto é especialmente verdadeiro para a mulher. No caso da alopecia familiar total, as mulheres adoecem mais que os homens.
  • Reequilíbrio entre hormônios sexuais femininos e masculinos. Se a quantidade de andrógenos no corpo feminino se torna maior que o normal, então os mecanismos característicos dos hormônios sexuais masculinos são acionados. O crescimento do cabelo pára ou diminui, folículos pilosos são destruídos.
  • Predisposição para reações alérgicas. Existe muito em comum entre alergia e processo auto-imune. Em ambos os casos, ocorre uma resposta imune excessiva ao aparecimento de um irritante no organismo. Por exemplo, se uma mulher sofre de dermatite alérgica, o risco do aparecimento de alopecia total aumenta várias vezes.
  • Algumas doenças crônicas e endócrinas infecciosas afetam as glândulas supra-renais e a glândula tireoide.

Sintomas comuns da doença

A alopecia total pode afetar todo o cabelo da cabeça, sobrancelhas e cílios. A doença tem um curso característico. A maior parte do cabelo cai muito rapidamente - literalmente em 2-3 meses. A perda de cabelo ocorre em uma ordem diferente. Por exemplo, os cílios podem cair primeiro, depois o cabelo na cabeça, ou vice-versa.

Existem fatores de aceleração desenvolvimento de doenças:

lavagem frequente de cabelos com água muito quente

  • o uso de géis e produtos para penteados,
  • rímel errado para sobrancelhas e cílios.

Muitas vezes, a calvície é acompanhada por sintomas adicionais:

  • fraqueza
  • dor de cabeça
  • fadiga
  • febre.

Em alguns pacientes (cerca de 20%), a doença é acompanhada por alterações distróficas da placa ungueal na forma de cavidades, sulcos longitudinais e uma superfície rugosa e opaca.

As vezes a doença passa por sisem intervenção externa. Por via de regra, em tais casos, o cabelo restaura-se lentamente durante vários anos. Primeiro, os cílios e as sobrancelhas começam a crescer, depois o cabelo, que muitas vezes não pode ser atualizado até o final.

Medidas de diagnóstico

Primeiramente, um tricologista experiente envia o paciente para os seguintes exames laboratoriais:

  • exame de sangue geral e bioquímico,
  • análise do estado hormonal,
  • imunograma (avaliação do sistema imunológico),
  • Trichograma (estudo das raízes do cabelo, couro cabeludo)
  • biópsia de pele (segundo as indicações).

De acordo com os resultados dos exames laboratoriais e instrumentais, a consulta de médicos de outras especialidades (ginecologista, endocrinologista, neurologista) pode ser indicada. E só depois que todas as manipulações e consultas o tratamento adequado se seleciona.

Medidas preventivas

O mais importante na prevenção da alopecia é este é um estilo de vida saudável. Estes incluem:

  • monitoramento sistemático da saúde,
  • nutrição adequada
  • desistir de maus hábitos
  • o uso de produtos capilares de alta qualidade.

Apenas com a atitude certa para a sua saúde você pode evitar um problema como a calvície extensa.

Definição de alopecia

A alopecia é chamada de perda de cabelo, e a forma total é devido à completa calvície da cabeça e outras partes do corpo, isto é, sobrancelhas, cílios, parte superior, extremidades inferiores e zona pubiana. A patologia tende a progredir rapidamente, perda máxima de cabelo ocorre dentro de 2-3 meses com a formação de grandes áreas de calvície, fundindo-se entre si. A doença afeta mais frequentemente a população masculina após os 40 anos de idade.

Nas mulheres, a perda de cabelo completa é observada com muito menos frequência e é caracterizada pela presença de uma causa grave que ameaça o desenvolvimento de problemas mais globais do que uma deficiência visual. Em alguns casos, a doença é tratada com sucesso, mas antes do surgimento de novos pêlos, a qualidade de vida é reduzida.

Com alopecia total, sempre há manifestações prévias de calvície de vários tipos. Quase sempre, a alopecia total se desenvolve após uma forma focal pronunciada. Pequenos fragmentos de perda de cabelo são gradualmente conectados uns aos outros, formando extensas zonas. Quanto mais cedo as manifestações da alopecia forem detectadas e se forem tomadas medidas para eliminá-la, mais provável será o sucesso do tratamento e o resultado mais favorável da doença. Os mais vulneráveis ​​são adolescentes na puberdade, mulheres na menopausa, homens com mais de 40 anos e crianças até um ano.

Embora, para as crianças, em 98% dos casos, o tratamento não é prescrito, porque o próprio corpo restaura o crescimento normal do cabelo.

Princípios do diagnóstico

Para estabelecer a verdadeira causa da alopecia total e prescrever um complexo de medidas terapêuticas para a eliminação bem-sucedida do problema, o tricólogo adere a um plano específico, ou seja:

  • verifica o sintoma mais importante de alopecia total por inspeção visual da escala de lesão de cabelo,
  • entrevista o paciente sobre a presença de patologias crônicas, sobre o uso de drogas, as especificidades do trabalho, estilo de vida,
  • determinar predisposição genética ou fator hereditário, isto é, casos idênticos de várias formas de alopecia na família, em parentes de sangue,
  • identifica sintomas associados,
  • Vários exames laboratoriais, instrumentais e funcionais (raspagem da pele, imunograma, ultrassom dos órgãos internos, tricograma, exames gerais de sangue e urina, sangue para hormônios tireoidianos e hormônios sexuais) são atribuídos para confirmar ou diferenciar o diagnóstico,
  • Na maioria dos casos, o tratamento da alopecia total ocorre com a ajuda de consultas de especialistas relacionados, como o terapeuta, endocrinologista, ginecologista, andrologista, pediatra, gastroenterologista, dermatologista.
Uma abordagem integrada para o problema da calvície total com o envolvimento de todos os especialistas necessários quase sempre dá um resultado positivo no tratamento da alopecia de nidificação (focal) e impede o desenvolvimento e progressão do tipo total de patologia.

Métodos e métodos para o tratamento de lesões capilares totais

Entretanto, melhorar o trofismo e, consequentemente, aumentar a suscetibilidade à absorção de certos medicamentos, às vezes dá resultados.

A alopecia universal (total) nem sempre é imediatamente tratável e, em alguns casos, pode ser incurável. Apenas um especialista competente pode determinar o tipo e a causa do dano total ao couro cabeludo.O autotratamento e a longa negligência das manifestações da alopecia agravam grandemente o processo patológico e, em alguns casos, tornam-no irreversível.

Encontrou um erro? Selecione-o e pressione Ctrl + Enter

Sinais e principais causas de alopecia total

A alopecia total é considerada foco focal (ninho) alopecia. O cabelo cai no rosto e na cabeça, na virilha e na região pubiana, nas axilas, nos membros. Muitas vezes há perda de cílios e sobrancelhas. Esta forma da doença é chamada universal. Se a perda de cabelo é rápida, isso é um mau sinal.

A doença é perigosa isso mesmo crescendo rápido. Totalmente calvo pode ser feito em questão de meses. Além disso, é extremamente difícil identificar com absoluta precisão a verdadeira causa da alopecia total.

As principais razões para a calvície completa

O que provoca queda de cabelo? Os médicos ainda não chegaram a um consenso. A maioria concorda que a alopecia causa vários fatores (vários ao mesmo tempo ou um dominante):

  • é tudo minha culpa genética - muitas pessoas pensam. Eles explicam a alopecia total da predisposição hereditária,
  • defeito do folículo piloso - o seu subdesenvolvimento ou a falta dele em tudo. O problema já se manifesta no primeiro ano da vida de uma criança. O cabelo cresce muito, mas rapidamente se quebra e cai
  • o papel principal na calvície é jogado mecanismos auto-imunes - Esta versão é popular entre os médicos. Devido a falhas no sistema imunológico, o corpo mostra agressão aos folículos pilosos. As células os vêem como "estranhos" e, atacando, destroem os bulbos. Como resultado, a perda de cabelo começa
  • o flagelo da sociedade moderna é a abundância situações estressantes, trauma mental e distúrbios do sistema nervoso. Tudo isso complica o processo normal de circulação sanguínea ao redor dos folículos pilosos,
  • violações e perturbações no sistema hormonal, doenças endócrinas. Problemas com as glândulas tireóide e supra-renais afetam a intensidade da perda de cabelo,
  • doenças do trato gastrointestinal e dietas rigorosas. Como resultado de doenças e restrições nutricionais, proteínas, vitaminas, oligoelementos, aminoácidos e minerais não podem ser totalmente absorvidos. Folículos pilosos não recebem a nutrição necessária, o cabelo começa a cair,
  • problemas ambientais na área de residência, exposição a drogas tóxicas, radiação radioativa, incluindo tratamento com agentes antitumorais,
  • influenciar doenças fúngicas e infecciosas, lesão cerebral traumática.

Diferenças de tratamento

Calvície masculina total difere de uma doença semelhante em mulheres e alopecia infantil por alguns sintomas, a dinâmica do processo e as conseqüências.

Mas o diagnóstico é realizado de acordo com um padrão similar:

  1. examine as queixas do paciente, descubra se esse problema há muito tem sido problemático, se houve algum tipo de calvície em outros membros da família,
  2. entrevistar o paciente sobre todas as doenças que ele sofreu, inclusive as crônicas, sobre os medicamentos tomados,
  3. avaliar, examinando a condição do cabelo e da pele da cabeça, o tipo e estágio da alopecia.

Não faça sem integrado pesquisas:

  • exame de sangue - geral, bioquímico, hormônios,
  • biópsia da pele,
  • imunogramas - estudos do estado do sistema imunológico,
  • tricoscopia - diagnóstico detalhado de cabelo e couro cabeludo.

O médico especialista em triquiatria que lida com o tratamento da alopecia pode encaminhar o paciente para consulta a outros especialistas - um endocrinologista, um neurologista, um psicólogo, um ginecologista. Considerando seu veredicto, o tricólogo prescreve um tratamento para o paciente.

Homens com mais frequência das mulheres ficar doente alopecia total. O sexo mais forte é mais geneticamente predisposto à calvície, que é provocada pelos defeitos de desenvolvimento dos folículos pilosos.

Tendo determinado a causa da doença, o médico prescreve as informações necessárias tratamentos e medicamentos. O curso do tratamento sempre será individualizado dependendo dos fatores que causaram a doença, o estágio de desenvolvimento e a condição geral do paciente.

Como tratar a alopecia total:

  1. Por violações no sistema imunológico exigirá correção de seu trabalho - com a ajuda de imunomoduladores e glucocorticosteróides. Às vezes é necessário administrar prednisona intravenosa. Além de medicamentos, os complexos vitamínicos são prescritos.
  2. O uso de drogas externas estimula o crescimento do cabelo. Minoxidil (espuma ou spray) é reconhecido como um medicamento eficaz. Também usado pomadas, vasos dilatadores para melhorar o fluxo sanguíneo para os folículos pilosos e couro cabeludo. Você pode esfregar com um efeito irritante - suco de cebola, mostarda, tintura de pimenta.
  3. Procedimentos populares e fisioterapêuticos. Prescrever massagem (pode ser manual e vácuo, com o uso de uma escova elétrica), darsonvalization (exposição a correntes de impulso de alta frequência), mesoterapia (injeção de pequenas doses de drogas), iontoforese, crioterapia.
  4. A terapia de doenças gastrointestinais é necessária para que o corpo assimile adequadamente fibras e oligoelementos. Nós vamos ter que revisar seus hábitos alimentares e ajustar sua dieta. A ênfase é colocada em alimentos protéicos contendo selênio, ferro e zinco. Talvez o médico também recomende suplementos dietéticos.
  5. Muitas vezes, a correção psicoterapêutica é necessária. Os efeitos sedativos são alcançados usando drogas nootrópicas e sedativas, tranquilizantes e antidepressivos.
  6. O transplante é prescrito quando outros métodos não ajudam mais. Se a alopecia estiver correndo, a cirurgia será necessária. Os folículos da parte de trás da cabeça e das têmporas são transplantados para áreas calvas da cabeça.

Muitas vezes cabelo nas mulheres desistir devido a um excesso no corpo dos hormônios sexuais masculinos. Distúrbios hormonais ocorrem durante a menopausa ou parto, com problemas com a glândula tireóide, patologias ovarianas.

Erros no cuidado do seu cabelo também podem desencadear o desenvolvimento da calvície. Libertação mulheres da alopecia total é:

  • restauração de níveis hormonais normais,
  • cura da doença que causou a calvície e a interrupção da medicação, devido a que a perda de cabelo começou,
  • uma dieta equilibrada com bastante proteína, oligoelementos e vitaminas,
  • mudar para um novo local de residência, se o problema for causado por um ambiente precário,
  • tomando imunomoduladores, drogas nootrópicas e sedativas,
  • estimulação do crescimento das cebolas capilares por meios externos,
  • o uso de fisioterapia - ozonoterapia, massagem, correntes de baixa frequência, aparato de Darsonval, radiação ultravioleta e terapia de parafina,
  • curso de tratamento fotoquimioterapia.

Quais são as as razões causar alopecia total em crianças:

  1. fatores hereditários
  2. patologias do sistema endócrino e auto-imune,
  3. doenças infecciosas
  4. Choques nervosos
  5. reacções alérgicas
  6. queimaduras (químicas e térmicas),
  7. efeitos de tomar drogas para combater o câncer.

É importante que o tratamento da criança foi realizado em um complexo, fisioterapia combinada com um curso de medicamentos, fortificante drogas, medicamentos tópicos. Os pais precisam cuidar da boa nutrição da criança e protegê-lo de situações estressantes.

Terapia hormonal Pode ser necessário, mas deve ser tratado com cuidado. Para este método recorrer nas situações iniciadas. Especialmente, dado que as crianças muitas vezes depois de cair depois de um tempo, o cabelo começa a crescer-se.

Se um adolescente sofre de alopecia, você precisará da ajuda de um psicólogo. De fato, nessa idade, problemas com a aparência podem levar à depressão e não podem prescindir da correção psico-emocional.

A alopecia total deve ser tratada tanto para adultos como para crianças. E não amadores! Causas muito diferentes causam perda de cabelo. Somente descobrindo exatamente o que causou a calvície, você pode decidir sobre o curso do tratamento adicional. E seja paciente. Às vezes leva muito tempo para restaurar o cabelo.

Causas da perda de cabelo em homens e mulheres:

Pin
Send
Share
Send